Empresas de Treinamento – Programas e Conceitos


Percepções sobre Portfólios e Empresas de Treinamento

Pergunta enviada em 12/09/17 :

Existe uma variedade muito grande de Empresas de Treinamento com programas que variam muito em suas abordagens. Diante de toda esta gama de opções, como escolher um Treinamento Empresarial com alguma segurança de que será um bom portfólio? Qual a opnião de vocês?

Vamos partir de um princípio de que nem tudo o que as Empresas de Treinamento produzem são materiais direcionados a um mesmo público. O que para uns é um avanço em conhecimento, para outros pode ser uma repetição. O que para uns pode ser um material de qualidade porque agrega, para outros pode não ser um material de qualidade por não agregar.
Assim é o mundo empresarial.
Na resposta de sua pergunta vamos analisar 4 pontos importantes.

  • Regulamentação das Empresas de Treinamento.
  • Direcionamento dos Programas de Treinamento.
  • Profissionais das Empresas de Treinamento.
  • Público objetivo.

 

Regulamentação das Empresas de Treinamento.

A maioria das Empresas de Treinamento não são regulamentadas. Não existe legislação que regule a atividade vinculando-a à algum órgão governamental ou algum órgão regulador civil.
Muitas Empresas de Treinamento são livres para elaborarem seus próprios portfólios, conceitos e formatos e ofertarem ao público privado ou empresarial. Das que se dedicam aos cursos profissionalizantes, algumas tem regulamentação.

No que tange às abordagens comportamentais, é uma atividade de livre iniciativa e de proposição livre. Por mais estranho que possa parecer as empresas de treinamento podem criar seus treinamentos, quem irá filtrar o que é ou não adequado para a organização, é a própria organização. Desde um Treinamento para Líderes até o mais básico do treinamento para colaboradores há esta liberdade para criar proposições de treinamento e cabe a organização contratante a análise do que pode ou não agregar ao negócio.
Isto fêz com que surgissem todos os matizes de treinamento que possa imaginar e abordando ao mais variados temas.

Direcionamento dos Programas de Treinamento.

Esta liberdade fêz com que as empresas de treinamento direcionassem seus programas, temas e conceitos para nichos de mercados diferentes. Há treinamentos somente para call-center, treinamentos somente comportamentais, treinamentos somente para profissionais da saúde, treinamentos direcionados somente para vendas de varejo, e assim por diante.
Há também alguns treinamentos mais abrangentes como o Curso de Liderança, o Curso de Gestão de Pessoas, gestão de equipes etc… que servem para os mais diversos segmentos de negócios e são muito presentes no ambiente empresarial.
O risco de quem procura um treinamento é não ser específico. As chances de encontrar um resultado enorme para uma busca pouco específica é de quase 100 %, ao ponto de ser difícil escolher o que mais está próximo de atender a necessidade de quem procura ou mesmo de ter a impressão de que somente achou material inadequado.
Por esta razão é que orientamos pela busca direcionada por ramo de atividade, à não ser que a demanda pelo treinamento não seja específica.

Profissionais das Empresas de Treinamento

Como todo ramo de atividade há bons profissionais, bons portfólios e boas propostas. O contrário também é verdadeiro. Não vemos isto como positivo ou negativo, assim é que é todo ramo de atividade. Por esta razão é que orientamos as organizações que estão em busca por empresas de treinamento dedicarem um tempo ao conhecimento e análise de portfólios e dos profissionais que irão ministrar o curso, palestra ou seja o que for.
Mesmo eliminando as empresas de treinamento e profissionais ruins, ainda haverá a chance de que a proposição do treinamento não atenda a necessidade da organização e a busca deverá continuar até que ache o que lhe servirá.

Público objetivo.

Tenha em mente que o nível de exigência também conta.
Existem Empresas de Treinamento direcionadas à um público mais exigente, de um nível cultural alto e que avalia proposições e conceitos mais profundamente. Normalmente procuram por conhecimentos mais aprofundados em torno de um determinado tema.
O contrário é verdadeiro e não representa nenhuma desvantagem. Há empresas que procuram por treinamentos um pouco mais básicos que não elaboram tão profundamente, pois em seu julgamento, não agregaria valor ao negócio um estudo mais detalhado sobre determinado tema. Para atender por esta demanda, há portfólios prontos para isto.

Conclusão.

Temos visto diversas empresas de treinamento corporativo, ao longo de nossa experiência e temos a visão de que cada uma delas pode atender uma situação específica. Empresas e organizações também estão em momentos diferentes e o que serve para um, para o outro pode ser material ruim e vice-versa. Em nossa visão uma mera questão de perspectiva.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br