Ética e Corrupção – Palestra sobre Ética


Ética e Corrupção – Palestra sobre Ética.

Esta pergunta não poderia faltar, ao final da Palestra sobre Ética, afinal nada é tão agressivo ao senso ético e é um dos temas que mais, nós brasileiros, temos debatido nos últimos anos :

Porquê tanta corrupção. Como combatê-la?

Vamos entender primeiramente o que é a corrupção.

Podemos entender que é a ruptura com uma co-autoria. Daí o termo CO- RRUPÇÃO. Ninguém é corrupto sozinho. Pode realizar uma ruptura sozinho, mas co-ruptura, somente com mais alguém, seja um indivíduo ou um grupo em co-autoria à esta ruptura.

Se lembrarmos um pouco da Palestra sobre Ética, veremos que a ética tem uma dimensão coletiva, de grupo. Imagine que um grupo, após seus debates e esforços para decidir sobre um determinado tema, que terá consequências no convívio deste mesmo grupo, decida por uma conduta, por uma norma coletiva à que todos terão de se submeter para que o convívio seja possível.
Muito bem a corrupção acontece quando alguns indivíduos resolvem desprezar esta norma, ou regra, definida pela coletividade e decide agir por conta própria, desprezando os efeitos que sua conduta exercerá sobre a coletividade. É uma negação voluntária da norma, não importa que impactos terá na coletividade. É espontânea e pensada. Corrupção é deliberação e escolha.

 

Resumindo, é a falência da ética nos indivíduos que resolveram assim agir. Ou ainda o desprezo pela ética, ou ainda o desprezo pelo grupo e suas escolhas.
Não abordamos o tema corrupção na Palestra sobre Ética, pois o objetivo desta palestra empresarial é ensinar o que é ética e como fomentá-la em nosso dia à dia. Além do que o tema corrupção é tão complexo e de toque tão nevrálgico, que poderíamos dedicar uma Palestra Corporativa inteira para tratar do tema, mas entendemos o questionamento e esperamos ter cedido uma resposta satisfatória.
Porquê pessoas decidem ser corruptas ? Porque querem alguma vantagem para si e desprezam todo o resto. Encontram meios para agir assim e agem.

Nas Empresas.

Como combatê-la ?
Primeiramente ensinar aos colaboradores o que é ética, e uma Palestra sobre Ética já é um bom começo.
Em segundo lugar ter normas e procedimentos claros sobre como a organização vai funcionar. Pessoas estão na organização porquê escolheram e não foram coagidas para estar ali. Ao decidirem por alguma ruptura grave, como a corrupção, a melhor resposta que a organização pode dar é a Lei. Aonde não há ética, nada melhor do que a lei para colocar as coisas no seu devido lugar. Ou então tudo se desorganiza.

Utilizar-se de Empresas de Treinamento e Desenvolvimento constantemente para disseminar os valores da organização em toda a sua extensão, educação séria, seja ela corporativa ou não, é um dos fortes mecanismos de combate à corrupção
O Desenvolvimento de Lideranças aptas à promoverem a ética como um dos fundamentos da organização é vital. Investir fortemente no Curso de Gestão de Pessoas, que também trará procedimentos para uma melhor gestão na organização. Ter uma política de Compliance robusta e eficaz. Liderar pelo exemplo e eliminar, imediatamente dos quadros da organização, aqueles que resistem ao comportamento ético de não envolver-se em corrupção. Seja um alto gestor ou um colaborador, que neste caso só colabora para que a organização definhe ou até quebre mesmo.

Nós do Treinamento Empresarial não temos uma resposta definitiva, mas cremos que a orientação acima é adequada. Tínhamos a percepção de que, uma hora, este questionamento viria, e veio na Palestra sobre Ética, ficamos felizes, pois despertou este interesse e esperamos tê-lo ajudado com o tema.

Bom trabalho à todos, com ética.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br