Avaliações da Palestra Empresarial


Percepções sobre a Palestra Empresarial

Pergunta enviada em 19/06/17:

Já assisti muitas Palestras Empresariais e nunca tive muito boa impressão, para mim são mais ou menos um embromation e costumam falar de tudo de forma muito aberta, sem dar respostas ou caminhos. É uma impressão correta ou preconceituosa da Palestra Empresarial?

Não sabemos se é o seu caso, mas podemos dividir com você algumas impressões que tivemos, ao observar a questão um pouco mais profundamente. Pode ser um pouco das duas coisas. Talvez tenha assistido alguma Palestra Empresarial que era embromation mesmo, mas pode também ter nutrido uma visão um pouco preconceituosa em função de algumas más experiências com a Palestra Empresarial. Geralmente acontece assim.

O ambiente empresarial gestou muitas coisas nos últimos anos, impulsionado pela avidez de desenvolvimento, competição, mudanças, enfim são inúmeras as pressões que incidem sobre o ambiente empresarial. Para que possa seguir adiante superando estas pressões, vai produzindo suas soluções, algumas boas, outras mais ou menos e algumas ruins mesmo.
Com as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento, que produzem a Palestra Empresarial acontece exatamente o mesmo. Algumas muito boas, outras mais ou menos e outras ruim mesmo. Quanto mais Palestras assistir, mais vai perceber isto e pode acontecer de adquirir uma visão negativa em torno desta ação corporativa. Mas não se preocupe, você não é a única pessoa com este visão.

 

Já aconteceu de convidarmos pessoas para assistirem uma Palestra de Liderança, que julgamos das boas, mas ao vê-la algumas pessoas não gostaram, o que significa?
Que a palestra foi ruim? Ela não gostou do tema? Não gostou da abordagem? Não teve empatia com o Palestrante? Sabe mais do que o Palestrante propôs? É um enigma. Por esta razão é que existe uma miríade de Palestras Corporativas para atenderem demandas diferentes.
Quanto à questão de tratarem dos temas de forma muito aberta, não há outro caminho, dependendo da complexidade do tema.
A Palestra sobre Ética é uma delas. Ética é um tema tão profundo, extenso e maleável que, numa Palestra sobre Ética não é possível uma abordagem muito objetiva, o tempo não permite, uma vêz que palestras costumam durar em torno de 2 horas, um pouco mais ou menos. Como consequência a Palestra sobre Ética é uma palestra conceitual, exibe conceitos que necessitam serem desenvolvidos posteriormente. Mais ou menos é esta a função mesmo da Palestra Empresarial quando o tema é de complexidade alta.

O que sugerimos é que calibre as expectativas antes da Palestra, verifique qual o tempo disponível e a natureza do tema que a palestra irá tratar. Se for um tema complexo, tenha quase que certeza que não lhe dará respostas definitivas, apenas conceituais. Se assumir esta postura, perceberá que irá se decepcionar menos ao assistir uma Palestra Empresarial.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br