Auto Ajuda – Curso de Liderança


Curso de Liderança – Nem tudo lhe agradará.

Pergunta enviada em 05/07/17 :

Minha última experiência num Curso de Liderança foi das piores. Um curso de 8 horas aonde tudo o que foi apresentado tinha a cara de material extraído de livros de auto-ajuda. Foi a orientação de meu gestor que achou o curso ótimo, então participei do curso com outros colaboradores que até gostaram, mas, em meu julgamento foi um curso ruim. Devo dar um feed-back negativo para meu gestor ? Ou devo ser político para não gerar desconfortos?

Parece que a resposta que nos pede é uma decisão de cunho pessoal.
O que podemos orientar será baseado que você tem um bom relacionamento com o seu gestor e espaço para um diálogo honesto. Se sua percepção do Curso de Liderança foi esta mesmo, cremos que o melhor caminho seria realmente dar um feed-back honesto para o seu gestor, que deverá levar em consideração suas percepções, mas não esqueça-se de dar consistência ao seu posicionamento.
Somente dar opinião de que gostou ou não gostou não seria um posicionamento de quem aponta para um determinado material que foi apresentado e que poderia ser de melhor qualidade.
Então faça uma nova visita ao material que foi apresentado e mencione quais pontos, em sua percepção, poderiam ser melhor trabalhados e proponha alternativas. Não significa que o curso de liderança tenha sido ruim, pois para alguns dos treinandos ele pode ter sido esclarecedor, portanto não se esqueça de que está dando sua percepção pessoal e não falando em nome de todos os treinandos.
Não comece seu discurso de que achou o curso ruim, mas que, em seu julgamento, faltaram melhores elaborações em torno do tema e quais foram, ou mesmo o que faltou, o que poderia ter sido mostrado e não foi. É uma das formas de você contribuir para que, ao escolher novos cursos, o material à ser apresentado seja melhor avaliado antes da tomada de decisão em se fazer o curso de liderança ou não.

 

Se você não tem uma interface madura com o seu gestor, não significa que tem de se isentar de dar seu feed-back honestamente, mas neste caso seja mais reticente, avalie somente positivamente ou negativamente, de acordo com sua percepção e espere seu gestor perguntar os porquês, não antecipando-se como no primeiro caso. Seja suscinto e objetivo, profissional, sem exageros e pontuando com clareza. Não parta para o debate.
Algumas considerações :
Antes de dar sua avaliação, tenha em mente de que o Treinamento Empresarial não sensibiliza todas as mentes, e quando sensibiliza geralmente não é do mesmo jeito.
Seu portfólio de conhecimentos em torno do tema pode ser maior do que o portfolio de conhecimentos do seu gestor, esta também é uma possibilidade.
Outra possibilidade à ser considerada é: O que motivou seu gestor à incentivar você e outros colaboradores à realizarem este Curso de Liderança foi a contemplação que seria bom para o time, como um todo. Não foi mencionado quantas pessoas participaram deste evento, mas parta do princípio que se, de um time de 10 pessoas, o treinamento foi bom para 9, significa que foi uma ação bem sucedida e adequada.
Sobre as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento de Liderança :
Nem todos os cursos de liderança são iguais e a razão para isto é que muitas empresas seguem portfólios e conceitos diferentes do que é a liderança, como consequência atendem á objetivos diferentes. Há também o fato do curso de liderança, especificamente, não ser uma atividade regulamentada, em nenhum de seus formatos, seja no formato de Cursos in Company ou outro qualquer, portanto encontrará bons materiais à disposição da organização e outros materiais não tão bons.
Nem tudo no Treinamento para Empresas é bom e nem tudo ruim. Não faça disto um problema, apenas pontue o que poderia ser melhor e melhorias poderão vir.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br