Conceitos Obsoletos na Palestra de Liderança

Conceitos Obsoletos na Palestra de Liderança.

 

Se você assistiu, recentemente, uma Palestra de Liderança ou participou de algum Curso de Liderança, deve ter esbarrado nos 3 estilos clássicos que, resumidamente são traduzidos assim :

  • Autocrática – Ênfase no Líder
  • Democrática – Ênfase no Líder e nos Liderados
  • Liberal ou Laissez-faire – Ênfase nos Liderados

Se encontrar definições diferentes sobre os estilos clássicos, independentemente do Curso de Liderança que tenha consultado, verá que o conceito orbita em torno disto.

Muito bem pode enterrar este conceito. No passado, quando não se tinha nenhuma visão mais sistematizada em torno da liderança e suas complexidades, foi um conceito que funcionou, uma daquelas soluções que ninguém pensou antes, e por ser novidade cola, mesmo que não seja aderente à racionalidade ou resista uma análise mais aprofundada em torno do tema. Teve seu mérito, mas tornou-se obsoleta rapidamente. Porque pedimos para enterrar esta questão? Muito bem.
Se reparar bem como funciona as relações humanas sempre nos comportamos, em relação ao outro, mais egoisticamente ( autocraticamente ) ou colaborativamente ( democraticamente) ou simplesmente não nos importamos muito com a relação ( Liberal ). Na verdade, a intenção foi até boa, mas não trouxe nada de novidade, se fizermos um exame mais atento ao que foi proposto.

Os 3 estilos acima, não são estilos de liderança, mas sim os estilos como quaisquer pessoas no planeta se relacionam umas com as outras. Não tem nada a ver com características da liderança, mas sim características do ser humano e dos seus relacionamentos, quaisquer que sejam. Dar uma roupagem diferente à estas características, não as tornam particularidades que identificam as formas como se lidera. Na verdade apenas identificam as formas como qualquer ser humano se relaciona.

Não se chateie, quando não tínhamos o motor à jato, as hélices resolveram bem o problema. Da mesma forma quando não tínhamos um conceito mais evoluído da liderança, os 3 estilos resolveram o problema também, só que temporariamente. Assim como as hélices, os conceitos de liderança evoluíram e muito.

 

O Curso de liderança que atualizou seu portfólio, já há muito aboliu esta abordagem, porquê de fato não traduz nenhuma característica que possa ser atribuída, exclusivamente, ao fenômeno da liderança, mas sim um comportamento humano normal, qualquer que seja o ser humano. Chamamos isto de Sofisma. Se obervar bem, o Curso de Liderança ainda é cheio de sofismas.

Não queremos aqui destruir nada do que foi construído no passado, apenas colocar as coisas no seu devido lugar. Quando não sabíamos nada sobre liderança, estes conceitos eram os melhores que tínhamos e os únicos que podiam ser transmitidos no Treinamento para Líderes da época. Mas à medida em que fomos elaborando mais sobre o tema, com a contribuição de autores, acadêmicos e outras contribuições importantes, o Curso de Liderança evoluiu e conceitos do passado mostraram-se obsoletos, significa que novos conceitos começaram à surgir, mais completos e mais aderentes às novas mentes que estudam o tema.

Hoje temos novos termos para definirem a liderança e, se participar de Curso de Liderança ou Curso de Gestão de Pessoas atualizado, deverá ouvir algo do tipo líder coach ou outro termo próximo. É assim mesmo que nos desenvolvemos, é natural irmos cunhando novos termos e novos conceitos em torno do objeto de estudo à que nos dedicamos, mas é um risco tomarmos estes novos conceitos como fatos e verdades definitivas em torno de qualquer objeto de estudo.

Se observar bem, a Palestra de Liderança de nossos dias, procura dar uma abordagem mais científica e mais humana para a compreensão do Desenvolvimento de Lideranças, significa que estamos analisando os fundamentos da liderança e seus impactos comportamentais, ou seja com um olhar científico e ao mesmo tempo um olhar mais humano em torno da liderança e ainda não esgotamos este assunto. O Treinamento Empresarial ainda tem muito a trilhar e continuará gestando novos conceitos e novas abordagens até que adquira o conhecimento, de fato, sobre o tema do qual se ocupa.
Quem teve a oportunidade de assistir uma Palestra de Liderança há 25 anos atrás e comparar como acontece nos dias de hoje, verá que existem diferenças profundas em como abordamos a liderança e suas formas de manifestação, acontecerá o mesmo com a Palestra de Liderança de hoje, daqui há algum tempo, não sabemos quando, estará obsoleta, porquê novas nuances e novos comportamentos vão se desenhando o tempo todo nas formas como nos relacionamos e como funcionamos em coletividade.

A Vida é dinâmica e tudo o que ela gesta, também.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br