Liderança e as Negativas da Vida

Curso de Liderança – O que você precisa saber.

O NÃO é uma das coisas que muitos líderes tem dificuldades quando vem de seus liderados, ainda nos dias de hoje.

No Treinamento para Líderes vemos que esta dificuldade pode ter 2 origens distintas : Emocional ou Cultural.

Quando emocional, geralmente tem origem na formação do caráter, na educação ou no convívio familiar. Sempre é difícil detectarmos esta origem sem a ajuda de um profissional capacitado para tal, como um psicólogo por exemplo.
Quando é cultural não acontece sem dar sinais claros aos observadores mais atentos.
E parte desta dificuldade está enraizada numa construção cultural distorcida que se tem dos líderes. Vamos entender um pouco melhor esta questão. Líderes, normalmente, são pessoas que tem de lidar com mudanças de todas as naturezas, comportamentais, tecnológicas, procedimentos, cenários etc… Esta é uma constatação do papel das lideranças em qualquer sistema aonde estejam inseridas, mudanças.
Muito bem somos assediados constantemente com uma imagem da liderança firme, convicta, com uma certa arrogância e, principalmente no comando. Esta imagem está icônicamente traduzida em nossos modelos culturais, basta ver a imagem de campanhas publicitárias de empresas de treinamento e Desenvolvimento de Liderança que verá o que se traduz abaixo :

  • Indivíduo com olhar firme, diretamente nos seus olhos.
  • Braços cruzados, numa posição de segurança pessoal, uma quase arrogância.
  • Olhar altivo e que transmite auto-confiança.
  • Quando acompanhado do time, claro o líder na frente e time atrás, evidenciando quem está no comando.
  • Bem sucedido. O Sucesso é seu companheiro.

 

Agora imagine um indivíduo culturalmente formatado num ambiente que traduz estas posturas como sendo a fiel tradução de seus valores? Quase uma leitura do PNL.
O que, quem pensa e nutre esta construção imaginária, não percebe é que existe uma distância enorme entre o que se imagina e se vende como o ideal e o que a realidade proporciona de fato, no que se refere às condutas humanas.
Agora imagine para este indivíduo o que é receber um NÃO? O tamanho da desaprovação que irá pairar sobre toda a construção cultural que o próprio líder tem de si mesmo? Uma construção cultural exacerbada pelo marketing do Treinamento Empresarial e pelas próprias organizações que pretendem líderes nos seus quadros, ao longo dos anos.

Muito bem, claro que há um certo exagero na exortação acima, mas o mecanismo é exatamente este mesmo. O líder formado neste ambiente cultural, tem uma enorme expectativa por aprovação, sempre, o tempo todo e inconscientemente. Caso contrário poderá achar-se ou julgar-se numa posição inferior ou frágil.
Quando acontecem mudanças que submetem os líderes à situações inéditas, inesperadas ou que não estão habilitados á lidarem, os líderes que prepararam os seus times constantemente prevendo mudanças, tem aonde se apoiar e ouvirá uma série de NÃOS ás idéias e ações que poderá adotar diante de uma situação nova, inédita e fora de seu espectro. Neste momento o líder capaz será um aprendiz, como outro qualquer de seu grupo, e de NÃO em NÃO construirá seus acertos, orientado pelo seu time que cuidou de preparar para tais posturas colaborativas. O State of The Art da Liderança, ainda uma raridade.

Quando líderes que não prepararam seus times para mudanças, encontram-se diante destas situações não possuem pontos de apoio e se fragilizam por não saberem apontar para grupo o que fazer neste novo cenário. Nem o grupo sabe o que fazer e nem o líder. Resultado = Colapso.
Neste momento, o líder vai para a base da pirâmide de Maslow e passa à cuidar de sua própria segurança, sua necessidade primária diante da situação. Neste momento, qualquer NÃO será um enorme problema para um líder já fragilizado e culturalmente formatado somente para aprovações. Neste ambiente é muito comum o líder ser o vetor dos conflitos, mesmo que não o perceba.

O que desenhamos acima não é um comportamento intrínseco, mas ainda uma reação muito comum e facilmente observável quando se ministra um Curso de Liderança.
Há como se evitar esta armadilha cultural, uma delas é a consciência de que situações inéditas, mudanças inesperadas resultam sempre em desaprovações para quem as vivencia e procurar lidar com estas, assumidamente, como aprendiz não é nenhum demérito, ao contrário, é sinal de desenvolvimento. Não há como submeter-se à aprendizados sem desaprovações, seria vidência e líderes não são videntes.
Este é um dos espectros mais difíceis para as lideranças compreenderem, no Curso de Gestão de Pessoas, quando tratamos da gestão de conflitos, há um enorme obstáculo à ser superado quando o vetor dos conflitos é a insegurança de quem está na posição de liderança. Um time inseguro, despreparado e com uma liderança insegura só resulta em conflitos.
A única saída para líderes que, em algum momento de sua vida profissional se verão numa posição aonde estarão inseguros, e tenha certeza que acontecerá, é apoiarem-se em times muito bem preparados para mudanças e que eles mesmo prepararam. Nesta situação, cada NÃO, cada erro ou cada desaprovação será um aprendizado específico e a insegurança ficará cada vêz mais distante.

É uma questão de maturidade.

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br