Curso Liderança e Gestão de Pessoas
Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
TrainerBr no WhatsApp: +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br

Palestra para Empresas

Desumanidade não está nos Fundamentos da Liderança.

Luiz Farias de Freitas

Olá, meu nome é Luiz Farias de Freitas da TrainerBr Treinamentos Corporativos. Ao ler este artigo, você irá entender com clareza como está o estudo e o desenvolvimento da liderança nos dias de hoje. O resultado do questionamento, de experiências muitos boas e das não tão boas, somado ao hábito de não aceitar nada sem reflexão e pesquisa séria em torno do que se propôe é o que me leva a escrever este artigo com o intúito de me comunicar com vocês, agora.

Muito possivelmente, você que nos lê, já realizou algum treinamento, palestra, imersão, ou atividade similar, em torno do tema “Liderança e Desenvolvimento Humano.”

Já deve ter percebido que liderança e desenvolvimento humano, tornaram-se temas contemporâneos de absoluto interesse no ambiente empresarial e social. Quando dizemos empresa, entenda toda e qualquer atividade humana, coletiva e orientada à um objetivo comum e específico.

Deve ter percebido também que, no momento da escolha de qual caminho à seguir, qual treinamento à escolher e qual organização contratar para levar à cabo o seu projeto esbarra numa dificuldade, inescapável, dos nossos tempos : O Excesso de Opções. Quase um interminável mosaico de literaturas, tendências e abordagens diferentes diante do tema.

O interesse do ambiente empresarial gestou esta profusão de idéias, estudos e teorias em torno do fenômeno liderança e a este estado de super oferta de treinamentos, palestras, simpósios, imersões e outros eventos, cujos propósitos são os mesmos : formar e preparar Líderes. Esta profusão de tendências e procura enorme por líderes para todas as finalidades que se possa imaginar foi gestando, ao longo do tempo, nas mentes contemporâneas, a imagem do líder empresarial contemporâneo. Basta uma pequena consulta às literaturas, internet e outros meios de comunicação para se evidenciar a imagem estereotipada do líder, fielmente como reproduzo abaixo :

  • Homem ou mulher brancos (irá encontrar poucos negros e geralmente estarão no plano secundário da imagem, dentre os liderados), magros, bonitos geralmente sorridentes. Se não encontrá-los sorridentes irá encontrá-los num encenamento pensativo, quase filosófico. Geralmente à frente e as coletividades atráz. Ou numa posição altiva de braços cruzados e olhar seguro mirando diretamente nos seus olhos. Não encontrará pessoas obesas, não fazem parte do estereótipo do líder. Não encontrará pessoas feias ou com alguma deficiência, também não fazem parte do estereótipo do líder. Será um achado se encontrar alguma imagem da liderança com algum ornamento ou vestimenta que o leve à associá-lo à algum grupo específico, sejam homossexuais, transexuais, religiosos ou de outra natureza. Homossexuais, transexuais e religiosos não fazem parte do estereótipo do líder. E todos, sempre, sempre associados à posições de status, poder e sucesso financeiro. Se encontrar o contrário do que expusemos serão pontos fora da curva.

O resultado deste estado de coisas é somente um : Uma desumanização presa à estereótipos que não sensibilizam mais as mentes contemporâneas, do que entendemos serem Líderes ou Liderança. Lamentável, mas facilmente perceptível.

Esta desumanização não percebe-se observando-se somente as imagens estereotipadas. É tão profunda que são raríssimas as abordagens que recaiam sobre Moral, Ética, Legitimidade, Valores, Amor, Coletividade, Verdades, Mentiras e outras coisas que somente o relacionamento humano pode construir com alguma profundidade ou bem ou mal. Quando fazem alguma menção, é tão passageira e rasa que, de fato não acrescentam nada ao que já se sabe. São aprendizados de superfície, que no fundo tem sua filosofia orientada para o sucesso individual, gestados para mentes individualistas. Simplesmente não funcionam, não formam líderes de fato. A liderança só existe amparada pelo o sucesso coletivo e colapsa quando o sucesso coletivo não acontece. Resumindo é ofertado o que tem demanda sem nenhum pudor. Ou capacidade de aprofundamento sobre a questão dos relacionamentos, significados, escolhas e outras nuances que constroem o que é humano.

O resultado é um contingente enorme de pessoas e organizações que absorveram estes estereótipos e os passam aos seus semelhantes. De fato, apenas veiculam conceitos estereotipados e desumanizados do líder e da liderança. Se acha que não, olhe você mesmo para os lados. Aonde estão os líderes de fato?

Quem são os líderes na sua casa? Quem são os líderes na sua rua? Quem são os líderes no seu bairro? Quem são os líderes na sua organização? Quem são os líderes na sua cidade? Quem são os líderes no seu país? Não perguntamos aqui quem está no poder ou no comando, mas quem está de fato liderando? Quem são?

O fato é que se estuda muito a Liderança com a visão mecanicista e desumanizada do séc XX e, consequentemente estes conceitos não produzem líderes genuínos, legítimos. Visão mecanicista porquê baseada na aplicação de fórmulas e desumanizada porquê não leva em conta o ser humano, sua diversidade e complexidades, prendendo-se à estereótipos. A era dos líderes estereotipados, quem está fora do estereótipo é para ser liderado, não existe nada tão desumano. O Estudo da Liderança está obsoleto, no formato como está proposto. Não é à toa que Barbara Kellerman escreve um livro icônico cujo nome é “O Fim da Liderança”. A situação em torno do tema é grave. A abordagem clássica perdeu sua conexão com nossos dias e estamos presos à estereótipos e teorias obsoletas.

A Situação é grave, mas o esforço é legítimo.

Não pretendo aqui afirmar que o interesse pelo tema não seja legítimo. Sim é, não temos dúvidas. Nenhum esforço desta envergadura é dispensado à um tema aonde não há o interesse legítimo de todos os envolvidos.

Para se ter uma idéia do esforço em torno do tema, o Primeiro Manual de Liderança, cujo nome no original é “The Bass Handbook of Leadership” cujos autores são Bernard Bass e Ralph Stodgill já identificava em 1974 (ano de sua primeira publicação), 3.000 estudos sobre o tema liderança. Na sua terceira edição (anos 90) já identificava em torno de 7.000 estudos. Em pesquisa sobre o tema, Bárbara Kellerman Professora Universitária de Liderança Pública na James MacGregor Burns e fundadora da Kennedy´s School Center for Public Leadership identificou, em 2012, alguns milhões de títulos relacionados à liderança entre livros, publicações acadêmicas, artigos em revistas especializadas, artigos corporativos, artigos na web e uma série outra de publicações em torno do tema.

Começamos o séc XXI com aproximadamente 15.000 conceitos, definições, explanações técnicas (acadêmicas e corporativas), comportamentais, etimológicas e de outros espectros do que é liderança, divididas em 40 teorias diferentes sob a abordagem de diversos autores diferentes. Foram assim gestadas obras clássicas e vários conceitos diferentes do que é liderança.

Diferentes Obras Clássicas Diferentes Conceitos Clássicos Diferentes Definições Clássicas
O Monge e o Executivo de James C. Hunter Liderança Sistêmica Insights ou Conhecimento Nato
A Essência do Líder de Warren Bennis Liderança Situacional Habilidades
O Desafio de Liderança de Barry Posner e James Kouzes Liderança Transformadora Técnicas
O Gerente Minuto de Keneth Blanchard e Spencer Johnson Liderança Inspiradora Traços de Personalidade
O 8° Hábito. Da Eficácia à Grandeza de Stephen R. Covey * Liderança Meta-sistêmica Comportamentos

* Continuação do lívro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” do mesmo autor.

E uma série de outras de obras, conceitos e definições que não mencionaremos para não nos extendermos demais. De todas estas contribuições, algumas foram importantes, trouxeram luz sobre o tema, mas não o esgotaram. Outras, a maioria, de fato são releituras do que foi exposto anteriormente com modificações, trouxeram algumas novas nuances mas nada, de fato, inovador, nem poderiam, uma das manifestações naturais mais intrínsecas do ser humano demanda tempo para ser compreendida.

O Momento Contemporâneo do Estudo da Liderança.

O momento atual, pelo menos no meio acadêmico que aborda o tema com profundidade e seriedade é o reconhecimento de que a abordagem desumanizada e mecanicista do séc. XX já está obsoleta. O que novas gerações e novos tempos demandam, são líderes de fato, que produzam no ambiente de convivência coletiva uma melhora que possa ser por todos usufruída . Seja sua rua, seu bairro, sua organização, sua cidade ou seu país. E isto não conseguiremos com os velhos estereótipos do sec. XX.

Entram no cenário, então os valores comportamentais como moral, ética, legitimidade etc, já mencionados anteriormente. Se pensarmos profundamente são velhos aspectos da expressão humana que foram desprezadas nas abordagens à liderança do séc XX. Os valores estudados com profundidade, pois quem lidera só pode liderar pessoas e pessoas são seus valores. Sem conhecer e comunicar-se com seus valores elas simplesmente não o escolherão como líder. Você pode ter feito o treinamento que imaginar, sem este relacionamento e seus significados não será líder. Poderá até ter sucesso por outros meios, mas não porquê foi líder. Este é um dos grandes paradigmas da liderança do séc XXI, quando levada à sério.

4 – Manifesto TrainerBr

Este é o nosso trabalho. O que nós somos. E o que oferecemos à sua organização. O curto manifesto abaixo, traduz a natureza de nossas atividades e no que acreditamos.

  1. Somos um organização pequena. Nosso objetivo é a liderança através da excelência, notória qualidade e veracidade na apresentação do conhecimento, ao invés da produção de eventos em escala.
  2. Nosso objetivo e nosso meio de vida é a disseminação de conhecimento e desenvolvimento em torno dos temas : Liderança, Ética, Gestão de Equipes, Desenvolvimento de Equipes e Desenvolvimento Humano.
  3. Formatamos nossas informações e disseminamos este conhecimento levando à cabo a atividade de “Educação Corporativa”, através de Treinamentos e Palestras.
  4. Utilizamos os recursos da conectividade ( Redes Sociais e Internet ) para a disseminação destes mesmos conhecimentos. Procuramos ser disseminadores de conhecimento para a construção da sabedoria coletiva, nas organizações e na sociedade.
  5. Liderança, Ética e Boa Gestão podem ser aprendidos e o resultado, sempre, é o desenvolvimento.
  6. Nosso Marketing não é direcionado à venda de produtos, mas ao interesse legítimo de pessoas e organizações que nos procuram. Não cremos no desenvolvimento sem o interesse legítimo de ambas as partes.
  7. As organizações, ao solicitarem nossos serviços para seus projetos, além de proporcionarem nosso meio de vida, proporcionam também situações de aprendizado, desenvolvimento coletivo em suas próprias organizações e também para a TrainerBr.
  8. Acreditamos que o gênero humano vive seu melhor momento, mesmo com os inúmeros problemas que ainda temos de resolver. Nosso desenvolvimento só será possível através das pessoas, suas diferentes formas de organização e associação e da Liderança Ética, consciente dos desafios e riscos de nosso tempo.
  9. Empreendimentos de Negócios e Relacionamentos, podem ser éticos e lucrativos para todos os que envolvem-se nestes empreendimentos, mas é um aprendizado à ser adquirido e a maturidade à ser alcançada, coletivamente.
  10. Nada é fácil para quem não sabe fazê-lo. Tudo é possível de ser aprendido, desde que os interesses sejam legítimos e as ações pautadas no alinhamento ético.
  11. Proporcionamos às pessoas e organizações o estudo dos fundamentos, dos alicerces da liderança e como desenvolvê-la no ambiente de convívio, seja social ou corporativo.
  12. Acreditamos que o desenvolvimento dos ambientes nos quais vivemos, seja o corporativo, seja o social, enquanto espaço nos quais nós seres humanos nos manifestamos, vivemos e atuamos não se faz possível sem o desenvolvimento e aplicação efetiva de idéias, pensamentos, conhecimento e sabedoria.

Agradecemos todo o tempo que dispensou ao ler nosso artigo.

Abraço, Bons Negócios e conte conosco.

Seja Bem Vindo – Equipe TrainerBr

Fonte desta matéria : TrainerBR

TrainerBr Treinamentos Corporativos

Rua São Francisco Xavier, 101
São Paulo - SP Cep: 04456-030
Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
WhatsApp: +55 11 96590-4955
relacionamento@trainerbr.com.br

Facebook_novo

Matérias – A Nova Fronteira

trainerbr_banner

Conheça a Trainer Br

manifesto
sitemap