Benefícios da Palestra sobre Ética

Porquê realizar uma Palestra sobre Ética na minha organização ?

 

As empresas tem como critério, antes da realização de qualquer investimento, aferir quais benefícios este determinado investimento irá trazer para a organização, normalmente procuram traduzir estes benefícios em números, em dados e após a análise de custo-benefício destes dados, tomam a decisão de se investir ou não.

Com uma Palestra sobre Ética não funciona assim, não somente com a Palestra sobre Ética, mas com uma série de outros eventos, não há como se quantificar o que será entregue para a organização. Ética não é quantificável. Como, então, decidir sobre o investimento em uma Palestra Empresarial se não conseguimos aferir o que ela, de fato, tráz de benefício?

Esta análise é subjetiva e a decisão não pode seguir um critério cartesiano e quantificável. O que é oportuno que se faça, antes da tomada de decisão em contratar uma Palestra sobre Ética, é a consulta ao departamento de RH sobre esta ação, consultar lideranças e, por vezes, os colaboradores para a percepção se uma Palestra sobre Ética seria bem acolhida pela organização, se o momento é oportuno, se poderia agregar às pessoas e aos comportamentos, enfim dividir a análise.
Análises subjetivas são melhor definidas quando realizadas pela coletividade, então encontra-se um caminho para uma conclusão. Tomar uma decisão sozinho sobre um tema permeado de subjetividade, como ética por exemplo, é um risco enorme.
Ainda não respondemos a pergunta, porquê realizar uma Palestra sobre Ética na minha organização ?

A resposta também é subjetiva , mas podemos afirmar que o aprendizado ético :

  • Reduz a incidência de conflitos.
  • Melhora a comunicação entre pessoas, pois ajuda à construírem o alinhamento entre idéias e ações.
  • Ajuda à compreenderem os esforços de compliance da organização.
  • Dá a dimensão do impacto de nossas ações sobre nosso semelhante, melhora relacionamentos.
  • Dá mais transparência ao convívio.
  • Facilita decisões coletivas.
  • Ajuda as pessoas à fazerem escolhas, mais conscientemente

 

Estes são os benefícios mais evidentes que podemos elencar, mas por se tratar de um tema bem subjetivo, são igualmente benefícios subjetivos. Assim funciona a ética.
Há boas Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que podem ajuda-lo nesta tarefa, possuem em sues portfólios de serviços a Palestra Empresarial sobre Ética, formatada e adequada para a compreensão, por parte dos colaboradores do que se trata ética e como o ambiente corporativo se tornou sensível à este tema em nossa atualidade.

Necessariamente a Palestra sobre Ética não tem de ser o foco do evento corporativo, pode ser ministrada como complemento de outro evento. Tem todas as características para isto, normalmente não passa de 2 horas e ética é um tema que se encaixa em qualquer lugar, até numa confraternização de final de ano, por exemplo. Pode ser complemento para um Treinamento para Líderes ou outro qualquer, é um tema complexo, mas pode ser também leve e inteligente, dependerá muito do palestrante e sua abordagem sobre a ética.

O Treinamento Empresarial contemporâneo já coloca a ética como componente fundamental para outros desenvolvimentos que são importantes para a organização como relacionamentos interpessoais, compliance, gestão de pessoas, gestão de conflitos, Desenvolvimento de Liderança entre outros.

Recomendamos que este esforço seja realizado, não se perde nada por aprender o que é ética.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br