Fundamentos – Curso de Liderança


Fundamentos e Leis – Curso de Liderança.

Pergunta enviada em 31/10/17 :

Quais as bases e sobre quais conceitos são elaborados os Cursos de Liderança?

Não sabemos lhe responder, pois não conhecemos os fundamentos e conceitos de outros portfólios. Podemos responder sobre quais fundamentos e sobre quais conceitos deveria ser elaborado um bom Curso de Liderança.

Primeiramente temos de perceber que a Liderança é algo não tangível aos sentidos, mas perceptível ao intelecto. Não é algo que você possa ver, tocar, cheirar etc… Porém é algo que através da observação de comportamentos, ações e reações pode ser detectada como real, possível e presente, porém através do intelecto.

É como outros conceitos como moral, ética, amor, ódio, confiança etc… Sabemos que existem mas os detectamos somente através das percepções. Isto nos apresenta uma característica importante destes fenômenos que é a sua exata medida relativa à percepção de quem a contempla. Resumindo uma pessoa pode ter uma percepção da liderança bem superficial e primitiva, já outra poderá ter uma percepção mais profunda e completa. Vamos seguir adiante não considerado esta característica, não é este o fórum mais adequado para uma elaboração sofisticada, portanto iremos dar algumas definições comuns e que não exigem tanto aprofundamento. Voltamos, portanto, a não tangibilidade da liderança.

 

É possível uma abordagem científica – Curso de Liderança.

 

Dando uma abordagem científica ao Curso de Liderança vemos que um fenômeno (tangível ou não), quando se repete é por que há um mecanismo por detrás deste fenômeno que é o responsável por esta repetição.
Havendo este mecanismo, é natural que ele defina um padrão. Este padrão pode ser cultural ou não. Para o caso da liderança, como vemos que esta se repete em diferentes épocas e em diferentes culturas, podemos concluir que o seu padrão não depende de época ou cultura, ou seja é influenciada por padrões culturais e de época, mas independente delas para que aconteça. Portanto podemos chama-las de leis naturais àquelas que definem estes padrões.

Chegamos então ao ponto de partida de qualquer curso de liderança que aborde o tema com conhecimento de causa, ou seja suas leis. Estas leis é quem definem os mecanismos da liderança. Estas leis, por repetição de padrões, definem mecanismos e a compreensão destes mecanismos é que nos faz entender o que é a liderança, de fato.

Acontece que estes mecanismos são sutís e requerem uma percepção igualmente sutíl para sua compreensão. É como compreender o que é ética. Ética é algo complexo e sutíl, para compreendê-la é necessária uma mente aonde caiba esta complexidade e sutileza. Não adianta falar de ética para uma mente simples, e nem de liderança, sem antes prepararmos estas mentes para lidarem com determinadas sutilezas e complexidades. É perfeitamente possível, mas exige um método próprio para cada padrão intelectual do grupo à que se destina o ensinamento.

Respondendo a sua pergunta há fundamentos naturais, leis e mecanismos que definem a liderança e este deveria ser o ponto de partida de qualquer curso de liderança.

O Curso de Liderança e nossa contemporâneidade.

Não é muito comum vermos Empresas de Treinamento e Desenvolvimento utilizarem-se deste mesmo ponto de partida, em muitos casos elas mesmas não conseguem detectar estes mecanismos e leis e partem da observação de comportamentos. Daí o conceito contemporâneo de que a Liderança é um comportamento, um conceito equivocado por não conseguir enxergar os mecanismos por detrás dos comportamentos ou seja, as leis intrínsecas da liderança e, consequentemente, seus mecanismos. O Treinamento Empresarial, em sua maioria, parte do princípio que a repetição dos padrões comportamentais é quem leva ao estado da liderança e os fatos mostram, exatamente, o contrário.

Mas temos de entender melhor esta afirmação, para que não tenha dúvidas sobre o tema. Vamos exemplificar bem objetivamente.

Um indivíduo repetir o padrão comportamental de um psicólogo, de um professor de matemática ou de um músico não se transformará num psicólogo, num professor de matemática ou num musico, pois lhe falta o conhecimento dos mecanismos e experimentação constante destes, o que inclui todos os erros e acertos que sua atividade lhe proporcionará. Estará no máximo imitando-os, mas com resultados diferentes. Assim é com a liderança.

Basicamente é isto, um curso de liderança deve ter o ponto de partida nestas leis e mecanismos. Caso o contrário poderá cair na vala comum das abordagens pessoais ou mesmo da elaboração de dogmas, o que não sensibiliza mais as mentes contemporâneas. Esta é uma das dificuldades de quem tem como atividade o Treinamento para Líderes e não atualizou os conceitos comuns dos anos 80/90, época em que houve uma explosão dos treinamentos de espectro comportamental. Estes partiam do princípio que a constante repetição de comportamentos de líderes poderiam transformar indivíduos em líderes.

Acontece que a fórmula não teve os resultados esperados. Por outro lado era a melhor abordagem da época, melhor do que nenhuma abordagem. Como tudo o que é conhecimento, em algum momento entra em seu processo natural de obsolescência, a liderança mudou com novos autores, novas investigações acadêmicas e, consequentemente, um novo conhecimento que complementou e substituiu o anterior, de espectro exclusivamente comportamental. O Treinamento para Empresas foi se modificando e, em nossos dias, já há portfólios disponíveis para aqueles que já não vêem sentido numa abordagem exclusivamente comportamental e desejam dar os próximos passos para um entendimento mais amplo da liderança e suas nuances.

Verá que nem todos os cursos de liderança seguem estes passos, porém numa análise mais aprofundada sobre o tema, verá que há uma necessidade cada vêz mais presente da compreensão dos fundamentos, leis e mecanismos da liderança. A vantagem é que o conhecimento destas leis ajudam na compreensão dos comportamentos da liderança e como preveni-la de colapsos ou obsolescências indesejadas.

Esperamos tê-lo esclarecido sobre o tema.

 

Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br