O que faz um Treinamento para Líderes?


Recebemos este questionamento em 03/07/2017:

Sempre achei que o Treinamento para Líderes não forma verdadeiros líderes e continuo achando, gostaria que comentassem sobre minha percepção.

Sua afirmação está correta, mas temos de entender esta proposição com um olhar amplo. O Treinamento para Líderes, realmente não forma líderes. Temos de entender, então, o que faz, afim de evitamos interpretações negativas para esta percepção.

Antes, temos de entender o porquê existem tantos Treinamentos para Líderes disponíveis. Depois disto entenderemos sua função, pois se não foram líderes, existem para qual propósito?
Muito bem, vamos à uma constatação contemporânea. O desenvolvimento empresarial já não acontece sem as lideranças. Ao observarmos a história, vemos que os líderes estão na base de todos os momentos de mudanças que resultaram em desenvolvimento, em qualquer que seja a área da atividade humana e nas organizações não é diferente. Organizações são coletividades, algumas maiores do que outras, mas coletividades.
Os avanços coletivos desenhados em nossa história tem, direta ou indiretamente, a participação fundamental de lideranças. Cremos que, muito resumidamente, lhe respondemos o porquê as organizações tem uma demanda contínua por lideranças, elas resultam em desenvolvimento, e desenvolvimento é o que toda e qualquer organização é ávida por atingir.

 

Muito bem porquê uma Empresa de Treinamento Empresarial concorda com você quando afirma que o Treinamento para Líderes não forma Líderes ?
Porque o conhecimento em torno da liderança já nos proporciona esta visão. A liderança, nas organizações, só acontece se reúnir uma série de condições para que aconteça, não são poucas e ainda por cima são dinâmicas, modificam-se com o tempo, dentre as que são mais sensíveis às organizações podemos identificar:

  • Conhecimento e Habilidades Técnicas relativas à atividade que se ocupa, comumente chamadas de hard skills.
  • Capacidade de Gestão de Pessoas e o que as coletividades proporcionam de desafios comportamentais, comumente chamadas de soft skills.
  • Oportunidade, circunstancialidade que exige alguém com estas características de hard-skills e soft-skills.

 

De uma forma, simplificada, quando isto acontece, há a possibilidade da liderança se manifestar. Mas ainda há a interferência das escolhas do aspirante à liderança. Nem todo mundo deseja assumir posições de liderança, isto é deliberação, já testemunhamos isto acontecer. Acontece em função de orientações pessoais, projetos pessoais ou de outro espectro da vida privada. Nem todas as pessoas que poderiam liderar, lideram. Quando reúnem estas condições mas tem outros interesses pessoais podem, por escolha, afastar-se do ambiente, é natural e acontece mais do que imagina.

Muito bem, isto posto podemos dar uma resposta concreta.

O que o Treinamento para Líderes entrega é o conhecimento (Soft skills + Hard skills) para que o indivíduo possa liderar, caberá à sua deliberação se irá colocar este conhecimento à serviço da coletividade ( da organização ) ou não. Claro que a organização procura sempre treinar os indivíduos que estão mais comprometidos com o negócio, mas pessoas mudam, contingências mudam e algumas vezes, mesmo treinando pessoas aptas, comprometidas e que querem liderar, a liderança não acontece. Por reorientação do próprio indivíduo, por problemas pessoais graves, mudanças de cenários ou outra razão qualquer.
Percebe, então que a formação de líderes é um movimento estratégico que tem suas complexidades circunstanciais e humanas. Uma Empresa de Treinamento Empresarial afirmar que entrega líderes para qualquer organização é uma irresponsabilidade, o que o Treinamento para Líderes faz é preparar pessoas para a liderança, mas existem outros fatores ( como expusemos acima ) que influenciam este processo.

O Desenvolvimento de Liderança é permeado destas nuances, que devem estar previstas no Treinamento para Empresas que se dispõe levar à cabo, com o seu cliente, o Treinamento para Líderes, senão nutrem expectativas que podem, não ser cumpridas e acabam por falhar e prejudicar o próprio negócio.
Sua afirmação está, matematicamente correta o Treinamento para Líderes não forma líderes, mas prepara as pessoas para a liderança, se irão liderar ou não, correrá por conta de suas decisões e das oportunidades que irão ter, ou criar, para que isto aconteça e de algumas condicionantes circunstanciais como expusemos acima.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br