Iniciativas On-Line – Curso de Liderança


Curso de Liderança On Line.

Pergunta enviada em 17/10/17:

Porquê vocês não tem um Curso de Liderança On-Line? Investindo no EAD não poderiam abranger um público maior para o Curso de Liderança?

Vamos responder primeiramente a segunda pergunta que é a mais objetiva.
A primeira pergunta é um pouco mais complexa, pois esbarra em toda a nossa proposição de treinamento e nosso objetivo ao ministrarmos o curso de liderança. Além do objetivo da manutenção do nosso negócio existe, em nosso caso, o prazer e o sentido em fazer o que fazemos e uma estratégia empresarial para a manutenção da qualidade e da excelência de nossos portfólios no tocante aos conteúdos, profundidade e conhecimento.
Fará mais sentido respondermos primeiramente a segunda pergunta.

Investindo no EAD não poderiam abranger um público maior para o Curso de Liderança?

Sim, seguramente iríamos abranger um público bem maior.

Porquê vocês não tem um Curso de Liderança On-Line?

Porquê um Curso de Liderança, pelo menos os que pretendem ao ensino do que é liderança com uma seriedade maior do que mais do mesmo, simplesmente não cabe o EAD.
Não assistimos todos os cursos de liderança on-line que existem, mas já assistimos muitos e todos os que vimos, de fato, repetem as mesmas fórmulas. Ensinam a mesma coisa o tempo todo ou seja, algumas técnicas da gestão de pessoas e equipes e vendem como um Curso de Liderança.
Como quem contrata um curso de liderança on-line, geralmente não sabe o que está contratando ou realmente não tem a pretensão de formar líderes, a fórmula acaba sendo eficaz para quem quer fazer algum dinheiro sem muito trabalho, a não ser a produção do vídeo que será vendido infinitas vezes.
Um ótimo negócio.

Mas vamos pensar um pouco mais. Você que está nos lendo, toparia :

  • Uma intervenção neurocirúrgica por um doutor formado num curso de neurocirurgia on-line?
  • Uma operação cardíaca por um médico formado num curso de medicina on-line?
  • Um vôo pilotado por um profissional formado num curso de pilotagem on-line?
  • Análise do seu filho, que está com uma doença grave, num psicólogo formado num curso de psicologia on-line?
  • Seguiria um, suposto líder, formado num Curso de Liderança on-line?

Se sua resposta for sim, boa sorte.
Mas antes, é recomendado que apele para todos os amuletos, anjos, pais de santo e mantras que tiver disponível. Só para garantir!!!

 

É!!!!!

Parece que existem coisas um pouco mais complexas e que exigem uma outra abordagem do que o ensino on-line, não é mesmo?

Formar lideranças é uma delas.

Isto significa que o EAD é ruim? Não muito pelo contrário, o EAD é uma das melhores coisas que poderíamos ter concebido para levar conhecimento com rapidez para locais distantes aonde instituições não alcançam, aonde pessoas tem graves dificuldades de locomoverem-se, mas não resolve tudo e não substitui tudo.
Se assim fosse, bastaria fechamento de todas as universidades estaduais e federais do mundo. Reduziríamos os impostos, pois afinal não teríamos de bancar toda esta estrutura, e produziríamos todos os profissionais on-line. Mas as coisas parecem que não são tão simples assim.

A experiência pedagógica da pessoalidade, da experimentação e do contato entre trainees e treinadores ainda não é possível através do EAD no mesmo nível que acontece numa sala de aula, num laboratório ou numa experiência assistida. Pode ser que no futuro isto tenha solução, com um novo e mais sofisticado nível de interatividade, mas até o momento parece que não.
Não somos contra esta modalidade de ensino, muito pelo contrário, somos à favor mas não como uma solução que engloba todo o espectro do aprendizado humano com excelência. Resolve muitas coisas no aprendizado, mas não tudo.
Se tiver dúvida, faça uma experiência, os cursos de liderança on-line costumam ser baratos, afinal você está comprando um material que já foi vendido milhares de vezes e por esta razão o investimento de produção já está amortizado a muito tempo.
Contrate 3, não deverá gastar muito mais do que uns R$1.000,00, veja o que de fato lhe mostram e chegue às suas conclusões. Verá que são as mesmas, ou muito próximas, do que expusemos acima.
Depois do investimento realizado, você deverá ter líderes correto? Afinal fizeram um curso de liderança e o que o curso de liderança entrega só podem ser líderes correto? Médicos ou engenheiros são entregues pelo curso de medicina e engenharia, não um curso de liderança.
Verifique então se estarão aptos à liderança e, antes de tudo, se estão liderando de fato porquê fizeram um curso de liderança on-line e boa sorte com seus novos líderes.

Curso de Liderança Contemporâneo.

O material entregue pelos cursos de liderança on-line que vimos não passam de algumas técnicas clássicas da gestão de pessoas e equipes e deixam os trainees ainda muito longe do que é a liderança, compreendida em nossos dias.
Se o que a organização pretende é um ensino mais ou menos sem muitas pretensões na formação de lideranças, a fórmula é perfeita. Mas não cremos que uma organização o faça conscientemente e nem seja este o seu desejo na hora de se pensar num tema de tamanha importância para o futuro da organização.
Por outro lado temos de compreender que as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento procuram os melhores métodos disponíveis para levarem o conhecimento à seus clientes em função, também de suas demandas e se há uma demanda para um curso de liderança on-line, muitas vão disponibilizá-lo mesmo. Assim funciona o treinamento empresarial contemporâneo.

O pecado não é as empresas de treinamento transformarem parte de seus portfólios em formatos para o EAD, o pecado é a proposição de que um curso de liderança pode ser ministrado on-line com excelência e com resultados objetivos.
Concordamos que é uma ferramenta que pode ser muito interessante para a revisitação de diversos temas abordados num curso de liderança e poderá contribuir muito para a oxigenação de determinadas reflexões, mas é só, pelo menos até o surgimento de uma tecnologia que mude, transforme o EAD em algo muito mais interativo e pedagógico. É possível, mas ainda não estamos neste momento.

Achamos que poderia substituir uma Palestra de Liderança, ainda assim com restrições, afinal numa palestra não é prevista a interatividade tão intensa com o público, mas tornaria a palestra um pouco fria e perderia a pouca interatividade que acontece, mesmo que informalmente, após a palestra.
Cremos que nada substitui o contato pessoal, as possibilidades de improviso, interação e a eficácia de um método pedagógico, pelo menos por enquanto.
Não somos contra estas iniciativas, mas somos à favor de adotá-las conscientemente e no seu devido lugar. Desta forma evita-se frustrações e desgastes desnecessários com os times na expectativa de adquiram um conhecimento complexo e que exige, além das experimentações mas também, reflexões.

Temos projeto em andamento para o EAD e não será um curso de liderança mas materiais acessórios e de suporte posterior aos treinamentos que temos disponíveis. O mesmo será realizado para Curso de Gestão de Pessoas.
Nosso portfólio é complexo e tem uma enorme nuance comportamental baseada em reflexões, induções e desenvolvimento do pensamento como vetor das ações, consequentemente um material que ainda não adapta-se ao EAD, ou EAD ainda não adaptou-se à ele.

Seja como for, nossa intenção com o EAD não é somente vender um mesmo vídeo ou um mesmo formato de curso centenas de vezes à públicos diferentes, nossa agenda de treinamentos está bem ocupada não é nossa intenção substituí-la por outro método, à não ser que este novo método nos convença de que trará um upgrade de excelência ao que fazemos.
Até o momento o EAD não nos dá esta indicação, apesar de ser uma ferramenta à ser explorada com objetivos específicos, mas sempre acessóriamente, até que se desenvolva mais.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br