Ferramentas de Gestão de Pessoas – Cuidados

Curso de Liderança – Cuidados com Ferramentas de Gestão.

É muito comum num Curso de Liderança colaboradores das organizações receberem ferramentas para a gestão de pessoas, do tempo, de planejamento, de monitoramento, execução etc…
Isto é muito bom, pois existem ferramentas que se utilizadas adequadamente podem fazer a diferença na evolução do negócio. Porém esta profusão de recursos pode gerar uma distorção e o resultado acaba saindo ao contrário do que estas ferramentas propõe. As organizações que ocupam-se do Curso de Gestão Empresarial vão buscar nas fontes tudo o que há de novo no quesito ferramentas e recursos. Nada mais natural, é assim mesmo que as coisas vão evoluindo, mas tenha em mente que :

  • Nem tudo o que há de novo fará a diferença para o seu negócio.
  • Muitas ferramentas, mesmo que antigas, podem não dar resultados pelo seu uso inadequado e não pela sua obsolescência natural.
  • Algumas ferramentas seguem os mesmos padrões lógicos, porém com uma roupagem diferente, um formato diferente dependendo da Empresa de Treinamento que estiver trabalhando com a organização, no momento. Lembra-se da pirâmide de Maslow? Encontrará uma enormidade de suas variações, mas se verificar a original, verá que o conceito é exatamente o mesmo o tempo todo, e o importante são seus conceitos e não suas variações.

Não precisa fazer muita pesquisa, basta comparar o que era proposto em ferramentas, num Curso de Gestão de Pessoas há 5 anos atrás e o que é proposto hoje. Muita coisa mudou em formatos, mas muitas seguem os mesmos padrões construtivos e lógicos.

 

Este alerta é importante, pois vemos nas organizações a troca de ferramentas analíticas por novas ferramentas que proporcionam os mesmos dados, a mesma informação.
Ao investigar a origem desta iniciativa, acabamos por perceber que ferramentas antigas mal utilizadas são substituídas por novas ferramentas para a correção de um problema que não existia nas ferramentas anteriores, mas existia nas pessoas. Como resultado novas ferramentas para informarem o mesmo e pessoas que, também ,utilizarão as novas ferramentas inadequadamente.

Outro problema que detectamos em muitas ferramentas é a falta de links entre informações relevantes. Dados relevantes descolados de processos. Por exemplo, uma organização de transporte tem um indicador que está com o consumo elevado de combustível, mas não aponta qual a origem deste evento, aonde se está gastando mais combustível. Todos sabem que seus veículos passaram à consumir mais, mas não sabem os porquês, quais veículos, quais rotas etc..
Dados são importantes, mas só se servirem de fundamentos para a tomada de decisões. Dados que não influenciam em decisões, não passam de acúmulo de dados e entraves para a produtividade.

A única coisa que justifica a aquisição de uma nova ferramenta é a detecção de que a ferramenta anterior não consegue realizar o mesmo trabalho e com a mesma eficiência e esta leitura só é possível se a ferramenta anterior estiver sendo utilizada com excelência, em todo o seu potencial, senão trocaremos uma deficiência no uso de uma ferramenta por outra deficiência no uso de uma ferramenta nova. Uma conta de soma zero.
Não queremos também dissertar que ferramentas novas são apenas repetições de conceitos. Muitas não são mesmo e agregam valores importantes para a organização, por outro lado muitas não são e esta sensibilidade é importante antes de investir-se na aquisição de uma nova ferramenta de trabalho, seja analítica ou não.

O Curso de Liderança e Gestão de Pessoas de nossos dias é prolífico e estará sempre em busca de novas formas de se fazer uma boa gestão de negócios, o que redunda na aquisição de todas as ferramentas possíveis que estejam ao alcance de todos. O que serve para um pode não servir para outro, esta é a razão desta oferta exacerbada de ferramentas, mas nem todas as ferramentas novas são inovadoras, muitas vezes são apenas releituras, reedições de conceitos já conhecidos.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br