Gestão de Pessoas e os Millennials

Millennials e o Curso de Gestão de Pessoas.

 

O Curso de Gestão de Pessoas prevê um dos mais sensíveis e delicados esforços que o ser humano pode assumir em relação ao convívio. Prever a gestão de pessoas sem tocar na questão do convívio, é assumir um Curso de Gestão de Pessoas nos moldes do livro 1984 de George Orwell, ou seja uma gestão fria, vazia e sem significados o que é herético se considerarmos o que já conhecemos do comportamento humano.

O desafio é achar um modelo ou formato que sensibilize pessoas. Para o cumprimento deste desafio, gestamos as abordagens comportamentais e as introduzimos em diversos formatos do Treinamento Empresarial e a fórmula deu muito certo durante um bom tempo.

Acontece que as gerações vão mudando o tempo todo e, atualmente, estamos diante de uma nova geração de super-informados que conhecem e tem acesso fácil ao que o ser humano gestou em quase todas as suas áreas de conhecimento, com boas chances já participaram de algum treinamento comportamental ou conhecem alguém que participou. Se nenhuma ou outra, acessam o You Tube e bingo !!! Tudo está lá.
Ao assistirem um Curso de Gestão de Pessoas, não estarão vendo nada de estranho, significa que já conhecem as fórmulas e formatos e muito pouca coisa representará novidade. As chances de isto ser fato, para muitos indivíduos, é enorme, para outros nem tanto, mas ainda há chances..

 

Como sensibilizar pessoas da nova geração ? Se um Curso de Gestão de Pessoas apresentar algo antigo, ou desatualizado, para uma geração ávida por novidades corre seriamente o risco de não construir significados para se desenvolver no que propõe. Para pavimentar esta ponte entre o obsoleto e o novo, nada melhor do que a inovação.
E inovação representa a realização de algo que ainda não foi realizado, senão não é inovação, é repetição.
Acontece que, no quesito Gestão de Pessoas, a inovação é muito mais difícil do que se imagina, porquê pessoas, sob uma determinada abordagem, podem ser consideradas como a expressão da vida em mutação e apresentar algo novo para um interlocutor com estas características é algo de uma sofisticação e delicadeza que o Curso de Gestão de Pessoas ainda não conseguiu criar, mas está esforçando-se para tal.

O pontapé inicial que as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento deram neste rumo foi a concepção das soft-skills ou a identificação de que as habilidades comportamentais começaram à pesar pra valer na balança da produtividade coletiva. As Empresas de Treinamento que ocupam-se do Treinamento para Líderes viraram seus portfólios, instantaneamente, para a abordagem deste novo conceito, uma vêz que as abordagens que não consideravam as soft-skills, simplesmente já não faziam mais sentido.
Quando isto acontece, o Curso de Gestão de Pessoas e o Curso de Liderança começaram à se fundir. Nos dias de hoje, se abordar ambos os temas separadamente, já não faz sentido. As novas gerações já aprenderam, para variar rapidamente, que não se lidera sozinho, apenas em coletividade e para contar com a coletividade nada melhor do que conhecer o que é a Gestão de Pessoas. Uma tendência de nossos tempos.

Parece que não, mas as novas gerações são mais sensíveis á questão ética, talvez pela sua super-exposição são mais críticos e ansiosos, o que submete qualquer Curso de Gestão de Pessoas á uma nova exigência. É comum ao ministramos cursos, recebermos feed-backs dos treinandos que resolveram pesquisar o que apresentamos e trouxeram novas dúvidas.

Além de uma satisfação com o que fazemos, pois houve o interesse em nosso material, mostram também que a nova geração simplesmente não aceita o que lhes é proposto sem a devida confirmação através de outras fontes. Isto mostra uma geração mais atenta ao que o ambiente oferece, se não trouxer alguma inovação em relação ao que sabem e não puder ser confirmada, simplesmente descartam. Esta geração é a que já chegou às organizações e estão à cada dia assumindo o comando empresarial.
De uma forma ou de outra, as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento estão indo bem, já perceberam esta mudança e procuram desenvolver seus temas em formatos mais adequados para esta nova geração nos diferentes eventos corporativos, seja o Treinamento Empresarial ou a Palestra Empresarial, o importante é que tenham interface com as novas mentes das novas gerações.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br