Gestão de Conflitos no Treinamento para Líderes

Gestão de Conflitos no Treinamento para Líderes.

 

Em sua vida corporativa, certamente, você já passou por uma situação de conflitos ou testemunhou uma. Conflitos em coletividades são bem comuns, acontecem quando pessoas tem interesses diferentes em torno de algo, quando tem perspectivas diferentes, acontece por stress ou mesmo por empatia ou falta dela. Resumindo conflitos fazem parte da vida em coletividade.

O Treinamento para Líderes tem em seu portfólio, uma seção especialmente determinada para a Gestão de Conflitos e existe um motivo para isto. As consequências que conflitos podem ter numa organização são enormes e, muitas vezes, resultam em prejuízos para a organização que podem impactar gravemente em seus resultados. O Treinamento Empresarial desenvolveu técnicas para lidar com a questão dos conflitos que equacionam este problema no ambiente corporativo.

 

Em nossos dias, é raro o Treinamento para Líderes que não tem habilitação para ensinar aos futuros líderes como lidarem com esta nuance do comportamento humano que é um transtorno para a produtividade, excelência, equilíbrio e até resultados das organizações. Não existe o Desenvolvimento de Liderança sem a habilitação para o equacionamento de conflitos.
O Treinamento para Empresas definiu alguns passos, amparado pelo conhecimento acadêmico do funcionamento de um conflito e parte do princípio que sua solução está inserida na análise de cada etapa, em como se desenvolveu o conflito e como adotar medidas para que, uma vêz resolvido, não volte à acontecer na organização.

Você poderá encontrar alguma variação, dependendo do Treinamento para Líderes que realizar, mas resumidamente seguirá o roteiro abaixo e, para cada uma das etapas, uma técnica específica desenvolvida no treinamento :

  • Estágio 1 do Conflito – A Comunicação – A Estrutura – As Variáveis Pessoais
  • Estágio 2 do Conflito – O Sentimento e os impactos no ambiente.
  • Estágio 3 do Conflito – A Leitura das Intenções
  • Estágio 4 do Conflito – A Leitura da Intensidade do Conflito
  • Estágio 5 do Conflito – As consequências funcionais e consequências disfuncionais.
  • Estágio 6 do Conflito – Adoção de Medidas para a resolução do conflito e orientação de colaboradores

Esta abordagem é importante, pois é comum as lideranças terem de equacionar constantemente conflitos entre liderados ou no próprio sistema aonde estão inseridos e o Treinamento para Líderes deve preparar o profissional para lidar com eles, quando aparecerem.

O Curso de Gestão de Pessoas contemporâneo investe fortemente em técnicas de gestão de conflitos que permitam um melhor gerenciamento de pessoal e a redução de perdas e desgastes que conflitos podem gerar todos os dias na organização, a troca de colaboradores acontece somente em último caso, quando reincidências acontecem ou quando a gravidade do conflito é alta.
Uma das ações bem oportunas que dá um suporte interessante para a gestão de conflitos é a Palestra sobre Ética que orienta pessoas à construírem o consenso diante das demandas corporativas, que normalmente colocam-se acima das demandas pessoais, enquanto o profissional está no exercício de suas atividades.
Apesar deste esforço, o conflito ainda acontece muito nas organizações, mas à medida em que vamos desenvolvendo técnicas para lidarmos com ele e, constantemente, reciclando e promovendo o Curso de Gestão de Pessoas, devem diminuir tanto em incidência como em impactos para a organização ao longo do tempo.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br