Os Ícones e o Treinamento para Líderes

Riscos do uso dos Ícones Corporativos.

 

Uma das nuances delicadas da liderança e que requerem cuidado de quem ministra o Treinamento para Líderes é o uso dos ícones reconhecidos da liderança como exemplos à serem seguidos por aspirantes à líderes.
Muitas Empresas de Treinamento e Desenvolvimento utilizam-se deste recurso, na melhor das intenções que é exemplificar, dar modelos ou referências em torno do tema.
Não é uma opção ruim, mas requer alguns cuidados, tanto quanto à didática quanto ao exemplo que se escolhe. Se determinados cuidados não forem adotados pela Empresa de Treinamento que estiver ministrando o Treinamento para Líderes, poderá ser um enorme tiro no próprio pé. Para expormos melhor vamos à um exemplo prático.

Em 2012 uma das mais renomadas Faculdades de Economia e Administração do Brasil convidou um proeminente empresário brasileiro, capa de revistas e assíduo frequentador dos badalados círculos sociais para dar uma Palestra Empresarial voltada à jovens empreendedores e jovens líderes. Hoje, em 2017, este empresário está no cárcere por envolvimento em corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro e suas empresas falidas.

Uma escolha errada. Claro, involuntária, mas errada. Por mais que tentemos esquecer o deslize, e achamos que devemos esquecer mesmo pois todos nós estamos sujeitos à erros, mas sempre ao lembrarmos deste evento, ficará uma lembrança negativa, de uma falha pela escolha errada do exemplo.

 

Ao escolhermos os ícones, acabamos por ceder parte da credibilidade do que estamos realizando para este ícone, afinal a função deste é corroborar o que está proposto através do seu exemplo.
Não estamos afirmando que a escolha pela exemplificação através dos ícones seja um erro, mas num Treinamento para Líderes esta escolha tem de ser muito bem pensada e qualquer que seja a escolha, deverá estar acima de qualquer suspeita e de histórico consagrado, ilibado ou as proposições que foram realizadas no treinamento podem ser danificadas ou mesmo, destruídas por um ícone mal escolhido.
Se quem nos lê dedica-se à esta atividade corporativa, ou seja o Treinamento para Líderes, tomar este cuidado é fundamental para o sucesso do que foi proposto. Se escolher um ícone para exemplificação, é melhor escolher uma obviedade do que assumir o risco da corroboração do aprendizado colada num exemplo de pouca credibilidade ou de credibilidade pouco conhecida.

Não raro, as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento cometem este erro, seja num Treinamento para Líderes ou num Curso de Gestão de Pessoas é comum a exemplificação através deste recurso. Se estiver inseguro ou não conhecer históricos, por estar no começo de suas atividades neste ramo de serviços, é melhor não dar nenhum exemplo e ater-se ao conteúdo teórico. Quando se fala em Treinamento e Desenvolvimento de Líderes, os históricos são importantes e os exemplos um ótimo recurso, mas exigem cuidados e conhecimento prévio, antes de serem posicionados como agentes validadores dos conceitos e do material apresentado.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br