Afinal o que entrega o Curso de Liderança ?

Afinal, o que entrega um Curso de Liderança ?

O Curso de Liderança forma líderes? Esta é uma das perguntas recorrentes de organizações que ainda não realizaram um Treinamento para Lideres ou que tiveram uma experiência não tão satisfatória o quanto esperavam.

A resposta é : Não, não entrega os líderes.

O Curso de Liderança não forma líderes, se assim fosse as organizações ficariam reféns de realizá-lo para terem líderes em seus quadros. Vamos entender melhor o que entrega um Curso de Liderança e para darmos esta resposta com alguma segurança, partiremos do princípio de que a Empresa de Treinamento, que o realiza, seja atualizada e tenha conhecimento de como o meio acadêmico e empresarial aborda a liderança nos dias de hoje. Dentro deste espectro o Curso de Liderança entrega :

  • Fundamentos da Liderança – Para que a organização conheça sobre quais alicerces poderá construir, ou levar à cabo, o Desenvolvimento de Liderança em seus quadros.
  • Mecanismos – Como a liderança se desenvolve, sob quais mecanismos e quais alavancas deverão serem acionadas para evitar-se o colapso da liderança.
  • Aspectos Humanos/Culturais – Como o ambiente se relaciona, e se desenvolve, com a manifestação da liderança.
  • Liderança no ambiente organizacional – Como estes fundamentos e mecanismos podem acontecer no ambiente empresarial e como os conceitos podem ser disseminados para que os colaboradores tenham identificação com o conhecimento que está sendo apresentado e possam colaborar para que a organização desenvolva suas lideranças.
  • Ferramentas – Quais ferramentas conseguimos desenvolver ao longo do tempo no estudo da liderança no ambiente corporativo.

 

De forma reduzida, é o que o Curso de Liderança contemporâneo entrega.
Como pode perceber, o objetivo é a entrega do conhecimento. O que será feito com o conhecimento, como levará à cabo seu Desenvolvimento de Liderança é um desafio que a organização deverá realizar ao longo do tempo, experimentando o conhecimento adquirido em suas atividades diárias, corrigindo as rotas, dando tempo para colaboradores adaptarem-se aos novos exercícios corporativos, enfim a organização também passa por seus processos de amadurecimento. O desafio é o pós treinamento e a razão é simples.

Quando a liderança acontece, acontecem também mudanças e as mudanças precisam de ser percebidas pelo ambiente como :

  • Positivas – Ninguém deseja uma mudança negativa.
  • Necessárias – Ninguém deseja mudanças não necessárias.
  • Desenvolvimento – Ninguém muda com espontâneidade para não se desenvolver.

O que aproxima muito o Curso de Liderança, quase tornando-o parte do Curso de Gestão de Pessoas, pois gestão de mudanças sem a gestão de pessoas, normalmente, acaba em colapso da liderança.
As organizações contemporâneas, ao levarem à cabo seus programas de desenvolvimento humano e organizacional acabam de fazer do Curso de Liderança e do Curso de Gestão de Pessoas uma constante da vida corporativa, tornando-os fortes indicadores do desenvolvimento empresarial.
Para que mantenham este ritmo de absorção/upgrade e aquisição de novos conhecimentos em torno da liderança e gestão de pessoas para a maior parte do quadro de colaboradores que seja possível, adotam o formato, preferencialmente, de Cursos In Company ou Treinamento In Company e existe uma razão econômica para isto, costumam ter os custos menores, eliminam a necessidade deslocamentos de colaboradores e seus riscos, além de serem mais fácilmente implementados.
Basicamente é isto o que entrega um bom Curso de Liderança.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br