Banalização do Curso de Liderança


O Curso de Liderança está Banalizado?

Pergunta enviada em 18/09/17 :

Já assisti inúmeros Cursos de Liderança e quase todos me pareceram iguais. Tirando os enfeites particulares, a impressão que tive é a repetição do mesmo conhecimento velho, o tempo todo. Parece que cada um dá sua opinião sobre a liderança baseados em livros que leram mas que não trazem muita coisa de novo. Liderança está banalizada?

Interessante sua pergunta!!
Sua afirmação (ou pergunta) está correta. Assim como coaching e outros treinamentos de espectro comportamental, o Curso de Liderança é uma atividade banalizada. Fruto do liberalismo quando trata dos temas e conhecimento que não seguem a regulamentação de órgãos específicos para o seu controle de qualidade. Quando isto acontece a consequência é um exercito de pessoas ensinando sobre temas que não conhecem ou conhecem muito pouco. No pior dos casos, inventam conceitos e os vendem à quem comprar. Não é um fenômeno brasileiro, é um fenômeno de todo e qualquer país liberal.
Se observar bem outros tipos de Treinamento Empresarial verá que acontece o mesmo. Se observar com outro produto qualquer também verificará o mesmo. Há Empresas de Treinamento e Desenvolvimento fazendo de tudo o que possa imaginar.

Não achamos saudável, afinal quando se ensina pessoas há uma enorme responsabilidade sobre os ombros de quem se propõe à ensinar, principalmente no quesito liderança que é um fenômeno que impacta nas coletividades. Quando alguém se propõe à ensinar seu semelhante sem o cuidado de transmitir a informação mais precisa, correta e profunda possível significa que não está preocupado com o próximo, mas sim preocupado em ganhar algum dinheiro com a atividade.
Certo ou errado, assim é com muitas empresas de treinamento empresarial que ministram o Curso de Liderança.

 

Mas não desanime, apesar de ser um tema banalizado, há um universo que muitas Empresas de Treinamento não conseguem tocar que são os mecanismos e fundamentos da liderança.
Há ótimas Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que conseguem chegar à estas nuances e transmití-las com clareza e seriedade, mas avisamos são minoria, como toda atividade que se tornou popularizada.
Porquê estas nuances são difíceis e de toque sofisticado? Talvez seja esta pergunta que esteja se fazendo ao ler nossa resposta.

Muito bem não precisa enviar outro e-mail perguntando, iremos lhe responder assim mesmo. Sendo a liderança no homem um fenômeno dinâmico, está sujeita à todas as complexidades das construções humanas, à não ser que consideremos a liderança um fenômeno estático que pode ser expressa numa lista, numa tabela ou algo parecido. Ou pior um fenômeno exclusivamente animal, ou seja, entregue aos automatismos da vida. Mas não é.

Sendo humano, sempre esbarrará em questões complexas do homem como a questão do valor, ética, moral, motivação, significados, legitimidade etc… À não ser que você considere que possa existir uma liderança sem valor, sem ética, sem moral, sem significados, sem legitimidade tec.. O que seria um enorme absurdo.
Somente estas nuances já tornam a liderança algo bem complexo e que elimina do cardápio de opções a grande maioria dos portfólios que encontrará à disposição, sejam eles imersões ou até o simples e efetivo Treinamento in Company. Além destas nuances humanas, também há os mecanismos naturais da liderança, que não encontrará nos portfólios disponíveis facilmente.

Não significa que não há portfólios que tratem destes temas. Existem sim, mas são dedicados à organizações que desejam, além de conhecer as nuances e mecanismos da liderança, mas também aprofundar-se no tema por pretenderem elaborar programas de formação de lideranças de longo prazo e melhor preparadas. Normalmente estes prestadores de serviços com condições de uma elaboração completa são os que não tem pretensão de vender o Curso de Liderança no atacado, porquê sabem do que estão tratando e do tempo que exige tal estudo.
As empresas que não se interessam por uma compreensão mais completa da liderança, satisfazem-se com os enlatados mesmo, mas continuam sem líderes. Aliás uma das características da liderança é sempre querer o melhor para seus colaboradores e uma organização que se satisfaz com enlatados, imagine os líderes que possui.

Basta se utilizar dos filtros que sinalizamos acima que irá eliminar a maior parte dos repetidores de conhecimento velho, como nos disse acima, e começará à entrar num universo de organizações que levam à sério o tema e que podem lhe proporcionar conhecimentos mais robustos e profundos em torno do desenvolvimento da liderança, suas nuances e mecanismos.

Avisamos não serão muitas, mas valerá muito à pena.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br