Dicas para Motivar sua Equipe

Dicas para Motivar sua Equipe.

Você pode ter o melhor planejamento, as ferramentas perfeitas, o melhor produto, se a sua equipe não trabalha com motivação, nada disto lhe servirá. É a motivação dos colaboradores que faz com que o restante funcione e se ajuste, é o desejo de fazer parte da empresa, de fazer parte da equipe, que gera o comportamento engajado e garante o compromisso.
Pode ter a sorte de criar uma equipe que lhe acompanhará por muito tempo, mas também pode ser que no caminho muita gente passe e vá embora. Como motivar sua equipe evitando desgastes e perdas de profissionais?
Não há uma regra, cada empresa tem um clima único, com desafios diferentes. Mas há uma série de passos a serem dados, e que contribuirão para um ambiente produtivo e de colaboradores motivados.

  • 1º passo, esteja disponível para sua equipe.
    A motivação e a confiança são parceiras de toda equipe de sucesso, portanto estar disponível para que seus colaboradores se sintam à vontade para se expressarem, cria laços duradouros. Faz com que cada membro sinta a própria importância e constrói a percepção de que o colaborador é mais do que uma engrenagem do sistema, mas alguém que é ouvido.
  • 2º passo, deixe claro o que você precisa.
    Não é uma questão de troca, do tipo ‘eu dou o que você precisa e você faz o que eu preciso’, é mais um esclarecimento dos objetivos. Muitos funcionários entram na empresa sem ter uma noção clara do que ela faz, sem conhecer o “Porquê” da empresa. Treinamentos podem ajudar a explicar qual o objetivo da empresa. Aqui, ou você motiva seu colaborador, ou o afasta. Ao entender os valores da empresa, há quem concorde e abrace a causa, e há quem saia por não se identificar, e fazer isto o quanto antes, é útil para evitar que os desmotivados contaminem os outros.
  • 3º passo, tenha metas claras.
    Vencer um obstáculo nos dá força para seguir um pouco mais. Ter metas desafiadoras e possíveis, faz crescer o desejo de seguir adiante. Mas fique atento as possibilidades e ao acompanhamento das metas.
  • 4º passo, ofereça benefícios.
    Descontos em faculdades, plano de carreira, cursos de idiomas, ou até mesmo um convenio com uma academia, já servem como exemplos de benefícios que fazem as pessoas quererem ir trabalhar, vale a pena descobrir qual o estilo de benefícios que encantaria seus funcionários.
    Para isso, uma boa estratégia é investir no treinamento dos seus funcionários. A Educação Corporativa garante um crescimento profissional, pessoal e da sua empresa trazendo benefícios a curto e longo prazo. Você pode entender mais sobre Treinamento Empresarial no link e saiba como tal atitude pode influenciar no seu negócio.
    Além disso, você pode criar estratégias de motivação para quando metas foram atingidas. Um bom exemplo é levar os funcionários para um bom restaurante a fim de comemorar os bons resultados da empresa. Dessa forma, você melhora o convívio do ambiente do trabalho e cria inspiração dentro do seu negócio.
  • 5º passo, entenda a necessidade e a atenda.
    Muitas vezes, uma demanda muito alta de serviço pode desmotivar, porque nunca termina. Veja se é possível implementar um Software de Gestão Comercial que otimize o tempo de serviço, permitindo que o trabalho se torne menos cansativo e dê oportunidade para seus funcionários aprenderem novas tarefas. Uma opção é o GestãoClick, um ERP online, para facilitar bem o dia a dia.
  • 6º passo, crie um planejamento cuidadoso.
    Com as ferramentas certas é possível delegar serviços de acordo com o skill de cada membro da equipe. Ter uma agenda com atribuições a longo prazo é útil porque dá a cada um uma noção bem clara do que deve ser feito. Evita a procrastinação.
  • 7º passo, dê o exemplo.
    Um bom líder é aquele que motiva pelo exemplo. Manter uma postura digna, valorizar os colaboradores, colocar a mão na massa. Isto faz a diferença e faz com que os funcionários sintam que podem contar com o líder.
  • 8º passo, indique o caminho.
    Indicar o caminho é a função primordial de um líder, e a melhor forma de fazer, isto é, com feedbacks sobre o desempenho da equipe. Use sempre a regra de ouro: elogie em público, repreenda em particular.

 

A Motivação vem de Dentro para Fora.

    Você pode dar motivos, incentivos, benefícios. Pode unir pessoas parecidas, pode colocar junto, pessoas diferentes, mas precisa sempre ter em mente, que cada uma delas vai ter o seu próprio “porque”, sendo assim, seguir os passos listados acima é parte do processo, mas não é tudo.
    Elogiar, promover, demonstrar respeito pelos colaboradores, é uma forma de levar à ação.

    Uma das necessidades humanas mais profundas é o reconhecimento legítimo e honesto pelo que se faz, então, faça isto sempre que puder, mas nunca abra mão da honestidade, evite exageros ou bajulações.
    Pessoas seguem os significados e ideias, aquilo que amam e tem relevância em suas vidas. Em uma empresa, você vai encontrar profissionais que estão ali apenas pela remuneração e podem ser muito bons no que fazem, por outro lado encontrará também alguns não tão bons mas que estão dispostos a aprender e se desenvolver, consequentemente desenvolvendo a organização, porque identificam-se com a causa e passam à amar o que fazem.

    Não há como saber qual funcionário vai vestir a camisa, mas há como inspirar, deixando claro, sempre, os motivos da empresa, e sendo sempre o mais honesto possível, com o tempo, ajuste a equipe, misture pessoas, descubra como as ideias dos pares se ajustam, e também, como as divergências se completam.
    Quer mais dicas? Leia este post sobre: “Como Motivar a sua Equipe de Vendas”.

     


    Fonte desta matéria : GestãoClick
    Para mais consulte :https://gestaoclick.com.br/
    Phone: (0xx31) 3317-0674