Educação Corporativa – Evolução das Palestras

A Educação Corporativa e a Palestra Empresarial.

Para uma sociedade se desenvolver nos dias atuais, faz da educação um dos seus fundamentos. Para uma família se desenvolver, faz da educação um de seus fundamentos. Um indivíduo para se desenvolver, faz da educação um de seus fundamentos. Como consequência Educação é fundamento para o desenvolvimento, na forma de viver que desenvolvemos ao longo do tempo.

Na Palestra de Liderança também desenvolvemos sobre este fundamento. A educação corporativa é um dos fundamentos para as organizações se desenvolverem, não há como organizações seguirem adiante somente desenvolvendo tecnologia. O aspecto comportamental tornou-se o agente de embargo, ou agente limitador, do desenvolvimento corporativo, submetendo as empresas à um belo desafio.

Basta um breve olhar no que se tornou o Treinamento Empresarial nos últimos anos para a constatação desta tendência e necessidade corporativa contemporânea. Nunca uma Palestra sobre Ética foi tão demandada nas organizações. Não havia no portfólio da Palestra Empresarial uma silhueta tão comportamental como nos dias de hoje. A Palestra Empresarial dos anos 80 orbitava sempre em torno dos mesmos espectros : Liderança, Produtividade, Excelência, diferenciais competitivos, enfim coisas à que éramos mais sensíveis na época.

 

Ética era coisa para filósofos e acadêmicos.
Aspectos comportamentais não estavam nem na subjetividade de muitos gestores e líderes. O negócio era outro. Produção, Produtividade, Excelência, Qualidade, Liderança etc…
Quando nossas relações consolidaram-se globalmente e através da hiper-conectividade nos aproximamos de tudo e de todos à distância de um click.
Surge, no cenário de nossas relações, toda a dificuldade comportamental numa correnteza irrefreável.

O treinamento empresarial, então começa à ser adaptar às novas necessidades empresariais e a educação corporativa ganha fôlego, agora com um forte viés comportamental e um pouco menos técnico. Até as Palestras de Vendas que sempre foram ornamentadas com valores como audácia, estratégia, motivação, impetuosidade, etc.. começaram à mudar o seu discurso para algo mais ameno como a construção de relacionamentos éticos, humanos, produtivos e um forte viés comportamental. Novos tempos, novas necessidades.

Neste ambiente as organizações que ocupavam-se de Palestras para Empresas foram se educando para uma nova realidade, uma nova demanda e modificaram fortemente suas abordagens. Agora a Palestra Corporativa ganha um espectro mais consciencial, mais reflexivo e menos agressivo. Em resumo, uma abordagem educacional.
Todo este processo foi fruto da necessidade de uma educação corporativa diferente, mais consciente, mais conectada com os tempos de mudanças e suas novas demandas. Será uma experiência muito interessante se puder assistir algumas Palestras In Company direcionadas à vendas ou liderança que foram filmadas nos anos 70 ou 80, naquela época as filmagens não eram tão fáceis como são hoje. Esta diferença de abordagens e de conceitos estará toda lá, à olhos vistos para sua apreciação.

Mostra a evolução, num curto espaço de tempo da educação corporativa no que tange à Palestra Empresarial.
As organizações hoje estão muito mais educadas do que foram nos anos 70 e 80, fruto além de demandas de época, mas também das próprias organizações que perceberam que sem uma educação corporativa robusta e dinâmica, dificilmente atingiremos estados de excelência e sustentabilidade.

Educação Corporativa é fundamento, não relaxe e nem deixe para depois.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br