Amor e Liderança


Separação do Curso de Liderança e Palestra sobre o Amor.

Pergunta enviada em 11/10/17:

O curso de liderança não toca na questão do amor, porquê?

Boa a sua pergunta e foi motivo de deliberação por muito tempo até chegarmos à conclusão de que teríamos de dar uma tratativa especial para o tema e elaborarmos uma Palestra Empresarial específica para o Amor.
Mas ainda não respondemos a sua pergunta que foi porque? No fundo foi uma mera questão de escolha, mas escolha amparada por alguns critérios que adotamos para a manutenção do nosso portólio. Vamos expor todas as razões que chegamos, através de nossas deliberações, para que entenda quais foram estes critérios de escolha.

Curso de Liderança direcionado à mecanismos.

Decidimos que nosso Curso de Liderança seria uma construção direcionada aos mecanismos da liderança e sua percepção, logo com os pés firmemente ficados na observação natural, dos mecanismos da vida e suas formas de manifestação.
Por consequência acaba por ser uma observação um pouco extensa e a adição do tema amor, neste contexto, faria com que o curso de liderança se tornasse, demasiadamente, extenso.

 

Liderança e Amor – Temas complementares porém diferentes.

Amor tem sua melhor explicação baseada na abordagem filosófica e reflexiva.
Apesar da liderança poder sofrer o mesmo espectro de abordagem, decidimos priorizar o entendimento dos mecanismos da liderança, portanto são dois temas que abordamos sob dois espectros diferentes. Para um a observação de leis intrínsecas e para outro a reflexão filosófica.
Fazemos um link em nossa palestra sobre ética com o tema amor, por tratarem-se de dois temas mais próximos do que liderança e amor.
Concordamos que amor e liderança podem aproximarem-se e muito, dependendo da contextualização, mas há contextos aonde a liderança segue estritamente leis naturais, cabendo pouca abordagem filosófica.
Achamos, então, que os dois temas seriam melhor explorados separadamente com um Curso de Liderança e a Palestra sobre o Amor individualizados.

Modelos Culturais – Amor e Liderança

Houve também a questão cultural que observamos e que merece ser tratada com cuidado. As pessoas, normalmente, vão para um Curso de Liderança ou uma Palestra de Liderança com seus conceitos previamente formados em torno do tema.
Neste caso pode acontecer, e acontece mesmo, uma tendência ao aprofundamento do material exposto que, normalmente percebemos nas pessoas mais sensibilizadas. Preferimos tratar os temas liderança e amor separadamente para a facilitação deste aprofundamento. Aprofundar-se em torno de dois temas tão complexos e simultaneamente pode causar uma distorção de interpretações por choques culturais e ainda demandaria muito tempo.
Separadamente conseguimos atingir este objetivo com maior eficácia.

Debates – Amor e Liderança.

Percebemos, e incentivamos, o debate sobre estes dois temas após nossas palestras e nossos treinamentos. Claro que conseguimos realizar este intento nos casos aonde a organização nos permite e os trainees estão abertos ao debate. Debater sobre os temas separadamente tem se mostrado a melhor opção para desenvolvê-los mais profundamente.

Evitar proposições pedantes.

A ligação entre os temas liderança e amor só pode acontecer, sem proposições pedantes ou imaturas, quando os conceitos foram explorados com alguma profundidade e a visão sobre os dois conceitos está amadurecida pelas reflexões e experimentações no dia à dia. Isto demanda tempo, nada mais natural. As pessoas voltam aos seus lares refletindo sobre liderança e sobre o amor e vão fazendo seus links intelectivos naturalmente, de forma conclusiva e espontânea e usamos as sessões de coaching de equipe, após os treinamentos, para trabalharmos estes links e as reflexões. Evitamos assim proposições pedantes e irrefletidas sobre os dois temas.

Basicamente foram estas as razões que nos levaram à separar os dois eventos, liderança como um Curso in Company e amor como uma Palestra Corporativa.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br