Conceitos e Dúvidas – Palestra de Liderança


Conceito percebido numa Palestra de Liderança.

Pergunta enviada em 05/09/17 :

Aprendi que o líder é aquele que faz junto com seus liderados. Porém numa Palestra de Liderança, recente, ouvi que o líder somente acompanha e monitora. Não concordo, acho que a responsabilidade do líder realizar junto com os liderados é justamente a postura que faz dele um líder. Qual a opnião de vocês?

Não vimos esta Palestra Empresarial para lhe dar um feed-back à respeito de como o assunto foi elaborado, mas podemos lhe responder esta questão com clareza. Muito possivelmente o palestrante que você assistiu pode conhecer os aspectos da Liderança Situacional. Não vamos aqui dar detalhes sobre esta abordagem da liderança por ser extensa e você poderá pesquisar posteriormente, mas vamos dar, de uma forma muito reduzida, alguns de seus conceitos para que você entenda o que pode corroborar a afirmação que nos pede que seja analisada. Caso o Palestrante não conheça o conceito de liderança situacional, não impedirá que sua resposta esteja no conceito.

A liderança Situacional divide os liderados, ou a equipe, sob 4 espectros de autonomia e sempre relativas à situação, ou a tarefa à ser executada. Esta leitura do líder pode ser corroborada por processos de avaliação e entrevista pessoal com cada liderado ao longo da vida corporativa. São estes os 4 espectros :

  • D1 – Os liderados são novos na tarefa e não estão preparados nem desejam tomar decisões em função de sua insegurança. Não têm as habilidades e conhecimento para a realização da tarefa e, por isso, pouca autoconfiança.
  • D2 – Os liderados já desenvolveram alguma experiência na execução da tarefa mas ainda têm dificuldades. Geralmente estão motivados mas necessitam de apoio.
  • D3 – Os liderados já possuem elevados conhecimentos e experiência sobre a tarefa porém sentem-se desmotivados para efetuar o que o líder lhe solicita.
  • D4 – Os liderados têm vastos conhecimentos sobre as tarefas e estão motivados para fazer o que lhe é solicitado.

Muito bem para cada característica de liderado o líder pode assumir um determinado perfil de liderança que chamaremos de L, sendo :

  • L1 – Direção para liderados D1
  • L2 – Orientação para liderados D2.
  • L3 – Apoio para liderados D3.
  • L4 – Delegação para liderados D4.

No primeiro caso, L1, o fazer junto é a demanda situacional do liderado. Neste momento o líder deverá realizar junto com o liderado para ensiná-lo a realizar suas tarefas e proporcionar-lhe a capacitação necessária para que adquira conhecimentos e, com o tempo, ganhe autonomia para suas execuções.

No segundo caso, L2, este estilo de liderança ocorre quando o colaborador conhece a tarefa, tem algum conhecimento mas ainda precisa de desenvolver-se aprofundando conhecimentos e adquirindo expertise. Neste momento o líder apóia e monitora a execução da tarefa dando mais autonomia ao colaborador à medida em que este se desenvolve.

No terceiro caso, L3, o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e continuar o aprofundamento de seus conhecimentos e dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas com um monitoramento mais adequado à autonomia do colaborador. Neste momento não há necessidade de monitoramento constante, pois o colaborador já está adquirindo a expertise na execução de suas tarefas.

No quarto caso, L4, ela ocorre quando os colaboradores possuem boa autonomia, liberdade, conhecimento aprofundado e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e apóia com menos frequência. Muitas vezes o colaborador tem autoridade para decisões de mudanças e esta autoridade é outorgada pelo líder.

Bem resumidamente estes são os pilares da liderança situacional.

 

Sua pergunta é interessante pois nem você e nem o palestrante que conheceu estão errados sob a ótica de uma abordagem situacional. O que corrobora a informação que você recebeu na Palestra de Liderança é a situação L4. O que corrobora o seu questionamento e lhe dá muito sentido, é a situação L1.
Não sabemos se houve oportunidade, ou tempo, para você conversar com o palestrante, muito possivelmente vocês estavam pensando em momentos diferentes da liderança e os dois corretos em suas afirmações, porém por estarem em momentos diferentes de análise, surgiu a sua justificada e correta dúvida.

É importante sua dúvida. Ao pensarmos no Desenvolvimento de Liderança não podemos assumir que fórmulas estáticas servem para qualquer situação de liderança. Há momentos em que o líder deve pegar o liderado pelas mãos e ensinar-lhe passo á passo o que deve fazer e ainda dar-lhe a devida capacitação para tal. Por outro lado haverão momentos em que a expertise do liderado, relativamente à tarefa à ser executada, é tão boa que o líder poderá simplesmente delegar e acompanhar os resultados, interferindo muito pouco em sua atuação, ou mesmo não interferindo.
É uma questão realmente circunstancial.

Cremos que mostramos a resposta que nos pede relativamente à Palestra de Liderança que assistiu. Porém ainda cabem algumas observações importantes. As Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que tem em seus portfólios a Palestra Empresarial também possuem abordagens diferentes no tocante ao conceito de liderança, por esta razão é que mostramos os fundamentos da liderança situacional, parece que pode ter sido a abordagem dada pelo palestrante, mas não temos absoluta certeza.

Ao participar de outras Palestras Corporativas poderá ainda esbarrar com outros conceitos que poderão aumentar ainda mais suas dúvidas. Para prevenir-se deste infortúnio, sugerimos que vá até os fundamentos da liderança. O que é fundamento não muda e se muda é porquê não é fundamento. Procure eliminar o que é roupagem cultural ou formatos diversos das idéias de liderança que encontrar e busque pelos fundamentos sempre. Observará que muitas coisas com proposição inovativa não passam de conceitos passados com roupagens novas.

A dica é : Vá sempre aos fundamentos de qualquer coisa. A resposta de todas as suas dúvidas estarão lá, lhe esperando.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br