Curso de Liderança e Supervisão


Comitês são incentivados no Curso de Liderança?

Pergunta enviada em 13/08/2017 :

O que acha da formação de comitês numa equipe como forma de consolidar a colaboração mútua e facilitar a supervisão?

Em tese uma ação positiva, mas requer alguns cuidados. Vemos no Curso de Liderança que a autonomia pode ser uma das ferramentas de desenvolvimento da equipe, porém a autonomia não prevê soberania.

Para que se entenda melhor, uma pessoa, ou um comitê, por ter autonomia para a tomada de decisões sobre determinado negócio, mas deve ter maturidade suficiente para a percepção de que suas decisões, função de sua autonomia, ainda precisa do escrutínio das lideranças. Lideranças podem reorientar algumas tomadas de decisão, não significa invalidá-la e decidir por outra ação em substituição ao que o comitê primeiramente decidiu, mas sugerir ao próprio comitê que a reavalie ou repense sob outras abordagens.

 

Quem já participou de um Curso de Gestão de Pessoas e equipes sabe que esta abordagem, de formação de comitês, pode ser extremamente positiva para o desenvolvimento do grupo e é estimulada por Empresas de Treinamento Empresarial e Desenvolvimento de Liderança.

Um dos cuidados que se deve ter, também, é o isolamento natural de determinados indivíduos dos grupos por uma questão de empatia. O líder pode deixar o grupo escolher seus elementos, mas deve ter bom senso para inserir alguns elementos à titulo de construção de relacionamentos e com critérios multidisciplinares, ou seja competências.
Outro cuidado importante é a rotatividade de elementos por diferentes comitês. No Treinamento para Líderes estimulamos a rotatividade e a formação de mais de um comitê na equipe para a tratativa de diferentes disciplinas e problemas, de forma que todos os elementos do grupo, em algum momento estejam contribuindo com algum comitê e se relacionando com diferentes matizes culturais.

Enriquece o time, mas é uma ação que requer sensibilidade do líder.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br