Administrando Crises


Treinamento in Company – Lideres e as Crises

Pergunta enviada em 01/09/2017 :

Já ouvi que uma das características da liderança é saber administrar crises. Esta afirmação está correta?

Não sabemos se a intenção de quem proferiu esta afirmativa era transmitir isto mesmo ou se foi um erro ao expressar-se. Fundamentalmente esta afirmação está incorreta. Vamos entender porquê.

Crise = Desequilíbrio. Aonde há equilíbrio não existem crises. Aonde há o equilíbrio econômico, não há crise econômica. Aonde a equilíbrio de relacionamentos, não há crises de relacionamentos e assim por diante.

O que vemos no Treinamento in Company é que uma das características da liderança é resolver as crises, ou seja trazer de volta o que se desequilibrou ao seu estado de equilíbrio. Crises não podem ser administradas, são desequilíbrios e administração de desequilíbrios só resultam em desgastes. É o preço que se paga por tentar viver com um desequilíbrio sem tentar resolvê-lo.

 

Um líder, formado num bom Curso de Liderança, adquire ferramentas e procedimentos para a resolução das crises, nunca para conviver com elas, porém temos de admitir que por melhor que seja o líder não terá habilitação para resolver toda e qualquer crise.
Neste momento poderá ser forçado à conviver com um desequilíbrio temporariamente até que consiga gestar a solução, ou as soluções, para a resolução da crise. Caso não consiga resolver a crise o desgaste, inevitavelmente, se tornará insuportável até que o colapso da liderança acontecerá, naturalmente.

Talvêz seja esta a conotação que o seu treinador procurou dar, mas pode ter se expressado inadequadamente.
Assim as Empresas de Treinamento Empresarial e Desenvolvimento de Liderança abordam esta característica de líderes mas, por uma infelicidade, alguns treinadores podem não dar a devida explanação ou por falta de tempo ou por deslizes da profissão mesmo. Cremos que o que seu treinador procurou transmitir foi isto, mas talvez não tenha percebido que faltou um pouco mais de elaboração em torno da afirmativa.

Normalmente esta elaboração é mais aprofundada no Curso de Gestão de Pessoas, aonde a gestão de conflitos recebe uma atenção especial e conflitos são desequilíbrios também.
Enfim demos uma abordagem um pouco mais objetiva e esperamos que tenhamos respondido à sua pergunta.

Administrar os desequilíbrios nunca, resolvê-los sempre, mesmo que leve algum de tempo e precise de ajuda.

 


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