Desafios do Curso de Liderança

Desafios de Ensinar Lideranças à Liderarem.

 

Um dos grandes desafios das lideranças contemporâneas é questão comportamental. Se participar de qualquer Curso de Liderança, certamente irá perceber que mudar comportamentos e conceitos pregressos é um dos enormes desafios de qualquer líder. Mudanças comportamentais podem ser realizadas por imposição, através de normas, procedimentos, estatutos ou leis, nesta situação os indivíduos não mudam por conscientização, mas por medo de punições por não estarem procedendo dentro das normas.

Revela-se uma forma ineficaz, basta a observação de que estamos imersos em ambientes aonde existem leis e procedimentos para tudo, mas em muitos casos simplesmente não funcionam. Indivíduos encontram os mais diversos meios para burlarem os estatutos, ou seja o que for. Um comportamento absolutamente negativo, sendo comportamento, só pode ser fruto de construções culturais pregressas.

 

Nas organizações, as lideranças passam por enormes dificuldades para a formação de equipes que nutram comportamentos produtivos, éticos e criativos. É o sonho de qualquer liderança, possuir uma equipe com estas características.
Investem pesadamente no Treinamento Empresarial que produz fórmulas, de várias composições diferentes, uma delas, das mais utilizadas, é o Curso de Gestão de Pessoas.
As Empresas de Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças aproveitaram-se de estudos como de Maslow, Edward Lee Thorndike e outros autores importantes e desenvolveram o treinamento que segue o método indutivo, uma segunda abordagem que, à medida em que desenvolve pessoas, afrouxa a imposição de normas muito rígidas. Tem se mostrado um método mais inteligente e eficaz para o esforço de mudanças comportamentais. Acontece que ensinar o semelhante à pensar, mesmo para pessoas bem preparadas, é desafio e requer tempo.

As organizações trouxeram estas abordagens para o Curso de Gestão de Pessoas de nossos dias, mas ainda esbarram numa questão delicada. Lideranças despreparadas para lidarem com estes conceitos, por estarem habituadas, ou foram formadas sob um modelo cultural demasiadamente vigilante, legalista e, porquê não dizer, opressor.
Mas este esforço vale à pena e o Treinamento para Líderes começa, então à se aproximar, conceitualmente, do Curso de Gestão de Pessoas e procura preparar líderes para, além da liderança, também a gestão de comportamentos e mudanças, através do método indutivo.
A conclusão que, rapidamente chegamos ao observar os últimos anos do treinamento empresarial é que, muitos colaboradores que se desligam das organizações, à primeira oportunidade, são motivados por lideranças inaptas à explorarem seus potenciais, criarem oportunidades de desenvolvimento e criarem oportunidades de crescimento para a organização, consequentemente seus colaboradores.
Induzir ao desenvolvimento, este é o desafio.

Formar líderes não tem sido fácil para as organizações, mas o esforço é legítimo e honesto e temos avançado neste rumo, mas ainda muito há o que se desenvolver e aprender em torno desta delicada questão.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br