Liderança e Soberania

Curso de Liderança – Soberania.

Uma das questões nevrálgicas em todo Curso de Liderança é sobre delegação, autonomia e soberania. Exige uma abordagem sensível e mentes amadurecidas para a compreensão de como o mundo corporativo lida com esta questão.
É muito comum vermos nas empresas líderes delegarem responsabilidades à colaboradores e interferir nas decisões destes, e muitas vezes desestimulando-os à assumirem mais responsabilidades, uma vêz que, estes, sabem que poderão ter suas decisões novamente sensuradas. Uma reação emocional que leva o colaborador à letargia de decisões, nutrindo pensamentos como : Se minhas decisões estão sob censura, que fiquem então por conta de quem censurar, ou seja, os líderes.

Muito bem esta postura revela um conceito de soberania não compreendido por liderados, mas também não compreendida pelos líderes. Vamos primeiramente entender o que é soberania e pedir ajuda à Jean Bodin (1530-1596).

  • Soberania refere-se à entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna do sistema aonde está inserida. Nas estritas palavras do renascentista francês, “a soberania é o poder absoluto e perpétuo de uma entidade”.

 

Percebemos então que nenhum indivíduo seja qual for, que anda pelo planeta terra, tem estas características.
Nem mesmo os ditadores, mesmo estes tem seus limites de poder. Então por que liderados reagem mal quando tem suas decisões revistas ou sensuradas e reclamam de falta de autonomia?
No fundo no fundo a razão destas reações é que confundem autonomia com soberania. Uma imaturidade que pode ser corrigida com um Treinamento para Líderes que saiba lidar com esta questão claramente.
Numa organização ninguém tem a soberania, nem o dono do negócio que tem de se curvar perante leis e normas para que o negócio possa existir num determinado ambiente. Soberania numa organização é Utopia para todos que à compõe, até os donos do negócio.

A Questão da Maturidade.

Se um liderado tem sua decisão sensurada pelo seu líder, é por que este, sabendo de determinadas consequências desta decisão e por não ter soberania para endossá-las, quaisquer que sejam, está cumprindo seu papel de líder. Nutrir expectativas de que os líderes devem endossar 100 % de nossas decisões, é falta de maturidade.

O que pode estar acontecendo é que este profissional tem dificuldades de perceber que está exercendo sua autonomia, está tomando decisões, porém suas decisões não são soberanas, pois submetem-se ao escrutínio do sistema no qual está inserido e o elemento do sistema que leva à cabo esta observação, é o líder. Um líder que não faz este escrutínio, não está cumprindo seu papel. O Laissez-faire não funciona, é utópico, um sofisma corporativo. O Treinamento para Líderes já deixou este conceito no passado, faz tempo.
A maturidade do relacionamento líderes/liderados é quem facilita ou dificulta estas reações, geralmente emocionais porquê imaturas ou pouco racionalizadas.
Esta é uma das missões de quem ocupa-se do Treinamento Empresarial direcionado à gestão de pessoas e liderança, darem aos líderes e liderados a real dimensão de seus papeis e auxiliar na construção de relacionamentos maduros o suficiente para a compreensão destas nuances da vida corporativa. As Empresas de Treinamento e Desenvolvimento de Líderes já elaboram bem sobre estes temas, mas esbarram em fortes construções culturais, muitas vezes trazidas da educação familiar e que impactam na construção dos relacionamentos profissionais entre líderes e liderados.

Confundir delegação, autonomia e soberania como parte do mesmo conceito, é uma das distorções comportamentais que mais acontecem nas organizações, as vezes até colaboradores em posição de liderança não tem esta noção tão clara.
Treinar , treinar e treinar. Aprender, aprender e aprender. Estes são os caminhos para, aos poucos, irmos nos livrando de conceitos antigos, muitas vezes frutos de nossa formação cultural ou do próprio Curso de Liderança desatualizado, que trazem mais problemas do que soluções para as organizações. Mas não podemos desistir de treinar e treinar.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br