Empresas de Treinamento e Desenvolvimento – Regulamentação

A Regulamentação das Empresas de Treinamento e Desenvolvimento.

É importante esclarecer que nem todas as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento tem suas atividades regulamentadas. Esta questão é a dúvida de muitas organizações quando procuram a contratação de um Treinamento Empresarial e vamos aqui dar um panorama esclarecedor sobre esta questão.

Todas as empresas, sejam elas para qualquer finalidade que imagine, tem aspectos legais à serem cumpridos mas nem todas tem suas atividades orientadas por alguma instituição regulatória exclusivamente para este fim.

Vamos dar um exemplo. A sigla OAB significa Ordem dos Advogados do Brasil. A Ordem dos Advogados é o órgão máximo que define as regras para o exercício profissional da advocacia no Brasil. De acordo com o Supremo Tribunal Federal a OAB não é autarquia, não pertence à administração indireta e não existe “relação ou dependência entre a OAB e qualquer órgão público”. É uma instituição independente que regula e monitora a atividade.

 

Nem todas as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento funcionam sob um órgão regulatório.
Algumas possuem órgãos reguladores, geralmente as de ensino profissionalizante, mas outras iniciativas ainda não possuem este controle ou suporte que oriente suas atividades.
A razão é simples, quando se trata do desenvolvimento humano e organizacional as iniciativas podem ser de qualquer natureza e serem tratadas como sub-disciplinas originadas do ensino regulamentado. Por exemplo, um profissional de psicologia que defende uma determinada linha de abordagem pode elaborar um Treinamento Empresarial específico sob aquela abordagem, necessariamente não estando sob a fiscalização de nenhum órgão regulador. Claro que, por fazer parte do grupo de Empresas de Treinamento e Desenvolvimento, é sujeita aos aspectos legais da constituição empresarial, mas seu programa pode ser independente.

Assim as diferentes linhas do Treinamento para Empresas podem tratar de um determinado tema como o Curso de Liderança mas abordarem-no sob diversos matizes diferentes e conceitos diferentes. É muito comum você perceber a linha construtiva num determinado Curso de Liderança e ao comparar com outro ter uma visão clara que tratam do mesmo tema porém sob abordagens bem distintas. Necessariamente um não é melhor do que o outro, somente mais ou menos adequado ao momento que sua organização vive.

Assim, as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento vão se ajustando nos seus respectivos nichos de mercado e atendendo as demandas diferentes das organizações. Para quase todos os casos ajustando-se à diferentes formatos, variando desde o Treinamento in Company até os mais complexos como imersões, intercâmbios etc.. Claro que esta falta de regulamentação pode trazer alguns infortúnios como uma proposição do Treinamento para Empresas com portfólio repetitivo, pouco aprofundado e até sem fundamentos e conceitos claros. Mas o mercado filtra e filtra rapidamente, principalmente nos dias de hoje.

Pode ser que em algum dia consigamos regulamentar a atividade, mas ainda não há um horizonte claro com este indicador. Até que isto aconteça a boa comparação entre portfólios e conceitos é uma medida eficaz para saber o que é mais adequado ao que a organização necessita.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br