A Paradinha Estratégica na Palestra Empresarial

Evitando o cansaço numa Palestra Empresarial.

 

Alguns membros e multiplicadores nos solicitaram uma abordagem sobre o encontro em grupo de 2 horas e a famosa paradinha estratégica, para se evitar o desgaste que está se instalando naturalmente nos ouvintes e a oxigenação do ânimo dos convidados.
Uma das habilidades de todas as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que estão habituadas á ministrarem o Treinamento in Company em ambientes aonde as pessoas que ali estão já cumpriram uma jornada de 8 horas de trabalho. É duro para qualquer um ao final de um expediente de 8 horas ficar atento a mais uma ou duas horas de uma Palestra Empresarial ou um treinamento.

Peguemos como exemplo a Palestra sobre Ética.
Ética é um tema bem interessante e, normalmente desperta o interesse dos ouvintes o tempo todo, mas existem momentos em que o time está cansado por outras razões, e não porquê o tema os cansa.
Muitas vezes estão numa jornada de trabalho extendida em função de algum projeto importante, outros acabaram de chegar de viagem e foram diretamente para a palestra, outros estenderam mais ainda seus horários para estarem na palestra, enfim o desgaste dos ouvintes pode não estar no tema e na condução do palestrante, mas este terá de lidar com a realidade, que perceberá em um olhar um pouco atento depois de 10 minutos de Palestra.

 

Muito bem, a paradinha estratégica tem o objetivo do palestrado dar um tempo aos ouvintes para que possam se recuperar daquele momento em que você começa à perder a atenção no tema, não por desinteresse, mas por cansaço mesmo.
É por esta razão que sugerimos que estes eventos ocorram, normalmente, pela manhã que é o momento em que pessoas estão mais descansadas e, por consequência, mais atentas.
Mas nem sempre a organização e nem os grupos tem esta disponibilidade e o evento pode ocorrer ao final do dia ou no começo da noite aonde as baterias de nossa disposição estão menos carregadas.

As Empresas de Treinamento e Desenvolvimento tem seus profissionais preparados para lidarem com estas situações e tomarem algumas medidas para levantar o time novamente. É a famosa paradinha estratégica. Aquele momento aonde o condutor muda de assunto por alguns minutos para quebrar um pouco do foco cansativo, conta um caso de interesse do grupo ou mesmo executa alguma dinâmica bem curta. Na gíria é quebrar o gelo.
Outro dispositivo importante que pode ser utilizado é um debate de 15 minutos em torno do tema sugerido, mas com o cuidado de previamente planejado e orientado. Debates, quando espontâneos e livres podem demandar muito tempo e, fácilmente podem fugir do tema central.

Porém debates costumam acordar pessoas e estimularem o retorno ao estado de concentração. Note que aqui falamos de um grupo de debate ou discussão em torno do tema previamente elaborado na Palestra Empresarial. Este planejamento tem de estar claro aos palestrados com sua dinâmica e limites definidos. Uma palestra pode prever um pequeno tempo de discussão sem transtorno algum. Normalmente acontecem em palestras para grupos menores aonde a gestão do debate torna-se mais simples. Para grandes platéias não recomendamos á não ser que haja um pessoal de suporte muito bem preparado.

Uma Palestra Empresarial, ministrada por um profissional, já tem previsão, em sua condução, de alguns dispositivos que evitam esta fase de esgotamento quando se tem de elaborar em torno de temas extensos. Utilizar-se destes mesmos dispositivos nos grupos de estudo ou outros eventos corporativos é algo positivo e ajudará o grupo à manter o foco e evitar o cansaço ou esgotamento.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br