Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Humano e Organizacional.

 

Ao observar bem o ambiente empresarial verá que as organizações realizam um enorme esforço para, além do desenvolvimento organizacional, promover o desenvolvimento humano. No ambiente que vivemos o fator humano é um importante vetor de impacto nos negócios e claramente percebido por diversas organizações, acadêmicos e autores que dedicam-se ao comportamento de nosso gênero no ambiente corporativo.

Um dos materiais mais requisitados para as empresas de treinamento é o Curso de Liderança nos diversos formatos disponíveis, desde o Treinamento In Company até imersões internacionais, dependendo do projeto. Entre as palestras, as mais requisitadas são as palestras de orientação motivacional, a Palestra de Liderança e a Palestra sobre Ética. Repare que todos estes materiais são orientados para a construção de comportamentos e novas abordagens para relacionamentos entre pessoas e organizações.

Porquê estes temas são tão importantes para o mundo corporativo contemporâneo? A explicação possui vários matizes à serem observados, porém um deles é icônicamente relevante. É a necessidade de vivermos num mundo global, hiper-conectado, hiper-competitivo, de mudanças velozes e a formação das lideranças que levarão as organizações adiante neste ambiente nunca experimentado por nossos antepassados.

Nunca anteriormente vimos o surgimento de organizações tão prolíficas, que se tornaram gigantes num espaço de tempo tão curto e que nasceram de idéias simples, muito simples. Por outro lado vimos também gigantes que desapareceram rapidamente por dificuldades em não se adaptarem às mudanças, ou inovações. Os exemplos são inúmeros e uma rápida pesquisa lhe mostrará diversos casos.

 

Ao ir na raiz deste fenômeno perceberá que as jovens lideranças utilizando-se das novas tecnologias, com idéias inovadoras e conectadas com as demandas do seu tempo é quem formaram o panteão das novas gigantes como o Google, Facebook, Apple, Xiaomi, Uber, Palantir entre outras.
Esta é uma constatação de nossos tempos.
Mas ao visitar o passado, também verá que os grandes ícones como Ford, Howard Hughes, John D. Rockefeller, o brasileiro Delmiro Gouveia entre outros seguiram os mesmos passos. Em conceito também foram: Jovens lideranças utilizando-se das novas tecnologias de sua época, com idéias inovadoras e conectadas com as demandas do seu tempo.
Ao realizar esta observação verá que os pontos em comum são os mesmos : Liderança, inovação e leituras claras de cenários & tendências.

Em ambos os casos, o fator humano foi o grande diferencial ou o vetor do desenvolvimento amparado pela inovação.

Esta é a razão porquê a formação de novas lideranças é um objetivo tão fundamental para as organizações, principalmente num tempo de mudanças tão velozes como os que vivemos hoje. Desenvolvimento humano deixou de ser um mote corporativo e se tornou uma estratégia sólida para o mundo empresarial conectado com o seu tempo. Ao olhar para a história empresarial verá que os líderes foram os protagonistas de todo o momento de inovação e desenvolvimento, ao olhar para nossos dias verá que este é o desejo de toda e qualquer organização.

Uma vêz identificados os fundamentos, os gatilhos que disparam este fenômeno, nada mais legítimo do que procurar reproduzi-los, ou estimulá-los, através de estudos, treinamentos, palestras, imersões e outras experiências corporativas que induzam colaboradores à este estado de desenvolvimento.
Chegamos à um momento importante de nossa visão empresarial nos últimos anos. É a percepção que a boa gestão de pessoas, obedecendo à fundamentos sérios, conhecidos e observados, é o motor do desenvolvimento organizacional. Em resumo melhora-se o ser humano tornando-o melhor informado, melhor treinado, mais conectado, apto à liderança e atento ao seu próprio tempo e, como consequência, melhora-se a organização.
Por hora, não há outro caminho.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br