Objetividade no Treinamento In Company

Treinamento in Company – Dicas.

É comum uma organização que nunca realizou um Treinamento in Company cometer alguns erros de marinheiro de primeira viagem procurando dar a conotação para o evento que o desloca um pouco de seu propósito.
Vamos entender um pouco esta questão que é de nuance bem sutil e requer alguma reflexão em torno do tema.
O Treinamento In Company existe e foi gestado por Empresas de Treinamento Empresarial por algumas uma razôes bem objetivas :

  • Praticidade.
  • Foco – Objetivando temas específicos.
  • Rapidêz.
  • Baixo Custo comparado à outras modalidades de treinamento.
  • Maior abrangência de colaboradores.

Algumas organizações já nos sugeriram uma conotação motivacional ou solicitaram estruturas de apoio que acabaram por eliminarem o foco da proposição profissionalizante do Treinamento in Company. Não recomendamos estas ações secundárias, à não ser em situações bem específicas, pois as observações destas situações redundaram numa opnião comum por parte dos treinandos que pode ser traduzida :

Ao se tentar dar uma conotação lúdica para um Treinamento In Company, que acontece num ambiente profissional e por vezes um pouco austero, acaba-se por não se realizar nem um bom evento lúdico e nem um Treinamento in Company objetivo. A percepção dos treinandos é que tudo ficou mais ou menos à meio caminho. As únicas exceções que encontramos, nos comentários de treinandos, é quando acontecem na época de festas de final de ano aonde normalmente a organização procura criar uma atmosfera mais amena no ambiente organizacional para a recepção de familiares dos colaboradores. Neste momento o clima costuma ser naturalmente mais lúdico.

Nossa orientação, se ainda não realizou nenhum evento neste formato, é que primeiramente crie a cultura do Treinamento in Company na equipe. Pode começar com qualquer tema relativo à atividade corporativa como um Treinamento para Líderes, por exemplo.

 

À medida em que esta cultura se desenvolver, o próprio time irá sinalizar quando tiver necessidade de temas mais amenos ou um evento mais lúdico como um treinamento ao ar livre ou em locais formatados para ações comportamentais como hotéis-fazenda, por exemplo.

O que procuramos sinalizar é que times que se desenvolvem, por muitas vezes querem se concentrar em torno de temas de seu interesse, sem a interferência de ornamentos ou dinâmicas comportamentais. Times que se desenvolvem, em vários momentos, gostam de debates e do escrutínio de determinados temas e o formato In Company objetiva, exatamente, à estes momentos.
Outrossim, tenha em mente que os diversos formatos de treinamentos existem, não somente por uma questão de praticidade ou custos, mas para atender ao momento que a equipe pretende experimentar, o momento que a equipe vive ou mesmo, uma proposição específica da própria equipe. Portanto um evento de cunho comportamental para um time que está interessado em um tema mais técnico ou intelectivo, pode não ser a melhor fórmula e o vice-versa também é verdadeiro.
Assim acontece o Desenvolvimento de Liderança, para cada momento do time, uma ação específica que tenha sintonia com este momento. Consultar o time sempre é oportuno, não tendo como ponto de decisão a percepção do time, mas para saber quais fórmulas, quais formatos e tipos de treinamento estão mais próximos ao que a percepção do time lhe sinaliza.
Para cada exigência comportamental, uma fórmula específica. Claro que nem tudo é conhecimento ou hard-skills, o desenvolvimento de líderes também passa por momentos mais amenos, de reflexões e experimentações mais suaves, mas não menos importantes.

 


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