Relevância – Curso de Liderança

Curso de Liderança – Relevância, o que você precisa saber.

 

O tema desta publicação é : Relevância.
Quando, no Curso de Liderança, deliberamos sobre o que é relevância, podemos esbarrar na construção cultural da relevância hierárquica. O que resulta na percepção de que determinados colaboradores são mais relevantes que outros em função da hierarquia. Isto pode ou não ser verdade dependendo de quais cenários estamos avaliando, mas no Curso de Liderança não tratamos da relevância sob a ótica da análise hierárquica, mas sim da relevância que o colaborador tem para a organização. Vamos entender melhor.

O cargo de gerência, é um cargo bastante relevante na estrutura hierárquica da organização. Pois este cargo possibilita que o colaborador que o ocupa, tome decisões que podem ter impactos importantes. Esta á a análise hierárquica. Se o colaborador que ocupa esta posição, for um indivíduo que não agrega à organização, ou que não consegue tomar as decisões que tenham impacto positivo para todo o ambiente que o cerca, acaba sendo um colaborador de pouca relevância.

Um colaborador de pouca relevância que ocupa um cargo relevante.

 

Se analisar bem as 2 situações, perceberá que a relevância está mais conectada com os impactos da ações do que com a hierarquia. Isto redunda que um colaborador que está numa posição hierárquica que não seja considerada de relevância (sob a análise somente da posição hierárquica) pode ter tomadas de decisão bastante relevantes para a organização (sob a análise de seus impactos).
Para resumir, a relevância não está na cadeira que se ocupa, mas sim no impacto da ação de quem à toma, seja a posição hierárquica qual for.
Este é o conceito de relevância que elaboramos no Curso de Liderança. A abordagem segue a mesma linha conceitual também no Curso de Gestão de Pessoas ou no Treinamento para Líderes.

Muito bem, nossos Cursos in Company seguem a mesma linha conceitual quando tratamos da questão da relevância dos colaboradores nos sistemas aonde estão inseridos. Mostra que o esforço empresarial dos dias de hoje pode ser traduzido numa ação para que colaboradores assumam mais suas próprias relevâncias na empresa, o que é traduzido como Empowerment.

Se observar, verá que o Desenvolvimento da Liderança é sempre suportado pela relevância das ações do líder e não, necessariamente, na posição hierárquica que ocupa. No Treinamento para Empresas, a tônica das abordagens e desenvolvimento temático, quando o assunto é relevância segue a mesma construção.

Esperamos ter esclarecido o conceito empresarial contemporâneo da relevância para todos os que nos escreveram sobre o tema

 


TrainerBr

Suporte Trainer Br : +55 11 5613-6515
Mobile : +55 11 96590-4955
E-mail : relacionamento@trainerbr.com.br