O Tempo de Formação de Líderes – Curso de Liderança

Curso de Liderança e a Formação de Líderes.

Muito possivelmente, você que nos lê, já realizou algum treinamento, palestra, imersão, ou atividade similar, em torno do tema “Liderança e Desenvolvimento Humano.” Já deve ter percebido que liderança e desenvolvimento humano, tornaram-se temas contemporâneos de absoluto interesse no ambiente empresarial e social. Quando dizemos empresa, entenda toda e qualquer atividade humana, coletiva e orientada à um objetivo comum e específico.

Deve ter percebido também que, no momento da escolha de qual caminho à seguir, qual Curso de Liderança à escolher e qual organização contratar para levar à cabo o seu projeto esbarra numa dificuldade, inescapável, dos nossos tempos : O Excesso de Opções. Quase um interminável mosaico de literaturas, tendências e abordagens diferentes diante do tema.

O interesse do ambiente empresarial gestou esta profusão de idéias, estudos e teorias em torno do fenômeno liderança e a este estado de super oferta de treinamentos, palestras, simpósios, imersões e outros eventos, cujos propósitos são os mesmos : formar e preparar Líderes.
Esta profusão de tendências e procura enorme pelo Treinamento para Líderes para todas as finalidades que se possa imaginar foi gestando, ao longo do tempo, obras e conceitos de todos os matizes e o Curso de Liderança tornou-se um esforço constante e indispensável. O grande nó da questão é que o Curso de Liderança em nossos dias promete entregar líderes mas não entrega. A razão é icônicamente óbvia : quem não estuda os fundamentos, de qualquer tema, não entende do que se trata de fato este mesmo tema em sua profundidade e impactos no ambiente que o cerca. Um estudo superficial da liderança não forma líderes. Quem estuda a medicina superficialmente pode ser um paramédico, mas não poderá exercer a medicina e, não podendo exercer a medicina, não será médico. Com a liderança acontece o mesmo, liderança é experiência vivida e não conhecimento adquirido.

 

Para se entender melhor, imagine um Curso de Gestão de Pessoas, em seu formato slim que trata do tema mecanicamente ou seja diz o que é a gestão de pessoas, mostra tabelas, dá exemplos consagrados e algumas regras básicas.
O profissional que se submeter à este Curso de Gestão de Pessoas irá sair do curso sabendo como, de fato, fazer a Gestão de Pessoas ?
A resposta é não. Saberá que o esforço administrativo da gestão de pessoas existe, conhecerá alguns exemplos, algumas tabelas e algumas regras, mas esta expertise terá de desenvolver adquirindo outros conhecimentos sobre o tema e, principalmente, experimentando o que é a gestão de pessoas, suas dificuldades e soluções dinâmicas.

Com o curso de liderança acontece exatamente o mesmo. Não é à toa que o portfólio completo de um dos cursos corporativos mais concorridos da Harvard Business School, é o Curso de Liderança que dura 6 anos ao custo de U$$ 40.000,00 dólares/ano e não significa que o aluno saíra deste curso sendo um líder. Se ainda procurar por Treinamento para líderes, em formatos modulares em Harvard, facilmente irá encontrar :

  • Changing the Game – Duração: 6 dias – Custo: U$$ 10.750 dólares
  • Program for Leadership Management – Duração: 6 meses – Custo: U$$ 40.000,00 Dólares
  • Authentic Leadership Development – Duração: 5 dias – Custo: U$$ 10.750,00 Dólares
  • Entre outros…

O investimento neste Treinamento Empresarial não é pequeno, mas se não fosse compensador, as organizações não investiriam tanto neste tema. Se a HBS toma todo este tempo e investimento para o Desenvolvimento de Liderança, significa que lida com espectros bem mais profundos do que o senso comum pode imaginar.
O que os melhores Cursos de Liderança contemporâneos entregam, em seu formato In Company são os fundamentos, os conceitos e o conhecimento mais avançado do que se trata a liderança de fato e seu espectro no mundo empresarial. Daí para a frente é com a organização que absorve estes conceitos, resumindo, a organização conhece os conceitos e os fundamentos da liderança porém, como irá transformar este conhecimento e estes conceitos em ações que, redundem na liderança de seus colaboradores e da organização, demandará outros passos.

Estes passos são experimentações, construção diária, mais tempo e mais conhecimento. Liderança é dinâmica, é construção e o Curso de Liderança não pode ser diferente do objeto, o qual estuda.

 


Fonte da Matéria : TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br