Confiança e Ética

Curso de Liderança – Confiança.

No Curso de Liderança quando estudamos a pirâmide da confiança vem à mente de alguns treinandos a origem da palavra e porquê é tão importante em nossas vidas nutrirmos confiança por alguém , por algo , por uma idéia ou seja o que for.
Muito bem etimologicamente vimos 2 definições :

  • Vem do latim con fides, traduzindo = com fé.
  • Numa exposição melhor vem do Latim confidentia e de confidere = acreditar plenamente. Estes dois termos tem sua origem em fides ou fé.

Nos dois casos as definições estão relacionadas com a fé. Acontece que a definição da fé é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação.

Muito bem , aqui está traçada toda a importância da confiança quando tratamos do tema liderança.

Ninguém segue um líder em quem não confia. Por sua vêz um líder pode conseguir liderar pessoas em quem não confia. Normalmente não é uma via de duas mãos.
Pode sim ser uma via de duas mãos quando pessoas são maduras, mas aqui tratamos da maturidade emocional e desenvolvimento ético. Raro nos relacionamentos, mas possível.
Vamos então às duas proposições acima para ilustrá-las com exemplos mais próximos da realidade.

 

Quando o líder pode liderar uma pessoa em quem não confia?

Quando está liderando uma criança, por exemplo. Não podemos confiar nas avaliações e escolhas da criança, à não ser que à ensinemos à escolher e avaliar por padrões que teremos de lhe transmitir e por sua vêz a criança terá de aceitar.
Acontece um processo de ensinamento de padrões, valores e monitoramento que acaba por desenhar a educação da criança. Aqui fica claro o relacionamento de uma pessoa adulta com outra pessoa imatura. À medida em que a criança vai amadurecendo, vai amadurecendo junto o relacionamento baseado, ou suportado, pela confiança. A fé de um para com o outro vai aumentando à medida que a maturidade aumenta.

 

Quando o líder pode liderar uma pessoa em quem confia?

Quando existe um relacionamento maduro, aonde os valores de ambos são conhecidos por ambos e há o alinhamento ético entre líder e liderado. Neste caso a confiança é mútua. Um cedeu ao outro a fiança. O líder é fiador das escolhas do liderado, que por sua vêz também é fiador das escolhas do líder. O State-of-the-art da liderança. A fé do liderado no líder e a fé do líder no liderado. Ainda uma raridade no ambiente corporativo.

No ambiente organizacional.

Em qual dos dois níveis está o relacionamento entre você líder e seus liderados? Esta pergunta somente você poderá responder.
O que aprendemos no Curso de Gestão de Pessoas é que a confiança é um capital que não conseguimos estocar e está em franco processo de construção o tempo todo. É como construir um edifício, leva muito tempo para sua construção e leva um pequeno tempo para sua demolição, mas existem mecanismos para que possamos estar sempre construindo este edifício e o principal, ou um dos principais, é a ética.
Aonde não há ética, a confiança é impossível. É como uma divisão por zero. Não está previsto algo como confiança sem ética e nem divisão por zero. O primeiro passo para a construção desta fiança mútua, desta fé mútua é a ética. Ética é o denominador que torna o relacionamento em confiança possível.

Um dos esforços contínuos das organizações é exatamente a construção de relacionamentos éticos num ambiente de inúmeras relações. O investimento no treinamento empresarial e desenvolvimento de liderança não é pouco, mas ainda é um desafio para as empresas alcançarem este estado tão desejado e que nos livrará de inúmeros desgastes e monitoramentos improdutivos.
Sob este aspecto, o que as organizações vivem hoje é uma distopia, mas isto não é motivo para não termos como aspiração um relacionamento mais ético no ambiente corporativo. Se já assistiu uma palestra empresarial que trata do tema confiança deve ter percebido o grau de importância que tem sido cedido à esta questão.
Muito bem, ao lembrar do treinamento para líderes terá visto que lá na base da pirâmide da confiança está a ética. Sobre a ética é que tudo o que está acima pode ser construído com algum sucesso. Os relacionamentos, os resultados e a liderança dependem desta construção, exclusivamente humana.

Não há outro caminho à não ser esta distopia que todos querem evitar.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br