Fale com um Assessor: (0xx11) 96590-4955
   Suporte TrainerBr

Treinamentos – Por onde Começar?

In Company é o melhor formato para treinamentos?

Ao pensar num treinamento empresarial, certamente se esbarra sobre a questão, qual o melhor formato e quais vantagens de um treinamento in company comparado com outros formatos.
O que um formato in company proveria de vantagens em detrimento dos outros formatos?
A resposta não é tão obvia e lhe ajudaremos a refletir sobre o tema. Para fazermos esta reflexão com consistência, consideraremos que a análise temática, análise do conteúdo, construção lógica, análise financeira e preparação do time já são etapas vencidas e definidas. Temos então de nos focar nos objetivos a serem atingidos com o treinamento para sabermos se o formato in company poderá ou não ser a melhor opção.
Não entrando no mérito dos objetivos, e nem sua tipificação, imaginemos que os objetivos de um treinamento empresarial podem ser compreendidos do duas formas:

Motivacional (lúdica) ou
Aquisição de conhecimentos objetivos

Treinamentos Motivacionais ou Lúdicos.

Vamos refletir juntos!
Se o objetivo do treinamento for motivacional (ou recreativo), não vemos o formato in company como a melhor opção.
Existem experiências proporcionadas por empresas de treinamento, em locais especialmente preparados (hotéis fazenda, clubes, arenas etc..) que dão um resultado melhor do que um treinamento in company, pelo simples fato da quebra do rotineiro contato com o ambiente corporativo, apesar de proporcionado por um treinamento corporativo.
O ser humano responde às suas sensações e há portfólios preparados para trabalharem com estas sensações e, neste momento de abertura ou de acessibilidade, procuram transmitir conceitos e insights que podem ser importantes para a construção dos comportamentos.
Atividades coletivas simples como fazer rapel, rally, paint ball, trilhas ou outras quaisquer podem ser experiências lúdicas positivas e que dão ao time uma oportunidade para respirar um ar diferente e passar por experiências diferentes do cotidiano, muitas vezes desgastante ou até chato mesmo.
Sendo este o objetivo, não vemos as atividades lúdicas como inadequadas.

Treinamentos para Aquisição de Conhecimentos.

Por outro lado se o objetivo for a aquisição de conhecimentos (mesmo comportamentais como soft-skills ou gestão de conflitos por exemplo), uma experiência recreativa pode não ser a melhor alternativa e um treinamento in company costuma ser o mais adequado.
É senso comum que as atividades recreativas são importantes, entretanto promover apenas atividades recreativas pode acabar infantilizando o time. Há a necessidade de um certo equilíbrio entre atividades recreativas e atividades mais austeras, ou mais reflexivas.
Imagine que pretende por um processo de educação corporativa para a formação de lideranças, este é um caso bem bacana para expormos.

Durante o desenvolvimento deste processo, uma atividade recreativa pode ser bem bacana para a experimentação das relações, comportamentos e exploração de algumas nuances das personalidade dos trainees. Ao passo que, numa determinada etapa do desenvolvimento, quando o objetivo é o estudo e a reflexão sobre a liderança nas organizações ou explorar algumas ferramentas importantes de gestão, uma atividade mais austera é muito mais adequada para a aquisição de conhecimento e um treinamento in company pode ser a fórmula perfeita.
Outra enorme vantagem do treinamento in company sobre outros formatos é o seu custo e baixo risco. Imagine levar 30 pessoas de uma organização para um treinamento em outra cidade cuja distância é 50 Km.

Terá de providenciar transporte, locação do ambiente, seguro de viagem, alimentação, estadias em muitos casos, monitoramento, suporte e ainda há o risco de acidentes de percurso imprevistos. Não significa que não valha a pena, quando bem planejado vale a pena sim, entretanto no formato in company estes custos e riscos simplesmente não existem, o que o torna uma fórmula muito atraente.
Normalmente na seleção de pessoas para uma experiência outside há uma forte redução do número de participantes em função dos elevados custos, já no treinamento in company não há esta necessidade de limitação por estes motivos.

Experimentando o Treinamento Empresarial.

Muitas organizações e gestores nos perguntam: Nunca realizamos um treinamento empresarial e estamos em dúvida sobre qual a melhor maneira de começarmos?
Para minimizar os riscos, recomendamos o treinamento in company. Uma primeira experiência para o contato com a dinâmica do treinamento, reações dos trainees e outras percepções importantes como o primeiro contato com uma ação de educação corporativa, feed-backs etc…
Se nunca realizou uma ação de educação corporativa é importante também manter suas expectativas em baixa. Perceber que está num momento de aprendizado.
Vamos entender melhor.

Imagine que pretenda por um treinamento para líderes. É inteligente, como primeira experiência, a locação de um hotel fazenda sofisticado e a escolha de um portfólio prolongado (uma imersão de 5 dias por exemplo) sem uma experiência prévia em ações de educação corporativa, suas dificuldades e complexidades?

Ou seria mais inteligente acionar os líderes, assumirem que não estão familiarizados com ações desta natureza e que seria oportuno a experimentação de alguns formatos e conhecimento dos conceitos para que possam ir construindo, ao longo do tempo, um processo de educação corporativa que tenha interface com a organização? Sendo esta sua escolha, comece com o treinamento in company deverá navegar num oceano seguro. Na medida em que houver uma familiarização maior com as ações de educação corporativa, poderá adotar fórmulas um pouco mais complexas como imersões ou outros formatos.
Opções não lhe faltarão.

O que queremos lhe dizer? Não há uma fórmula que seja considerada a melhor fórmula. Um bom treinamento empresarial depende de tantas variáveis e não há um formato tão abrangente que elimine todas estas variáveis de uma vêz, e logo na primeira experiência.
Vá com calma. Como tudo na vida, a educação corporativa também é um processo de aprendizado.

 

Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br