Liderança e Períodos de Bonança

Curso de Liderança – Lideranças sempre atentas.

A visão, em senso comum, da liderança tem muito de construção ideológica, estereótipos ou mesmo do marketing contemporâneo, o que induz muitos aspirantes á liderança á nutrirem expectativas e estas resultarem em choques com a realidade que, nem sempre deixa líderes fazerem suas escolhas livremente.
Vamos entender melhor esta questão e evoluir com o tema visto no Curso de Liderança.

Lideres, inevitavelmente estão presos à demandas sistêmicas, ou seja do sistema aonde estão inseridos. Quando estes sistemas vivem estágios de equilíbrio dinâmico, líderes podem utilizar-se de criatividade e inovações e, por muitas vezes darem um pouco mais de vazão à rompantes de riscos calculados.
Para um profissional com perfil de liderança, o paraíso. Nestes contextos, que não são utópicos, liderar é algo prazeroso e revitalizador. Esta é exatamente a construção cênica que atraí muitos aspirantes à desejarem posições de liderança nas organizações. E estes estados acontecem mesmo em vários momentos da organização, mas vivemos imersos em sistemas dinâmicos e tudo pode mudar.

Nem sempre líderes estão num céu de brigadeiro ou num oceano azul, geralmente não estão, e em situações exigentes por mudanças e adaptações acabam por ficarem presos, exclusivamente, às urgências do sistema, o que pode limitar a ação da liderança. Quando isto acontece, a resiliência da liderança é um fator fundamental para o reequilíbrio do sistema, ou da organização se preferir.

 

Se num Treinamento para Líderes foi-lhe oferecida a visão do líder realizador, feliz em promover o desenvolvimento humano e organizacional, identificando-se com suas atividades e confiante de melhores dias sempre, não está de todo errado, são mesmo características de muitos líderes, mas nem sempre é assim.
Algumas vezes, e não são tão raras, líderes são os únicos que resolvem crises graves ou situações extremamente difíceis e desgastantes, mesmo nas organizações. Quando isto acontece, lideranças menos preparadas costumam colapsar por falta de resiliência.
Líderes nem sempre fazem o que querem, mas fazem o que é necessário para o sistema ir adiante, mesmo em contradição aos próprios desejos, isto demanda maturidade e resiliência da liderança. O lado bom é que situações extremadas que exigem esforços enormes das lideranças, também passam e a liderança volta à respirar um pouco os tempos de bonança.

É importante que as novas lideranças tenham um estratagema para suas épocas de bonança e este estratagema é a preparação excelente dos times enquanto dura a bonança, por que na tempestade o time e a liderança serão testados. É cíclico e sempre acontece assim e, geralmente, é o que define as lideranças longevas. Sempre trabalhamos em nosso Curso de Liderança, esta proposição dinâmica como lei, intrínseca, da vida e das coisas. Por esta razão, a concepção de sucesso, para as lideranças maduras, deve sempre ser circunstancial, caso o contrário o sucesso será definitivo e este estado de coisas o gênero humano ainda não experimentou em toda a sua história.
Nós, que nos ocupamos do Curso de liderança e Gestão de Pessoas, nos deparamos todos os dias com lideranças que estão em períodos de bonança, mas alertas e preparando-se para novas situações de mudanças e a razão não é o medo do futuro ou receio de relaxamento dos times. A razão é simples assim : Mudanças sempre acontecem, é uma lei, inatacável, da vida. Se há vida, haverão mudanças e lideranças maduras já sabem disto, mesmo em períodos de bonança, apesar de aproveitá-los, estão se preparando para mudanças que sempre virão. Nas organizações é assim que funciona a liderança contemporânea.

Empresas de Treinamento e Desenvolvimento tem um papel fundamental na formação de novas lideranças, ao mesmo tempo que temos de estimulá-los à nutrirem a criatividade, inovação e o desenvolvimento humano como motores de suas lideranças, o que faz da liderança algo desejável, também temos de conscientizá-los que, mesmo a melhor das profissões ou das posições que possamos nos encontrar no ambiente empresarial, também tem seus dias de provas e de durezas.
Nestas situações líderes e times são testados, às vezes até o limite e os que fizeram da época de bonança um clube de férias para o pensamento, para o planejamento, para a atenção ao ambiente e para a preparação dos times, serão os primeiros à sucumbirem às tempestades das mudanças.

Liderança, resiliência e compreensão de como funciona a vida, são irmãs tri-siamesas, uma não vive sem a outra.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br