Liderança e Significados – Treinamento para Líderes

O que uma Empresa de Treinamento para Líderes pode aprender com as árvores ?

O que as organizações que realizam o Treinamento para Líderes podem aprender com o plantio de árvores da índia? Uma pergunta, inicialmente sem sentido que iremos elaborar um pouco mais abaixo, afim de que o leitor, se trabalhar ou for empresario do Treinamento Empresarial possa refletir.

A India decide plantar árvores

Em setembro de 2016 na Índia, 800 mil voluntários ocuparam áreas ao lado de rodovias e estradas de ferro no estado indiano de Uttar Pradesh para plantar 50 milhões de árvores. A operação aconteceu em apenas um dia, para que o país entrasse no livro Guinness dos Recordes. Independentemente do interesse no record e na notoriedade que possa trazer vamos pensar um pouco mais nesta questão?

 

Simplesmente plantar mudas, não significa que você terá uma árvore daqui a alguns anos. Claro que é ótimo plantar 50 milhões de mudas, mas você tem que adotar procedimentos para cuidar delas e protegê-las.
Estima-se que 60 % destas árvores poderão morrer, por falta de cuidados nos seus primeiros dias como água, proteção contra intempéries, falta de adubos, doenças e outros cuidados necessários para que a vida em um novo lugar possa florescer.
Os locais onde as árvores foram plantadas, como ao longo das estradas, auto-estradas, vias férreas, e áreas florestais, será monitorado por fotografias aéreas, para manter um olho sobre a sobrevivência das mudas. O benefício será enorme no futuro, afinal com todas as perdas, ainda serão 20 milhões de árvores à mais naquele ambiente e deverá ter um impacto positivo.

Quem ocupa-se do Treinamento para Líderes o que pode aprender com isto?

Para quem interessa-se genuinamente no tema Liderança, é um evento icônico e nos leva à algumas reflexões importantes.

  • O que leva 800 mil pessoas, voluntariamente dedicar seu tempo em uma ação que não trará resultados de curto prazo às suas vidas?

A resposta é constrangedoramente óbvia: Significados.
A certeza absoluta e inquebrável de que o resultado será bom para todos, aí vale à pena que eu dê um pouco mais de mim em nome deste resultado. A falta de significados para que se faça mais, redunda em que faça-se o mínimo. Na Índia houveram significados, então 800.000 pessoas resolveram fazer mais, espontâneamente e um verdadeiro espetáculo. É intrínseco ao comportamento humano. Nas organizações, cumpre-se a obrigação para o qual se foi contratado e só. A única coisa que tira o ser humano desta situação são os Significados.

Diante deste espectro, as lideranças indianas deram um show, disseminaram uma ideía que se transformou numa ação e não foram para 10 ou 15 pessoas, foram 800 mil. Movidas pelos significados.

  • Pessoas estão prontas para agir, sempre. Querem agir, sempre. Irão agir, sempre. Desde que dotadas de significados legítimos para agir.

 

Este é o grande desafios dos Líderes. Líderes que não dão significados à quem, supostamente, pretendem liderar, podem ser qualquer coisa, menos líderes. Estão no comando, estão na direção, dão as ordens, mas não são líderes, não tem seguidores.

Agora imagine o nível do Treinamento Empresarial que ministra um Curso de Liderança que prepara líderes para a construção dos significados com seus liderados! Sabemos que é difícil de imaginar, mas é possível. Exige tempo e um aprendizado de altíssimo nível nos quesitos Liderança e Gestão de Pessoas, mas é possível.
A Empresa de Treinamento Empresarial que consegue esta expertise tem algumas características particulares e o seu Treinamento para Líderes terá várias componentes diferenciadas das fórmulas, comumente, apresentadas para as organizações. Não podemos elencar todas, afinal cada ítem do portfólio que compoê o Treinamento para Líderes não pode ser previsto, mas à luz do que já sabemos sobre liderança temos a certeza que não podem deixar de abordar :

  • Ética.
  • Legitimidade.
  • Fundamentos e Mecanismos da Liderança.
  • Valores – Amor, Excelência, Transparência, etc..
  • Gestão de Pessoas
  • Modelos Culturais.
  • Demandas organizacionais contemporâneas
  • Sucessão

Cremos que não esquecemos dos aspectos fundamentais para a composição do Treinamento para Líderes que aproxima-se da proposição acima. Mas ainda existem outros espectros da liderança para serem tratados que o Curso de Liderança deve desenvolver como ferramentas de análises, ou ferramentas de gestão, produtividade, planejamento entre outros, mas são aspectos mais funcionais do que conceituais, do qual não nos ocupamos aqui.
O que procuramos mostrar aqui é que pessoas, normalmente, são mais sensíveis à aspectos conceituais, ou culturais, do que utilitários em muitos momentos de suas vidas e o Treinamento para Líderes que formar a liderança para esta construção, estará à um passo à frente, na vanguarda do Curso de Liderança e Gestão de Pessoas.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br