Treinamento in Company e Outros Formatos


Treinamento in Company é o melhor formato?

A pergunta que responderemos hoje para a Academia é : Por que escolher um Treinamento In Company em detrimento de outros formatos, quais vantagens e desvantagens comparativamente?

Muito bem é uma pergunta cuja resposta é circunstancial. O Treinamento In Company não pode ser considerado o melhor formato para uma organização se desprezarmos alguns parâmetros de escolha. Aliás não podemos afirmar que existe um formato de Treinamento Empresarial que seja o ideal para qualquer organização. A organização escolhe qual o melhor formato em função de suas necessidades e circunstancias, vamos à alguns exemplos.

Imagine que a organização tem um cronograma de treinamentos para um grande número de profissionais e não pode atrasá-lo em função de demandas da própria organização como disponibilidade de verbas da matriz, lançamento de produtos ou algum outro projeto importante que estará conectado com o que se apresentará no Treinamento Empresarial que necessita. Some-se à isto o tempo escasso para a elaboração de algo mais clássico como uma grande convenção ou outro evento similar.

Para esta situação, o Treinamento In Company é uma solução bastante eficaz, pois economiza tempo, não subtraí um número grande de colaboradores do ambiente de trabalho e tem uma flexibilidade enorme, comparado com eventos que dependem dos serviços de outros fornecedores como hotéis, transporte, seguros etc.. Além do menor custo estrutural. Não significa que será bom para todas as situações.

 

Agora imagine uma outra situação aonde a empresa irá lançar um produto e pretende dar um treinamento para clientes, distribuidores e potenciais interessados. Este evento pode acontecer num formato in company ?
Pode, mas geralmente não é acompanhado pelo impacto que um evento corporativo aberto ao mercado pode proporcionar, a organização pode não possuir as instalações para acomodar todos os convidados confortavelmente e as áreas de convívio e socialização, que são importantes nestes eventos, são mais limitadas. Nesta situação o Treinamento In Company pode não ser a melhor opção. Um hotel com estrutura voltada para eventos pode ceder muito mais qualidade estrutural ao evento do que um formato indoor.

Fica claro que não existe uma solução, em treinamentos, que seja boa para todas as situações, quem define qual o melhor formato é a demanda e a natureza do evento e não a disponibilidade do treinamento neste ou naquele formato. Por esta razão as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento criaram portfólios bem flexíveis que podem ser adaptados tanto ao formato in company ou um outro, um pouco mais sofisticado, sem perder essencialmente o que se irá transmitir e nem a qualidade do que será exposto.

A vantagem desta versatilidade toda é que, qualquer que seja o propósito do evento, deste um treinamento técnico até um treinamento conceitual, como o Treinamento para Líderes, podem ser acomodados em diferentes formatos sem que nenhum seja, necessariamente, melhor do que outro. Estes formatos não aplicam-se somente aos treinamentos, no que tange à Palestra Empresarial, esta pode variar da mesma forma e, também serão as circunstancialidades que definirão o melhor formato.

Resumindo, não existe uma receita para o Treinamento para Empresas, o que de fato existe é uma melhor acomodação entre formatos, situações, necessidades e objetivos. Uma boa análise prévia, que pode ser com uma prestadora de serviços de treinamento ou não, irá ajuda-lo qual a melhor escolha e que trará os melhores resultados para sua organização, seja um Treinamento in Company ou não.
Bom Treinamento à todos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br