Ética e Segurança no Trabalho

O que a Ética tem de relação com a Segurança no Trabalho?.

Ética é um destes conceitos que convivemos em nosso dia à dia e cujo significado preciso não é do conhecimento de todos. Fácilmente constata-se esta afirmação ao se perguntar à várias pessoas diferentes o que é ética. Terá tantas as definições quantas forem as pessoas á quem perguntou. Há a impressão comum de que ética cada um tem a sua, mas não é assim.

Valores éticos cada um pode ter um, porém a ética é um conceito único.

 

Afinal o que é Ética?

Temos então de pedir auxílio ao pensamento filosófico grego.
Ética vem do termo grego Ethos que significa aquilo que pertence ao “bom costume” ou “costume superior”.
Este conceito não nasceu abruptamente no pensamento grego, foi sendo gestão ao longo do tempo. As primeiras menções registradas que chegou até nós, da preocupação grega com o Ethos, vem da poesia gnômica por volta do séc VI AC expresso como a preocupação sobre a melhor forma de viver, uma proposição filosófica individual, voltada ao indivíduo e sua forma de viver.
Com o tempo, o pensamento grego foi gestando um novo pensamento sobre o Ethos e este termo foi assumindo a proposição coletiva, ou seja, agora a Ética passaria à ser elaborada como a reflexão para se descobrir a melhor forma de convívio, um espectro novo e coletivo para se pensar o Ethos.

Muito bem, como consequência natural desenhou-se a ética como a conhecemos nos dias de hoje, cuja interpretação pode ser entendida como : O Esforço intelectual que os indivíduos realizam para descobrirem, decidirem, qual a melhor forma de convívio com seus semelhantes. À este esforço damos o nome de ética. Os valores gestados por este esforço são chamados os valores éticos do indivíduo.
Quando vários indivíduos realizam este esforço, coletivamente, o resultado é o alinhamento ético, ou alinhamento de valores éticos porquê foram resultados de um esforço ético.

Por esta razão afirmamos a ética é um conceito único e encerrado em si mesmo. Ética é este esforço intelectual. Já os valores éticos são os resultados obtidos com este esforço e cada um pode ter um diferente do outro.

Muito bem, já entendemos o que é ética, mas o que ela tem de relação com a Segurança no Trabalho?

Ética e Segurança no Trabalho.

Muito bem, se você já assistiu à um Curso Profissionalizante sobre segurança no trabalho, deve ter ouvido o Instrutor de Treinamentos realizar diversas afirmativas sobre os impactos negativos que um acidente de trabalho pode ocasionar ao profissional e à empresa contratante. Dentre estes impactos estão os de ordem financeira e os de ordem pessoal.

Acontece que um dos fortes indutores de acidentes de trabalho é o stress do colaborador. Qualquer que seja a fonte do stress, pode disparar comportamentos que resultem numa maior exposição à acidentes nas organizações. Vamos à alguns exemplos de indutores de stress nas organizações que ainda são comuns :

  • Assédio Sexual.
  • Assédio Moral.
  • Pressão Excessiva por Resultados.
  • Jornadas de Trabalho Exaustivas.
  • Racismo.
  • Preconceitos de Gênero.
  • Abusos de Poder.
  • Entre outros indutores de stress.

Reparou que todos são problemas éticos?

Neste cenário entra no cardápio da avaliação comportamental a questão da ética no ambiente de trabalho de uma forma muito evidente e o esforço ético passa à ser a resposta à perguntas :

Será que existe uma forma melhor de convivermos no ambiente de trabalho que não passe pelo assédio moral, pelo excesso de pressão, pelo abuso de poder, pelos preconceitos de gênero etc..?

A resposta politicamente correta é mais do que óbvia. Então porquê estes indutores de fortes stress continuam acontecendo? A resposta é simples e ainda incomoda.
Significa que muitos colaboradores ainda não realizam o esforço pessoal, intelectivo para que se descubra a melhor forma de convivermos em nosso ambiente de trabalho. Como consequência do desprezo por este esforço acabam por submeter outros colaboradores à um forte stress. Este stress, geralmente impacta em seus comportamentos que podem expô-los à acidentes com maior frequência se comparado à outros colaboradores que não são obrigados à conviverem com este stress. Pessoas pouco éticas, acabam sendo indutores diretos do stress e das mudanças comportamentais negativas e indutores indiretos de acidentes de trabalho.

Assim a Ética e seu exercício honesto tornam-se importantes fatores inibidores do stress e, por consequência, uma menor exposição à acidentes de trabalho.
Há inúmeros estudos, acadêmicos e empresariais, que apontam para um resultado importante e grave. Em ambientes nos quais não acontecem comportamentos éticos a incidência de acidentes, afastamentos e problemas de saúde são maiores do que ambientes mais controlados sob a abordagem ética.
Ética não é assunto para acadêmicos ou advogados. Ética é assunto para pessoas que convivem e procuram a melhor forma de convívio, seja no ambiente corporativo ou social. No ambiente corporativo a segurança no trabalho e o que a facilita ou dificulta também é uma questão ética. É um problema que todos tem de resolver e se todos tem de resolver aí está seu caráter ético.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br