Liderança e Neurônios Espelho

Como Neurônios Espelho podem influenciar na liderança?

Os neurônios-espelho foram descobertos acidentalmente pela equipe do neurocientista Giacomo Rizzolatti, da Universidade de Parma, na Itália. Esta descoberta deu impulso à elaboração dedutiva de que se liderar pelo exemplo é uma das formas mais eficazes para a liderança acontecer.

Por que sorrimos quando vemos alguém sorrir? Por que ficamos sensibilizados quando a protagonista de um filme chora? Por que nos contemos quando vemos alguém com dor. Por que sentimos uma vontade, quase, incontrolável de bocejar quando alguém boceja? Afinal, o que nos leva a agir de acordo com o que as outras pessoas fazem?
Isso acontece porque, quando vemos alguém fazendo algo, naturalmente simulamos a ação no cérebro ou somos induzidos à reproduzir esta ação por empatia. Somos seres naturalmente empáticos. E quem é naturalmente empático procura repetir padrões comportamentais. Pode ser compreendido como um processo de aprendizado espontâneo, natural.

Mas o que isto tem de relação com liderar pelo exemplo?

 

Já ouviu que as abordagens de um Curso de Liderança podem ser meramente ideologias? É realmente podem, dependendo do conteúdo programático e de quão profundo se vai no estudo da liderança, realmente podem ser meras ideologias.
Se observar bem, verá que muitas Empresas de Treinamento Empresarial procuram fugir deste espectro procurando amparo acadêmico e conhecimento tácito em torno da liderança.
Uma destas abordagens é o estudo da empatia que acaba por desaguar no estudo e conhecimento sobre os neurônios espelho.
Torna a liderança mais natural e menos fruto de repetições intelectualizadas, que acabam por aproximar o conceito que temos de liderança à algo ideológico.

Quanto mais natural, mais perceptível e se perceptível é passível de estudos sistematizados ou científicos. Assim procura se desenvolver o Curso de Liderança contemporâneo, mas também outros cursos de espectro um pouco mais comportamental como o Curso de Gestão de Pessoas.
O treinamento para empresas está em seu melhor momento, em termos de amparo acadêmico e por autores respeitados. Existe uma profusão de obras e estudos bem realizados que dão suporte e subsídios para que o que seja apresentado no ambiente corporativo seja de procedência fidedigna ou fática, baseada em fatos e estudos. O Treinamento in Company leva até o ambiente empresarial, às dependências das organizações e para o maior número possível de colaboradores estes novos conhecimentos e, especialmente um deles, o estudo dos neurônios espelho dão uma maior credibilidade à crenças do tipo só se lidera pelo exemplo. Era crença no passado, mas que no presente encontra um eco importante e que solidifica este conceito sob uma abordagem científica.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br