Ligue para nós (0xx11) 96590-5955 - [ Vivo ]

Equipes Multidisciplinares – Treinamento para Líderes

Treinamento para Líderes – Equipes Multidisciplinares.

 

Um dos aspectos mais difíceis da liderança é a condução de equipes multidisciplinares nas organizações. Este conceito já foi revisitado por diversas vezes no Treinamento para Líderes, mas as organizações ainda estão presas ao espectro hierárquico tradicional e por dificuldades culturais, principalmente, de preparação de profissionais, tem dificuldades de levar a cabo este notável conceito de gestão de pessoas.

Uma equipe multidisciplinar prevê a participação de diversos especialistas diferentes num mesmo grupo que farão com que este grupo possa avaliar cada situação exigida sob diversas disciplinas diferentes, seja um projeto, um problema específico ou mesmo atividades cotidianas da organização. Até aqui nada muito diferente do que você já sabe, mas uma equipe multidisciplinar prevê a soberania da decisão dos especialistas sobre o profissional que assume o papel de gestor da equipe.

O que não acontece de fato, nas organizações. O que vemos todos os dias é a hierarquia ser soberana na hora da tomada de decisão, muitas vezes contraditando a orientação da equipe multidisciplinar. Isto não é um problema partindo do princípio que uma equipe multidisciplinar pode estar cometendo um erro de avaliação (o que não é impossível), mas torna-se um problema quando é a tônica do funcionamento da gestão. Torna-se um problema pois, quando isto acontece, é porquê a equipe não é realmente multidisciplinar (apesar de se auto intitular como tal) e sobrecarrega a gestão na centralização das decisões.
O pior dos cenários que impedem a formação de equipes multidisciplinares ocorre por problemas políticos, impossibilidades não assumidas ou falta da autonomia do departamento, filial, distribuição ou outro tipo de subsidiária da organização.

Resumindo, não é toda organização que tem a preparação cultural para assumir equipes multidisciplinares, vemos isto acontecer, inclusive em grandes organizações que investem pesadamente e levam sério o Treinamento para Empresas.
É um objetivo a ser perseguido que, entretanto, também tráz seus riscos. Não podemos deixar de esquecer que uma gestão pode (e deve) ser soberana numa tomada de decisões frente a equipe, entretanto a equipe tem de perceber que sua influência é importante e, por vezes, soberana na hora de uma tomada de decisão.
Este equilíbrio só é possível com modelos culturais maduros, equipes comprometidas com a organização e gestores sensíveis aos comportamentos coletivos.

 

No Treinamento para Líderes verá que o sonho de todo líder é a condução de equipes multidisciplinares, pois pressupõe autonomia e autogerenciamento da maior parte das atividades da equipe, mas requer um líder preparado para atuar com profissionais autônomos e profissionais muito bem preparados para o exercício desta autonomia.
Se observar bem o que acontece no Curso de Liderança, verá que boa parte de seu portfólio, quando atualizado, orienta para a formação e equipes com este perfil estratégico. Há um enorme fundamento nestes conceitos e um dos principais é a necessidade da organização descentralizar sua gestão em função da globalização e o enxugamento da hierarquia tradicional que, muitas vezes, provoca o engessamento das atividades organizacionais.
Porém nós, das Empresas de Treinamento e Desenvolvimento, percebemos 2 problemas fundamentais :

  • Os próprios gestores das organizações são reticentes quanto ao desenvolvimento de equipes multidisciplinares em função da percepção de sua perda de influência ou importância dentro da estrutura organizacional. Um engodo cultural enorme, normalmente equipes multidisciplinares são as que mais dão suporte ao líder.
  • Profissionais com a devida preparação para atuarem em equipes multidisciplinares são uma raridade, pois é exigido um elevado conhecimento sobre sua área, mas também uma preparação bem específica no tocante às soft-skills.

Já é consenso que a estrutura hierárquica tradicional tem seus pontos fracos, pois é originada lá no começo da revolução industrial, aonde a gestão de pessoas era mais voltada para a vigilância do que autonomia dos colaboradores. A estrutura hierárquica tradicional é castradora do ímpeto empreendedor, tanto que para empreender muitos profissionais se desligam das organizações e procuram respirar em ambientes aonde a criatividade se torna mais possível, mesmo com ganhos financeiros menores.
Por outro lado temos de entender que as organizações não podem ser dar ao luxo de ficarem muito tempo envolvidas em projetos aonde a tônica é a tentativa e erro, principalmente em momentos de decisão.
Um verdadeiro desafio que o Treinamento para Líderes procura resolver é a formação de lideranças que possam conduzir equipes com este perfil nas organizações que tem seus numerários e disponibilidade de investimentos cada vêz mais limitados por uma concorrência global e feroz.
Significa que o Treinamento Empresarial ainda tem muito o que desenvolver. O que é fácil já foi feito, o que resta por fazer, exigirá criatividade, inovação e sensibilidade de todos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br