Curso de Liderança e Gestão de Pessoas – Calibre Expectativas

Calibrando Expectativas no Curso de Liderança.

 

Há muito o que se calibrar de expectativas quando enviamos um colaborador para um Curso de Liderança e Gestão de Pessoas.
A primeira expectativa é a do gestor que o enviou. Já ouvimos reclamações do tipo : Já enviei meu melhor colaborador para um Curso de Liderança e Gestão de Pessoas e não percebi nada de mudança ou de extraordinário em seu comportamento e na evolução do seu trabalho. Demonstra claramente que estava cheio de expectativas ao enviar seu melhor colaborador para o Curso de Liderança.

Muitos são os erros que podem adornar uma situação como esta.

Para calibrar suas expectativas, antes de uma tomada de decisão desta natureza pergunte à si mesmo : Meu colaborador tem o perfil para liderança e gestão de pessoas? Ele quer assumir uma posição de liderança? Está incluído nos planos dele carreira na minha organização, ou tem outros planos para a vida? Ele quer fazer este treinamento? Se não tem estas, básicas, respostas, o gestor tem um sério problema e não o colaborador. Este problema é não conhecer seus colaboradores. Investe dinheiro num Curso de Liderança e Gestão de Pessoas, tempo da organização, tempo do colaborador e o resultado é uma enorme frustração, acontece todos os dias no ambiente empresarial. O Desenvolvimento de Liderança não funciona assim.

 

Comece à calibrar expectativas e dar passos mais maduros. Agora imagine que tem estas respostas e sejam todas, honestamente positivas por parte do colaborador. Sua expectativa começará à baixar, mas ainda existem algumas outras armadilhas.
Antes de enviá-lo à um Curso de Liderança e Gestão de Pessoas, conheceu o portfólio que será apresentado à este colaborador? Ahhh, mas qual a importância disto?
Muito bem, que evolução o gestor irá observar ? O que vai procurar para monitoramento se não sabe o que foi adquirido de conhecimento ? Sua percepção do que procurar e acompanhar vai ficar por conta do Universo ? Que impacto acha que terá para um colaborador participar de um Curso de Liderança e Gestão de Pessoas que seu gestor não teve a iniciativa de saber do que se trata? Irá gerar segurança ? Irá gerar empatia ? Irá gerar comprometimento?

Imagine que tenha adotado medidas importantes e contrárias ao exposto acima, suas expectativas serão mínimas, pois saberá por onde você e seu colaborador estão caminhando e se desenvolvendo. Coloque de uma vêz por todas na cabeça que expectativas é coisa para quem não sabe o que o terreno lhe reserva. Quem sabe por onde anda não tem expectativas, pois sabe o que cada passo lhe reservará. No pior das hipóteses terá expectativas baixas.
Expectativas podem ser destruidoras de bons relacionamentos.
Este é um dos erros comuns que gestores adotam ao contratar Empresas de Treinamento Empresarial, acabam por terceirizar o que é de sua responsabilidade. Se quer desenvolver um líder, cuide do seu desenvolvimento, o que o Treinamento para Empresas faz é proporcionar o conhecimento, dar orientações e atualizar sobre fundamentos e mecanismos. O restante do trabalho, é o gestor com seu interesse legítimo, diário e honesto para com o seu colaborador.
Fora isto é frustração e relacionamentos, que poderiam ser produtivos, tornarem-se um desgaste para ambos, gestor e colaborador.
Olhos abertos !!!!

 


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