Liderança e Metas

Curso de Liderança – Compromisso com as Metas.

Muitos gestores nos revelam durante o Curso de Liderança ou o Curso de Gestão de Pessoas que tem uma dificuldade enorme para que seus colaboradores entreguem as metas. Na maioria dos casos vemos 2 problemas que aqui queremos destacar.
Um deles é o problema da construção das metas e outro e de espectro um pouco mais complexo.

A construção das Metas.

Por incrível que pareça muitas organizações ainda não sabem como construírem suas metas de uma forma racionalizada e, principalmente, amparadas por fatos, análises e ações objetivas e constroem planejamentos estratégicos fadados ao fracasso. Basta uma bateria de 3 ou 4 perguntas básicas e vemos os planejamentos estratégicos de muitas organizações naufragarem.
O problema da construção das metas é tão visível que dedicamos uma série de publicações dedicadas ao conceito SMART que , além de fazer o escrutínio da técnica, corrige a maioria das imposturas que ocorrem quando colaboradores tem de entregar suas metas para a organização.
Abaixo está o link da primeira publicação e os demais links estão em cada publicação subsequente e seguindo a ordem que lhe fará entender muito profundamente o conceito SMART. Esperamos que estas publicações possam elucidá-lo sobre o tema :

 

Metas Bem Feitas

 

O Comprometimento com as Metas.

Indo para o segundo ponto de análise, este bem mais sensível, é a percepção da falta de comprometimento com a meta. Ouvimos sempre a mesma afirmação. Por que meu colaborador não é comprometido com a meta dele?
A resposta é simples. A meta não é dele, é sua.
Perceba que a meta é algo muito mais profundo do que você entregar um número à um funcionário e dizer à ele que a organização necessita daquele resultado de sua área de atuação, como consequência este é o seu objetivo. Isto nada tem de meta. Este conceito de metas precisa ser revisto.

Meta é algo próximo da aspiração. Podem ser a mesma coisa em diversos momentos, quando não são a mesma coisa, são coisas muito próximas. Quando você dá um número acha que está dando uma meta, mas no fundo não está dando nada mais do que um número. Um número vazio de significados.
Pessoas comprometem-se com metas somente quando vêem nelas o seu significado e o significado não tem nada de relação com a necessidade.
Necessidade é imperativo categórico, é o que lhe incomoda e é o que lhe provoca medo de não conseguir atender.
Significado é a razão interior, o símbolo que aquilo que pretender realizar traz para a sua vida. É o que lhe move por razões de espectro emocional, intelectual, amor ou qualquer outra coisa que não se consiga quantificar. É aspiração ou algo muito próximo dela.
Quando seu colaborador é movido pela necessidade tenha absoluta certeza de que é impulsionado pelo medo de não atender a necessidade. Uma tragédia para quem pretende realizar algo. Cada passo será um fardo, tudo será um obstáculo imposto pelo medo. A tensão estará à flor da pele e a criatividade comprometida por um turbilhão emocional horroroso.
Quando seu colaborador é movido pelas suas aspirações tudo é possível. Trabalha com ânimo e afinco, procura todas as formas de criatividade possível para atingir suas aspirações. Não desanima, gosta de realizar e tem fé em si mesmo para seguir adiante de qualquer dificuldade que possa surgir entre ele e suas aspirações.

Duas situações bem diferentes não acha?

Trabalhe antes dos números, antes das necessidades. Antes de tudo isto há o colaborador e suas aspirações. Aqui está o sucesso de suas metas esperando por você, o que vem depois são somente números e dados.

A Visão do Treinamento Empresarial.

Nós como Empresa de Treinamento Empresarial orientamos líderes e gestores á participarem ativamente da construção da meta de cada colaborador. Vemos que em muitas organizações líderes e gestores acabam por, confortavelmente, acostumarem-se à ficar em suas mesas aguardando seus colaboradores à entregarem seus estudos de metas para questioná-los e exercerem a famosa pressão para que as metas sejam maiores.
Ao assumirem este posicionamento estão tirando das mãos de seus colaboradores a responsabilidade das metas e trazendo-as para si. Sem o saber, este é o mecanismo que estão acionando e pior, quando metas não são atingidas são os primeiros à sufocar o colaborador pelo não cumprimento de uma responsabilidade que foi retirada das mãos deles.
Mecanismos humanos são assim, muitos não são o que parecem.
No Treinamento para Líderes, trabalhamos fortemente a questão das metas, exatamente por ser uma das maiores deficiências de colaboradores e dos próprios líderes.
Liderar hoje não é mais como liderar no passado, o Desenvolvimento de Liderança acontece nas mentes, nos relacionamentos, nas posturas e na dedicação que se tem com os liderados em qualquer momento, quem dirá quando estão tratando de uma ação tão vital para qualquer organização como a construção de suas metas?

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br