Dúvidas na Primeira Escolha – Curso de Gestão de Pessoas

Como evitar erros na escolha do primeiro Curso de Gestão de Pessoas.

Esta questão assombra muitos colaboradores que estão envolvidos na escolha de um evento, principalmente do tipo Curso de Gestão de Pessoas. Por que este receio maior para este treinamento do que outros?

Vamos entender melhor. O que se espera deu um treinamento técnico para procedimentos de escritório ou sistemas de informação ou qualquer outro tema de origem técnica é a informação técnica, de qualidade, objetiva e transmitida de uma maneira didádica e não há outras expectativas importantes em torno deste evento. O tema é definido e o conhecimento que se pretende transmitir no treinamento, também é definido e mensurável com facilidade, portanto são treinamentos aonde não haverão grandes surpresas e nenhum sobresssalto indesejado. Para esta finalidade, as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento já são experts e poderão lhe proporcionar um material rico em qualidade e conteúdo.

Quando se trata de gestão de pessoas, este é um dos temas mais dinâmicos que envolvem a gestão empresarial, claro que existem técnicas para isto e geralmente orbitam em torno do mesmo espectro em suas abordagens, mas o formato do Curso de Gestão de Pessoas pode adquirir uma enormidade de variações e é exatamente esta característica que dispara o gatilho das dúvidas de quem pretende levar-lo a cabo. Qual formato ou modelo à escolher? Se já tiver alguma experimentação com o Treinamento Empresarial, não terá tantas dificuldades, mas se for marinheiro de primeira viagem a dúvida é grande, pois em sua primeira pesquisa encontrará fácilmente modalidades como :

  • Gamificação – Utilizam-se de jogos interativos pensados e formatados para treinamentos.
  • Programa de Mentoria – Utilizam-se de profissionais consagrados para dividirem seus exemplos com os treinandos.
  • Comportamentais – Exploram nuances do comportamento humano e experimentações lúdicas
  • On-Line – Encontrará um assortment enorme com estas características.
  • Enfim , não nos estenderemos para não aumentar sua dúvida, mas tenha certeza de que encontrará inúmeros formatos de Treinamentos para Empresas.

 

Diante de tal assortment é comum o receio, principalmente para os marinheiros de primeira viagem, em se fazer uma primeira escolha errada, inadequada.
É um receio honesto e deve ser levado em conta para não darmos uma primeira impressão ruim para o time. Daremos algumas dicas e, já antecipando, calibrar as expectativas é o primeiro passo ou seja, não querer impressionar de saída.
Já que temos a intenção de levar a cabo uma ação nova na organização, temos de entender melhor o que o mercado nos oferta e os primeiros movimentos serão para nos familiarizar com opções, conceitos para que possamos dar um primeiro e modesto passo com segurança.

Nossa orientação, na tentativa de ajudá-lo com o seu Curso de Gestão de Pessoas, e para contribuir que seu treinamento, mesmo que seja o primeiro, seja bom, é o seguinte :

  • Não é importante o formato do Curso de Gestão de Pessoas, mas sim qual o objetivo que pretendemos atender. Este é o primeiro e vital passo. Iremos realizar um treinamento! OK iremos, mas aonde queremos chegar com ele? Quais conhecimentos, que não temos hoje, deverá trazer para nossos colaboradores?
  • Este conhecimento será um diferencial para nossa organização? Por quê?
  • Como iremos experimentar este conhecimento, ou seja, levá-lo à cabo e transformá-lo em ações?
  • Como vamos acompanhar e aferir esta evolução?
  • Se for um marinheiro de primeira viagem, após responder estas perguntas que deve fazer à si mesmo e chegar à respostas honestas, por fim escolha um Curso de Gestão de Pessoas de modelo clássico, dialogado com suporte audio visual e dê preferência para os Cursos In Company que, normalmente, consomem menos recursos e tempo.
  • O modelo clássico, geralmente, não decepciona ninguém à não ser que o conteúdo seja ruim. Mas aí o problema não está no modelo, mas sim na falta de interesse no conteúdo programático antes da realização do curso, este erro esperamos que você não cometa. Examine o conteúdo programático para certificar-se de que atende suas demandas, antes da contratação e da realização do Curso de Gestão de Pessoas. Convide Empresas de Treinamento e Desenvolvimento para realizarem uma palestra demonstrativa dos seus conteúdos para sua organização. Pode ser curta de 1 hora ou um pouco mais, não é necessário mais do que isto. Como marinheiro de primeira viagem, procure um Curso de Gestão de Pessoas curto, que elabora sobre conceitos e não vai muito a fundo no tema. Existem vários Cursos in Company exatamente com esta proposição, a de mostrar alguns conceitos e proporcionar o primeiro contato com o tema para que, desenvolvimentos futuros possam acontecer com mais segurança.
  • Decida e faça seu treinamento, claro prepare bem o ambiente e faça uma divulgação adequada, a empresa que contratar tem de ser apta à lhe auxiliar. Se quiser um bom encerramento, pode adicionar uma Palestra Empresarial que aborda os mesmos conceitos que o Curso de Gestão de Pessoas desenvolverá.
  • Por fim, elabore e pesquise com os treinandos o que faltou nas atividades? O que poderia ter acontecido e não aconteceu durante o treinamento? Peça sugestões. Se adotar estas estratégias, poderá não ter um primeiro treinamento retumbante, mas não decepcionará e terá um subsídio bem melhor para a elaboração dos próximos treinamentos.

Realizar um Curso de Gestão de Pessoas não é nenhum grande problema se você seguir estes passos básicos, poderá até surpreender, mas surpreender não pode ser seu objetivo. Não tenha receio, tenha critério, poderá ter muita ajuda dos próprios treinandos que, dando um feed-back importante no pós-curso, lhe permitirão outros vôos em outros formatos, agora, com mais segurança e apoio.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br