Importância Estratégica da Segurança no Trabalho

Importância Estratégica da Segurança no Trabalho.

 

A Segurança no Trabalho sempre foi uma das preocupações das organizações. A boa manutenção da segurança no trabalho implica num número menor de acidentes (o ideal é sem acidentes), evita afastamentos e impactos econômicos indesejáveis para as organizações.
Porém em cenários hiper-competitivos, como o que vivemos, a incidência de acidentes de trabalho passa à gerar uma nova percepção nas organizações. Vamos entender melhor esta questão.
Uma nova abordagem para quem interessa-se em realizar negócios com as organizações nasce da globalização que trouxe empresas de todo o mundo para nosso ambiente negócios. Exigências como a isenção de trabalho escravo ou infantil passaram à compor as cartas de valores das organizações que monitoram seus ambientes e de seus fornecedores o cumprimento rigoroso destas exigências. A razão é objetivamente simples, a imagem organizacional não pode estar associada, em nenhum nível de sua cadeia produtiva ou de suprimentos, ao que eticamente é questionável na conduta humana.

 

Novas Exigências do Supply Chain.

Outro fator, de menor impacto, mas que acaba sendo um fator diferencial é a incidência de acidentes de trabalho que, normalmente dão indicadores negativos para as organizações aonde ocorrem.

Porquê?

 
Acidentes de trabalho recorrentes podem evidenciar alguns indicadores ruins como :

  • Processos inseguros. Processos que ainda não atingiram a excelência produtiva, instáveis ou que não amadureceram.
  • Custos elevados. Com afastamentos ou até ações judiciais por falta de segurança no trabalho. Impactando no custo do produto ou serviço.
  • Imagem corporativa negativa. Nenhuma organização deseja ter sua imagem associada à fornecedores que não tenham boa reputação.

Não incluem as cartas de valores das organizações, mas já passam à ser monitoradas pelo supply chain e pesam nas pontuações de classificação de fornecedores de muitas grandes corporações.
Neste cenário, o Curso Profissionalizante entra como suporte indispensável na formação de profissionais que estarão diariamente inseridos no ambiente produtivo e organizacional. Por esta razão uma das preocupações corporativas mais genuínas é o desenvolvimento humano e profissional dos colaboradores de qualquer organização. São estes profissionais que vão desenvolver processos mais seguros, estáveis e produtivos de maneira que impacte tanto sob espectro econômico, quanto sob espectro da imagem organizacional.

O papel do Instrutor de Cursos ganha uma nova exigência, não mais somente o de transmitir conhecimento mas traduzir aos treinandos a demanda contemporânea da organização. Não basta ter o conhecimento, é necessário agora uma visão mais gerencial que proporcione a conscientização dos impactos organizacionais que, de uma forma ou de outra, acabarão impactando na vida do profissional. Se observar bem, uma das demandas mais evidentes de qualquer organização é produzir com excelência e produzir com excelência é produzir sem riscos e sem acidentes. O objetivo além do conhecimento, é aplicá-lo com excelência, somente assim chega-se à liderança.

 


Fonte desta matéria : Mundial – Cursos e Treinamentos
Para mais consulte: https://mundialcursos.com.br/
Email: contato@mundialcursos.com.br