Quais Resultados do Curso de Liderança e Gestão de Pessoas ?


Dúvidas pertinentes ao Curso de Liderança.

Pergunta enviada em 23/10/17 :

Uma empresa que investe tempo e dinheiro num Curso de Liderança espera, minimamente, que após o seu investimento tenha bons líderes para tocarem o negócio. Se um curso de liderança e gestão de pessoas não entrega o resultado que a empresa deseja que lhe seja entregue, então, investir num curso de liderança serviria a qual propósito?
Neste caso poderiam me informar o que um curso de liderança entrega na realidade?


Sua dúvida é mais comum do que imagina, temos recebido de diversas fontes diferentes questionamentos bem parecidos, incluindo de empresas que já realizaram outros cursos de liderança.
OK.
Temos aqui 3 temas à serem esclarecidos.

  • Expectativa da empresa ao se investir num Curso de Liderança.
  • Por que investir num curso de liderança?
  • O que entrega o curso de liderança na realidade?

Expectativa da empresa ao se investir num curso de liderança.

A questão da expectativa é delicada, pois sempre ao nutrirmos expectativas sobre algo abrimos uma porta para a frustração, conscientemente ou não. Expectativa é, normalmente, algo próximo do desejo e o desejo não tem muitos filtros ou referências a não ser a subjetividade pela falta de um aprofundamento no relacionamento, ou conhecimento, do objeto pelo qual nutrimos a expectativa. É natural que isto aconteça e com um Treinamento para Líderes, ou qualquer outro treinamento, não será diferente.

O remédio para tal risco é o aprofundamento do relacionamento com o objeto que é do interesse, no caso o Curso de Liderança.
Como pode acontecer este aprofundamento com o curso de liderança?

Na elaboração de um projeto que traga, exatamente o que o curso irá entregar, e detalhadamente. Este projeto pode ser solicitado à empresa prestadora de serviço na hora em que fizer a consulta, é normal e procedimento padrão. Qualquer Empresa de Treinamento e Desenvolvimento que não lhe proporcionar um descritivo o possibilite a fazer uma escolha, sabendo com exatidão, o que o treinamento irá entregar deverá imediatamente fazer parte de suas opções descartadas. Caso o contrário o que lhe restará são as expectativas e com elas o, enorme, risco da frustração e perda do investimento em recursos como tempo e dinheiro.

Este é o primeiro movimento antes da contratação de qualquer Treinamento Empresarial. Sabendo detalhadamente o que receberá, as expectativas irão desaparecerem e se tornarem em consciência do passo a ser dado e a frustração não acontecerá.

 

Por que investir num curso de liderança?

A responsabilização da formação das lideranças é da organização, é uma das manobras estratégicas e empresariais mais sutís que pode levar a cabo, e não pode ser terceirizada.
Porém a organização pode não ter o conhecimento, consequentemente não terá expertise, para a formação de seus líderes, neste caso deverá adquirir o conhecimento para fazê-lo e este conhecimento é o material mais precioso que qualquer curso de liderança poderá entregar à sua organização.
A aplicação do conhecimento, seu uso adequado e continuado é quem determinará a expertise da organização na formação de seus líderes.
Isto é fundamento e a consciência que a organização deve ter antes de se pensar na contratação de um curso de liderança e gestão de pessoas.

Então a resposta à pergunta é: A organização adquire conhecimento, objetivando o desenvolvimento da própria expertise na formação de suas lideranças.

Caso já tenha o conhecimento pleno do que é a liderança, seus mecanismos, condicionantes e como desenvolvê-la, a contratação de um curso de liderança é desnecessária, a não ser que o objetivo seja a atualização ou aquisição de um conhecimento novo em complemento ao que já se sabe.

O que entrega o Curso de Liderança na realidade?

Vamos a uma rápida comparação considerando a proposição da entrega esperada de bons líderes, por parte de um curso de liderança.

  • Um curso de engenharia entrega um bom engenheiro? Ou alguém habilitado para exercer a engenharia?
  • Um curso de medicina entrega um bom médico? Ou alguém habilitado para exercer a medicina?
  • Um Curso de Gestão de Pessoas entrega um bom gestor de pessoas? Ou alguém habilitado para exercer a gestão de pessoas?
  • E assim por diante.

A distância entre o diploma de médico e um bom médico é preenchida por suas escolhas morais e éticas, decisões, oportunidades, satisfação com o que se faz, enfim todas as complexidades humanas. É aí que entra o diferencial pessoal como a grande determinante do bom médico ou do médico ruim.
O indivíduo pode ter se formado na melhor escola de medicina do país. Se escolher ser um médico mercenário, indolente, desleixado, desinteressado o até mesmo não ser médico é de sua exclusiva prerrogativa e consequência exclusiva de suas escolhas. Observação corroborada pelo célebre dito popular não é a escola que faz o aluno, mas sim o aluno que faz a escola. Este dito popular tem um enorme fundamento. Com a liderança não é diferente.

Exatamente o mesmo acontece com o Curso de Liderança, que entrega alguém habilitado ao exercício da liderança. Não significa que o indivíduo será um bom líder, se quer se líder ou se irá se dedicar à liderança. Dependerá do seu direcionamento pessoal e da aplicação, ou não, do conhecimento adquirido. Já testemunhamos indivíduos escolherem posições menos relevantes nas organizações por não mostrarem interesse nas posições de liderança.
Não é nenhum defeito e, ao contrário do senso comum, é um posicionamento honesto que mostra um colaborador valoroso e que joga limpo com a organização, coisa que muitos líderes, ou supostos líderes, não fazem. As empresas precisam de todo mundo, sem exceção, dos líderes e dos liderados honestos.

A resposta à pergunta é : Habilitação e conhecimento.

Cremos que respondemos à sua pergunta.


 

Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br