Significados – Curso de Liderança

Curso de Liderança – Crenças Limitantes, o que você precisa saber.

 

Esclarecendo melhor uma das questões muito propostas no Curso de Liderança contemporâneo que é a questão das crenças limitantes. Primeiramente vamos ao que entendemos por crenças.

Resumidamente, crença é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção.

O que o Curso de Liderança procura propor é que um sistema de crenças pode ou não ser limitante à determinadas ações ou aquisição de novos conhecimentos. Inicialmente a afirmação é correta, mas esbarra na falta de aprofundamento que, os próprios treinadores não conseguem realizar em torno do tema por falta de arcabouço intelectual ou de informações.
Tanto é realidade, que a maioria de pessoas que nos escrevem sobre o tema já participaram de outros cursos de liderança ou outros formatos de Cursos in Company e saíram com mais dúvidas do que respostas, ou seja não entenderam muito bem o tema.

 

O que se vê muito no curso de liderança mediano é a exacerbação de uma afirmação, teoricamente correta, e por falta de aprofundamento em torno do tema, ao invés de mostrar mecanismos para que pessoas possam compreender melhor do que se está tratando, parte-se para o proselitismo e o resultado é que não há resultado.
O que você ouvirá muito pouco no Treinamento Empresarial e que lhe falaremos claramente é que você só muda uma crença, que pode ou não ser limitante (isto de fato pouco importa), por outra crença. É impossível para o ser humano trocar uma crença por nada, seria uma perspectiva suicida ou o esvaziamento de sua capacidade intelectiva.
Mas, qual o processo de mudança de crença ? Que alavancas devemos acionar para que mudemos de uma crença para algo melhor, mesmo que seja outra crença? Que riscos há neste processo? Porquê fazer isto, se estou satisfeito com minhas crenças? Esta é a reação das pessoas que resulta da postura de se fazer prosélitos, ao invés de explorar os mecanismos do comportamento humano.

O mecanismo é absolutamente intelectivo, por esta razão o Curso de Liderança mediano tem várias dificuldades para lidar com esta questão, mas em síntese podemos afirmar que pessoas só mudam suas crenças se encontram significados para muda-las. Caso contrário, simplesmente, não acontece. Mas esta afirmação parece que complica um pouco mais a questão e redundamos em outra questão : Como dar significados para outra pessoa?
A resposta é : Você não consegue dar. O máximo que conseguirá é ajuda-la à encontrar seus próprios significados, se for um líder muito bem preparado, tanto num bom curso de liderança, quando num bom Curso de Gestão de Pessoas.
Liderar as novas gerações, pode ser entendido em ajuda-los á construírem os significados que terão para mudar suas crenças para algo melhor, mesmo que sejam outras crenças, e assim por diante. Este processo é dinâmico e sempre haverão crenças à serem desenvolvidas, modificadas, substituídas por algo melhor. Quando isto não acontecer mais, a evolução chegou ao seu final. O indivíduo não se desenvolve mais, por enquanto, ainda utópico ou seja perfeição.
Esta é uma das demandas contemporâneas e um desafio para as Empresas de Treinamento e Desenvolvimento, é a questão das crenças limitantes. Outro dado importante é que não é somente você que nutre suas crenças, limitantes ou não. Líderes também tem suas crenças e podem ser obstáculos para a liderança tanto quanto suas crenças podem ser um obstáculo para o seu desenvolvimento.
A saída, sempre dinâmica, para este estado de coisas é juntos sempre procurarmos a construção de novos significados para fazermos o que fazemos e desenvolvermos o que podemos desenvolver. Esta construção não é rápida e nem isenta de esforços, exige maturidade e tempo, mas sempre dá excelentes resultados para pessoas e organizações que, nada mais são do que o fruto da reunião de pessoas em função de seus significados para ali estarem.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br