Diferenças Curso de Liderança, Coaching e Mentoring

Diferenças relativas ao Curso de Liderança.

 

Muitas pessoas nos perguntam qual a diferença entre o Curso de Liderança, o Coaching e o Mentoring.
São bem distintos e extensos mas aqui daremos um panorama de suas diferenças.

  • Coaching – Vem do Inglês que significa o condutor. O conceito de coaching surgiu por volta de 1830 na universidade britânica de Oxford para definir um tutor particular, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria. Em nossos dias o coaching contemporâneo encontra em Timothy Gallwey seu maior expoente e considerado o pai do coaching moderno. Apesar e não ter inventado o conceito de coaching, Tim Galwey deu a contribuição de elaborar mais sobre o coaching e desenvolver técnicas particulares e eficazes. Tratam-se de técnicas indutoras e um processo para a produção de mudanças em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching tem por objetivo levar um indivíduo de seu estado atual para o estado desejado de forma rápida e satisfatória.
  • Mentoring – É um termo inglês, normalmente traduzido como tutoria, mentoria, ou apadrinhamento. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. O mentor é um guia ou conselheiro. Um profissional com vasta experiência no campo de trabalho da pessoa que está sob sua mentoria. Inclui conversas, debates e exemplificações em torno de assuntos que estão ligados á atividade do profissional que está sob os cuidados do mentor. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.
  • Curso de Liderança – Este é o mais vasto de todos os estudos que profissionais e pessoas podem realizar em torno da coletividade seja no ambiente corporativo ou não. Justamente por envolver comportamentos coletivos o estudo da liderança adquire espectros bem mais profundos do que Coaching ou Mentoria que costumam ser de espectro individual.
    Claro que depende do nível de profundidade que à que se pretende chegar. Um Curso de liderança em seu nível básico é complementado pelo Coaching e pela Mentoria. Já nos seus níveis avançados há uma inversão dos valores relativos e o Coaching e a Mentoria passam à ser disciplinas do Curso de Liderança que segue em frente com desenvolvimentos bem mais complexos.

     

    No Ambiente Empresarial Contemporâneo.

    No ambiente empresarial contemporâneo é mais comum encontrarmos empresas que tratam exclusivamente de cada um dos temas separadamente, ou seja empresas de Treinamento Empresarial que dedicam-se ao Coaching, outras à Mentoria e outras ao Curso de Liderança. Há razões para esta separação por disciplinas.

    Um Curso de Liderança Empresarial completo e explorando toda a profundidade do conhecimento que adquirimos em negócios, equipes e contemporaneidade nas organizações é longo e de custo elevadíssimo. Para que tenha uma idéia, a Harvard Business School, ou HBS, como é conhecida, é a escola de negócios mais famosa do mundo possui programas de liderança executiva que podem chegar à anuidade de U$$ 80.000,00 e podem durar até 6 anos.
    Se considerar os custos de estadia este investimento fácilmente chegará na casa dos U$$ 140.000,00/ano, em nossa moeda algo em torno de R$ 500.000,00/ano pelo câmbio médio de Setembro/17. Uma rápida pesquisa no site da HBS e poderá verificar seu portfólio de opções.

    Mas aqui estamos tratando do State-of-The-Art da liderança voltada à negócios e ao desenvolvimento empresarial. O portfólio da HBS compõe inúmeras disciplinas que vão ao melhor aprofundamento no tocante à liderança empresarial, gestão de pessoas e negócios. As organizações que realizam um investimento deste porte num de seus colaboradores são raríssimas, pelo menos aqui no Brasil. Além do que o tempo é elevadíssimo para o ambiente empresarial, em 6 anos muitas coisas podem mudar e são raras as ocasiões que justificam uma ação desta envergadura.

    A solução que encontramos para levar o conhecimento às nossas empresas à um custo acessível foi a especialização por disciplinas do que compõe um Curso de Liderança Empresarial como o que descrevemos acima. De fato estas instituições é quem geram os conceitos e tendências da gestão de pessoas, liderança, administração empresarial etc…

    Se observar bem verá que as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento em nosso ambiente focam-se em determinadas abordagens e conceitos e cada uma contribui de uma forma diferente para o nosso desenvolvimento empresarial.

    Além desta referência para nossos portfólios há também autores consagrados como o próprio Tim Galwey que através do Projeto “The Inner Game” trouxe o Coaching contemporâneo para um universo mais acessível para as organizações. E outros autores contemporâneos que influenciam o Treinamento para Líderes ou o Curso de Gestão de Pessoas.

    Resumidamente estas são as diferenças entre o Curso de Liderança, o Coaching e o Mentoring e por quais razões estão sofrem uma abordagem separadamente.

     


    Fonte da Matéria : TrainerBr

    Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
    Mobile : +55 11 96590-4955
    E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br