Diversidade – Curso de Liderança

Curso de Liderança – Diversidade Cultural.

 

Ser líder num mundo hiper-conectado não é coisa fácil. Quando as lideranças não tinham de lidar com tantos modelos culturais diferentes, a liderança ja não era coisa comum, mas era mais fácil.
O que vemos no Curso de Liderança é que líderes, de hoje, tem de lidar com colaboradores vindos do ambiente cultural global e o ambiente cultural global pode ser qualquer cultura, qualquer forma de lidar-se com o mundo, com problemas, com pessoas, com exigências corporativas, com todas as exigências que a vida nos impõe e que possamos imaginar.

O líder, neste cenário é testado o tempo todo, mas não testado voluntariamente pelos seus liderados, mas testado em sua própria capacidade de inserção e compreensão dos diversos matizes culturais que compõe a organização contemporânea e como fazê-los performar.
Um desafio enorme para Empresas de Treinamento e Desenvolvimento que ocupam-se do Curso de Liderança e do Curso de Gestão de Pessoas.

 

O que vemos, todos os dias, é o esforço empresarial para a descoberta de fórmulas e conceitos que possam levar as organizações a um estado de sintonia com estes diversos matizes culturais diferentes.
Sem esta sintonia, a criatividade, a inovação, a excelência , a confiança e tudo o que é importante para a coletividade, ficam fortemente represados em dificuldades comportamentais, que geram impactos negativos para as organizações.
Daí porquê o treinamento comportamental é a bola da vêz no ambiente do Treinamento para Empresas. É uma tentativa de tornar mútuo, linkar, ligar diferentes modelos culturais através de estímulos comportamentais. São válidos estes esforços e muitas vezes ajudam muito as organizações à lidarem com esta diversidade.

Porém há uma discussão sobre as abordagens comportamentais em torno da profundidade de seus impactos. Determinados valores são tão profundos, nas construções culturais humanas, que talvez exijam outras formas de abordagem. Se observar bem verá que esta discussão é bem antiga, está lá nas raízes do behaviorismo ou comportamentalismo, palavra bem extensa.
Não significa que as abordagens comportamentais sejam inéptas, apenas significa que o ser humano é complexo e a cada dia, descobrimos novas complexidades que podem exigir novas abordagens.
Esta discussão trouxe para o ambiente empresarial outros esforços com novas nuances, sendo a ética um dos matizes mais notados nas abordagens comportamentais e que as empresas procuram desenvolver em seus colaboradores. Tão importante que passam à compor a carta de valores das organizações. Apesar de muitas não saberem muito bem o que é ética, mas já percebem sua importância e as consequências das escolhas éticas ou anti-éticas na vida corporativa.

Esta construção é de toque sensível e demanda tempo, um Curso de Liderança capaz de tocar neste tema é cada vêz mais demandado por empresas que pretendem desenvolver líderes éticos, colaboradores éticos, enfim stake-holders éticos.
O Curso de Gestão de Pessoas já não é mais a gestão técnica, administrativa e numérica de colaboradores, tornou-se algo mais sofisticado, mais humanizado e que prevê a diversidade cultural como vetor de impulso ou freio da organização.
As novas gerações ajudam muito, por nascerem conectadas, serem mais flexíveis e ávidas por conhecimento, tornam-se mais abertas a novas construções culturais, porém trazem também seus problemas colaterais, típicos de sua época, como ansiedades que redundam na baixa resiliência.
Qualquer que seja o caminho para um Curso de Liderança realmente desenvolver líderes para nossa época e para nossa diversidade, já demos um passo importante que é a percepção da ética como fator de aproximação entre pessoas de diversos matizes culturais e as organizações.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br