Falhas do Líder – Treinamento para Líderes


Desconstruindo um Mito Corporativo – Treinamento para Líderes

Enviada em 01/08/17 :

É comum ouvirmos no Treinamento para Líderes que demitir pessoas reflete a falha, ou fracasso do líder para com aquela pessoa, explique melhor esta questão.

Esta afirmação é, dentre várias, mais um mito corporativo. Vamos explicar porquê.

Por melhor que seja o líder e por melhor que seja o Treinamento para Líderes que tenha realizado, não controla-se o interesse que as pessoas tem para as suas vidas. Pessoas nutrem diferentes interesses de desenvolvimento o tempo todo e estes interesses mudam à medida em que a vida vai acontecendo.
O que pode se desenhar como falha do líder ao demitir um colaborador, é o fato deste colaborador ter interesse em participar do negócio, mas não ter um desempenho que o mantenha no negócio. Nesta situação o que falta para o colaborador é capacitação, preparação para que possa desempenhar bem seu papel. Quando o líder não está atento á isto, certamente falha como líder.

 

Mas defender a afirmação inicial como definitiva é um enorme erro. Pessoas podem ou não estar interessadas em participar deste ou daquele negócio em função de suas aptidões, crenças, gosto ou mesmo empatia.
Claro que a organização tem de realizar o esforço para ser atrativa, mas atraindo pessoas que querem fazer parte do negócio, que identificam-se com a atividade da organização e querem comprometer-se com o negócio, impulsionadas pela sua identificação.

Pode ocorrer também que pessoas estejam numa determinada empresa, porém com projetos pessoais para o futuro que as levem à se desligar da organização, isto não é nenhum problema para a liderança, desde que haja fair-play e esta transição seja planejada entre o líder e o colaborador.
Neste caso, desligar alguém da organização não é nenhuma falha, muito pelo contrário, é uma forma de ajudar o colaborador num projeto pessoal e substituí-lo por outro que tenha mais identificação com o que a organização oferece. Pessoas vem e vão nas organizações o tempo todo, se assim não fosse, a organização seria um lugar estéril e fadada à obsolescência.

Algumas Empresas de Treinamento e Desenvolvimento defendem algumas idéias, como este caso, por falta de conhecimento, ou profundidade em saber como funciona o ser humano e seus momentos. Ao receber qualquer afirmação como definitiva, é oportuno nos aprofundarmos quando o que foi proposto não cai muito bem. O Treinamento e Desenvolvimento de Líderes não tem todas as verdades sobre a liderança, é um esforço, um deslocamento no saber e sujeito à reavaliações.
Abrimos a academia exatamente para dirimirmos uma série de dúvidas que o Treinamento Empresarial, por melhor que seja, pode deixar nas mentes dos treinandos. Perceberá que qualquer Treinamento para Líderes não esgota o tema, principalmente um tema tão sofisticado quanto a liderança, basta um breve olhar sobre como o Treinamento para Empresas se desenvolveu nos últimos anos, não foi defendendo verdades absolutas, mas se adaptando e propondo novas abordagens, à medida em que nosso conhecimento avança.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br