Acredite na Ética

Liderança – Ética – Prosperidade.

Olhe para todas as pessoas à sua volta e as observe.
Todas estão à procura de algo. Algumas mais claramente do que outras mas, inevitavelmente, todas estão à procura de algo.
Uma das grandes nuances da liderança é a percepção do que as pessoas à sua volta estão procurando e o link, o caminho que poderá construir com elas, a possibilidade de ajuda-las à chegarem aonde pretendem chegar. Não é qualquer líder que tem este compromisso com a vida e nem soft-skills com este alcance.

De fato, o que vemos demasiadamente e exacerbadamente, nas elaborações em torno da liderança, é a promessa do sucesso baseada na aplicação de regras simples e replicáveis por todo e qualquer indivíduo. Se liderança fosse assim, bastaria um ou dois finais de semana numa imersão qualquer e bingo!!! Uma enxurrada de líderes seriam gestados todos os dias para qualquer que seja a atividade ou o ambiente que compartilham com seus semelhantes.

Porquê não é assim? A resposta é uma palavra curta e bem pequena mas cujo significado é de uma enorme complexidade : Ética.

 

Então falaremos sobre ética. Não com a autoridade dos filósofos e acadêmicos. Falaremos como se estivéssemos num bate papo com você.
Já reparou que Ética é um destes conceitos que permeiam a vida de todos e em quase todos os momentos, porém se perguntar o que é Ética para diferentes pessoas acabará por obter conceitos diferentes de quase todos?
Esta é uma das características de conceitos complexos.
Ao estudar a liderança ao longo do tempo, tanto no ambiente corporativo quanto no social, perceberá facilmente que as faltas éticas foram responsáveis pela demolição de inúmeras lideranças. Quer se surpreender? Faltas éticas demoliram muito mais líderes no ambiente corporativo do que a falta de resultados.
Como consequência liderança e ética tem uma relação intrínseca, sutíl e intrínseca.

Faltas Éticas no ambiente corporativo e grandes prejuízos.

A maioria dos grandes escândalos empresariais dos últimos 30 anos desenharam um cenário, icônicamente, revelador e aqui estamos falando somente dos escândalos que provocaram perdas estratosféricas de dinheiro, empregos e instituições. A soma é de um valor inacreditável, vamos à alguns exemplos :

  • Barings (1995) – U$$ 1,4 Bilhões.
  • Enron (2001) – U$$14 Bilhões.
  • Bolha das Empresas Pontocom – U$$ 37 Bilhôes.
  • Parmalat – U$$ 14 Bilhões.
  • Caso Madoff – U$$ 50 Bilhões.
  • Fraude VW – U$$ 2 Bilhões.
  • British Oil – U$$ 55 Bilhões.

A lista não para, basta uma rápida pesquisa para chegar à algo bem mais assustador. Somente estes 7 casos somam a inacreditável cifra de U$$ 173,4 Bilhões somente em prejuízos aferidos nem suas épocas. Há outro detalhe, prejuízos secundários, aqueles que acontecem depois de meses e que ninguém viu na época podem aumentar este enorme buraco em até 80%, foi o que as experiências acima mostraram com o tempo. O que são estes prejuízos secundários? Negócios que deixaram de ser realizados posteriormente, impactos sociais, depreciação de patrimônios, investimentos podres de longo prazo que estavam no nome dos acionistas, projetos cancelados etc…

O que impressiona é que lá na origem, as primeiras alavancas que acionaram este desastre todo, para quem estudou os casos com maior profundidade, são falta éticas.

Aaahhh não poder ser!

É !! Também ficamos com os cabelos arrepiados, mas é isto mesmo. Ética é uma destas coisas de impacto tão poderoso que seu pleno exercício, que não é fácil, redunda rapidamente em prosperidade.
E sua falta, sempre, inevitavelmente e fatalmente acaba em desastres. Além das tragédias acima, olhe para nosso país e verá o quanto de prejuízo e atraso temos por faltas éticas na gestão pública e na vida social.
Tal o impacto da ética ou de sua falta.

Poder – Delicadeza e Responsabilidade.

Se tal é o poder da ética, vamos, numa reflexão bem particular, à ela.

Ética é coisa exclusivamente dos seres humanos. Se tal coisa com este poder todo é exclusiva do ser humano. Tal é o poder humano também.
Mas como dissemos ética não é fácil de ser produzida nos relacionamentos, quaisquer que sejam. Exige maturidade, percepção coletiva e reflexões, muitas. Mas a ética tem o poder de mover multidões em torno de uma idéia, em torno de conceitos e em torno de aspirações. Já a falta dela elimina quase que instantaneamente este poder. Não é à toda que maus políticos tem horror quando suas mazelas são descobertas pela opnião publica, pois a falta de ética é a mais eficaz e rápida demolidora de líderes que existe.

Tal é a delicadeza da construção ética.

Aqui chegamos à duas abordagens interessantes, em nossa reflexão. Poder e Delicadeza.
O que, exatamente, demoliu as lideranças nos casos que mencionamos acima? E demolirá em muitos outros casos que você ainda observará. Estes senhores tinham o poder para as tomadas de decisões graves de todos os matizes possíveis em sua gestão. Só não tiveram a percepção da delicadeza que tal poder exige dos homens que estão em posição de liderança. Por falta desta delicadeza, cometeram graves faltas éticas e estas, por sua vêz, fizeram o resto do serviço ao acionar alavancas que geraram forças absolutamente negativas aos negócios sob sua responsabilidade. Tão negativas que a maioria dos negócios sucumbiram e quem escapou, saiu com uma mancha em sua história corporativa, impossível de ser apagada.

Aqui chegamos à trêz abordagens interessantes, em nossa reflexão. Poder (impacto), Delicadeza e Responsabilidade. Bingo !!!!!
É o que a ética exige de todos nós, não é?
Abra mão de apenas uma delas e diga adeus à ética e, também, a prosperidade. Por consequência adeus à liderança.

Porquê compartilhamos com você esta reflexão?

Temos uma maior sensibilidade quando ministramos a Palestra sobre Ética, afinal falar de ética é falar de nós, seres humanos. Somos estudiosos da ética e da liderança e temos algum poder para tratar destes temas. No exercício deste poder procuramos causar o impacto da reflexão sobre estas duas questões importantes e temos a delicadeza de dedicar nosso tempo para publicar matérias que tragam algum valor para quem as lê. Faz parte de nossa responsabilidade como elementos desta grande comunidade global-hiperconectada e cada vêz mais interdependente.
Procuramos, também fazer disto o nosso meio de vida, afinal fazer o que se gosta é uma das formas possíveis para que a felicidade bata à nossa porta.
Em nosso portfólio temos, além da palestra sobre ética, a Palestra de Liderança e a palestra sobre o amor, tema este que dedicaremos às próximas publicações.
Como Empresa de Treinamento Empresarial e Desenvolvimento de Liderança cabe à nós, além da transmissão de conhecimento, despertar interesses, insights e reflexões. Enxergamos que o treinamento para empresas, antes de tudo, é o treinamento para pessoas e pessoas podem e devem ser éticas. Todos ganham com isto, todos prosperam e todos, tenha certeza, serão mais felizes.
Empresas e pessoas não precisam passar por isto o que mostramos acima. Estes exemplos ficam na memória para que possamos revisitá-los sempre para que não se repitam mais. Não se esqueça que estes desastres foram construídos por mentes humanas, não aconteceram sozinhos e foram resultados da falta de ética.

Ética não é fácil, mas é possível e melhor ainda, é possível para todos. Acredite nisto.
Abraço à todos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br