Desafios do Coaching


Coaching pra tudo ?

Recebemos esta pergunta em 19/07/2017 :

Tenho a percepção de que o coaching se tornou um modismo empresarial sem controle. Realizei uma pesquisa na internet e vi uma enormidade de cursos de coaching on line e presenciais de todas as formas que possa imaginar, até coaching para pets foi encontrado. Como acreditar em algo tão sem filtros e sem critérios?

Esta pergunta não foi a única e, cremos, não será a última que revela uma percepção cada vêz mais comum em torno do coaching. Recebemos outras solicitações para explicarmos melhor porquê o coaching é uma atividade tão prolífica, tão popularizada e sem um controle de qualidade sobre o que se propõe à realizar, o que pode torná-lo alvo de oportunistas de plantão e perda da credibilidade.
Entendemos o questionamento e concordamos com a afirmação. Numa sociedade industrial, tudo o que não sofre algum tipo de regulamentação pode cair na vala comum da popularização descontrolada.

Com o coaching, é exatamente o que aconteceu nos últimos anos. Não significa que o coaching seja ruim, muito pelo contrário, as técnicas de coaching são muito boas. Porém este estado de coisas significa que muitos profissionais entraram na roda do oportunismo e do aproveitamento de uma boa idéia ao assumir o coaching como sua atividade, sabendo que havia um farto interesse no mundo corporativo e falta de regulamentação. O Treinamento Empresarial, infelizmente, sofre desta falta de controle de qualidade mesmo.

Resultado = Uma quantidade enorme de auto-intitulados coaches formados e preparados em qualquer lugar de procedência, igualmente, duvidosa. Sem a mínima condição de desenvolver um trabalho relevante e de qualidade no desenvolvimento humano e organizacional.

Acaba por depor, fortemente, contra a atividade de coach. Para nossa decepção, uma realidade com que temos de lidar. Mas não aconteceu somente com o coaching, com o Curso de Liderança, aconteceu exatamente a mesma coisa. A quantidade de Empresas de Treinamento e Desenvolvimento existentes à disposição das organizações é maior ainda se comparada ao coaching e, pior, sua grande maioria não conhecem os fundamentos da liderança e nem muito bem o que estão disseminando, então prendem-se à fórmulas clássicas da liderança numa repetição de conceitos, já superados por quem estuda a liderança de fato, mas com uma roupagem nova. Em nossa percepção aconteceu menos com o Curso de Gestão de Pessoas, por exigir alguns conhecimentos mais específicos, mas ainda assim não saiu incólume como tendência super-explorada sem muito critério.

 

Isto acontece com atividades não regulamentadas, tudo pode e tudo é bom, mas pouca coisa proporciona realmente resultados pragmáticos ou conhecimentos tácitos em torno dos temas dos quais se ocupam.
Por outro lado, regulamentar tudo é engessar a iniciativa individual e privada, o que não seria uma solução para combater o que existe de charlatanismo em torno do coaching ou do Treinamento para Líderes.
O resultado é que este controle de qualidade acaba ficando por conta de quem contrata mesmo, pela honorabilidade, ou notoriedade, das empresas que dedicam-se à estas atividades.
A observação de quem nos solicitou que dissertássemos sobre o tema é a mesma que a nossa observação dos fatos. Suas percepções estão corretas, mas trata-se de uma realidade que sociedades que premiam a livre iniciativa tem de arcar até que aprendam à selecionar, por exigência dos consumidores, o padrão de qualidade aceitável para o que se contrata.
Nós da TrainerBr sofremos, também com estas consequências e desenvolvemos, como uma solução que tem atendido nossos clientes, a Palestra informativa “A Nova Fronteira”, que tem como objetivo a abertura de nosso portfólio conceitual à empresas que tem interesse em nossos treinamentos e a realizamos free-of-charge. É uma forma que descobrimos para mostrar, à quem nos contrata, a qualidade do portfólio e o nível das informações que oferecemos às organizações.
Cada um achará seu caminho neste mar de iniciativas, as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento de Líderes que sobreviverão serão aquelas que tem conteúdo consistente, relevante e que agregue realmente valor às organizações. As proposições vazias serão esquecidas ou simplesmente sucumbirão por falta de conhecimento/credibilidade. Assim funciona o livre mercado.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br